sorvete – dia 23 de setembro é comemorado uma das sobremesas mais gostosa

Cidade

 

Todo dia é dia de sorvete para o dedicado Francisco Santana, mestre sorveteiro, consultor e responsável pela abertura no Brasil e mundo afora de inúmeras sorveterias e ainda, idealizador da Escola Sorvete, inaugurada há 3 anos para profissionalizar pessoas com interessa nesta área.

Comemorar o dia é uma forma de incentivar o consumo e chamar atenção para um dos produtos que na Europa é consumido o ano inteiro, independentemente da estação do ano.  Francisco Santana, especialista no assunto, comenta que o brasileiro associou o consumo de sorvete ao calor, deixando de aproveitar as delícias e as propriedades nutritivas. “Alemães e finlandeses, por exemplo, consomem sorvete o ano todo, diz Santana.

Motivos para comemorar o Dia do Sorvete o mestre Francisco tem. O mercado de sorvetes está entre os mais lucrativos da indústria alimentícia e nos últimos anos o mercado global cresceu, principalmente em países como a China, Brasil e outros mercados emergentes que respondem por cerca de 2/5 da produção. O Brasil ainda pode avançar nesse potencial, se pensarmos que na Suíça, o consumo per capita é de 14,4 litros/ano, enquanto que, no Brasil é de apenas 4,7 litros/ano e ainda, o consumo concentrado no verão.

Benefícios do sorvete – o chefe sorveteiro como gosta de ser chamado, é ainda o embaixador de sorvetes da marca belga Callebaut, e fala o seguinte: “É um alimento refrescante em qualquer estação e contém vitaminas, minerais e cálcio. Nós ainda temos a vantagem de contar com sorvetes de frutas 100% naturais. Além disso, temos outras matérias primas benéficas a saúde como as castanhas nativas, indicadas diariamente no consumo de alimentação saúdavel. É minha missão ampliar o conhecimento e acesso à informação desse produto, porque acredito que compartilhando esses ingredientes, números de mercado, rentabilidade, elaborando esses cursos, ajudara realmente a saber o que é o sorvete na vida das pessoas, no mercado financeiro. Por isso, ampliamos a infra-estrutura de nossa Escola Sorvete, onde além de formar profissionais capacitados, hoje temos aulas mais simples de um dia que ensina o leigo a fazer uma receita nutritiva e que pode usufruir em sua saúde.

 

Verão neste segundo semestre – Com a crise, cada vez mais as pessoas estão em busca de próprios negócios e para isso é preciso inovar, ter um diferencial, explorar nichos e tudo ao modo regional. Fazer sorvetes para diabéticos, veganos, e outros públicos, pode abrir novas frentes de consumo e gerar bons lucros, ele aconselha. “Nesse setor, existem sorveterias e as chamadas “gelaterias”, que no fundo é a mesma coisa, só que uma vem com um marketing italiano que diz apostar em produtos artesanais, mas o que se vê no mercado é outro coisa, pois se utilizam de produtos pré-prontos e técnicas de produção rápida”, comenta o consultor Francisco Santana.

 

Momento Ideal para Abertura Novo Negócio – o momento ideal para quem quer gerir sua própria empresa é quando a economia demonstra o porque o consumo de sorvetes no Brasil cresceu em dez anos 80% e tende a ganhar novos componentes tecnológicos e novos consumidores. “Mesmo com a crise, as sorveterias estão em expansão e por isso, temos vários casos em nossa escola de pessoas que foram em busca do sonho e se deram muito bem”.

Sobre Francisco Santana

Formou-se em Gastronomia no ICIF do Rio Grande do Sul, especializou-se nas conceituadas Escuela de Pasteleros Mausi Sebess, em Buenos Aires, e na Escuela Universitaria de Hotelaría y Turismo de Sant Pol de Mar, na Espanha. Com bolsa de estudos na École Nationale Supérieure de la Pâtisserie, na França, adquiriu o Certificat d’Aptitude Professionnelle (CAP) e tornou-se o primeiro assistente estrangeiro da Instituição.

A partir de então, ministrou aulas na renomada Carpigiani University em Bologna, na Itália, e não parou mais. Campeão Latino-Americano de Confeitaria de 2012, até hoje o mestre sorveteiro desenvolve produtos e realiza cursos e consultorias em fábricas de sorvetes em diversos países, como Alemanha, França, Espanha, Grécia, Turquia, México, Colômbia e Panamá, entre outros.

 

Escola Sorvete

Endereço: Rua Iperoig, 56 – Sumaré – São Paulo

Telefone (11) 3862-1698

www.escolasorvete.com.br

Facebook: escolasorvete // Instagram: @escolasorvete

Comente sobre esta matéria ;)