shows juninos no Itaú Cultural
Tem shows juninos no Itaú Cultural:Arraiá da Sanfoneira com a acordeonista Lívia Mattos e Forró & xodó de Anastácia
Lívia Mattos realiza duas apresentações distintas, na primeira, faz um show autoral, baseado no último trabalho, o disco Apneia. Na segunda, anima o público com o Arraiá da Sanfoneira, em que revive clássicos de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Trio Nordestino, Marinês, João do Vale, Jackson do Pandeiro entre outros. Anastácia relembra sucessos da carreira ao lado de Daniel Gonzaga e Maria Alcina
No clima das festas juninas, Lívia Mattos, acordeonista, cantautora e circense, e Anastácia, autora de clássicos como Só quero um xodó e Contrato de separação, fazem uma série de shows no Itaú Cultural. A primeira se apresenta nos dias 22 e 23 – quinta-feira e sexta-feira, às 20h – e a segunda em 24 e 25 – sábado, às 20h, e domingo, às 19h. Os espetáculos são acompanhados por traduções simultâneas em libras. Os ingressos já podem ser reservados gratuitamente pela plataforma INTI.
A soteropolitana Lívia Mattos faz dois shows distintos na Sala Itaú Cultural. No primeiro, quinta-feira, ela apresenta ao público Apneia, de 2022 e seu mais recente trabalho. Híbrido entre canções e instrumentais, o disco parte de uma composição homônima – premiada pelo Festival da Canção, em 2020 – e conta com diversas participações, como Ná Ozzetti, Armandinho, Carlos Malta, Ceumar, Marcos Suzano, Alessandra Leão, Mu Mbana, da Guiné Bissau, Irene Atienza, da Espanha, e Yasmine El Baramawy, do Egito. No show no IC, ela traz no repertório Apneia, La Clavícula, Tuk Tuk, Vinha da Ida, Deixa Passar, Coração é um Músculo, Vai Sucumbir, Insular, Galego e Caucaia.
Na segunda apresentação, no dia seguinte, ela faz oArraiá da Sanfoneira exalando a magia das festas de São João em canções de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Trio Nordestino, Marinês, João do Vale, Jackson do Pandeiro entre outros. Estarão com ela Tomás Oliveira, no piano de taças, serrote e contrabanjo; Jefferson Babu, na tuba e trombone;Aline Gonçalves, no clarinete, clarone e pífano, eRafael dos Santos, na bateria e spdx.
Lívia lançou seu primeiro álbum autoral, Vinha da Ida, em 2017, com arranjos ousados, letras inventivas e fusões incomuns de raízes brasileiras e ritmos além da fronteira. Como instrumentista, integrou a banda de Chico César por oito anos; foi solista convidada da Orquestra Sinfônica da Bahia e participou de shows e gravações de trabalhos de Rosa Passos, Badi Assad, Ceumar, Johnny Hooker, Alessandra Leão e Gero Camilo, entre outros nomes.
Forró
Por sua vez, Anastácia apresenta o show Forró & xodó, cujo repertório costura os seus mais de 60 anos de carreira, além de trazer canções de seu mais recente disco, Anastácia 80 – lado A, de 2020. Em cada uma das sessões no Itaú Cultural, a cantora recebe um convidado: no dia 24, Daniel Gonzaga, cantor, compositor e instrumentista, filho de Gonzaguinha e neto de Luiz Gonzaga; no dia seguinte, a cantora Maria Alcina, autora do sucesso Fio Maravilha.
A rainha do forró, como Anastácia é popularmente chamada, apresenta um repertório misto, que resgata grandes sucessos do gênero e composições próprias, em grande parte feitas com seu maior parceiro de carreira, Dominguinhos. Integram os shows: Asa Branca e Assum Preto, ambas de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, Doce Cachaça, de Anastácia com Zeca Baleiro, Olha pro Céu, de Luiz Gonzaga e José Fernandes, Sabiá, de Luiz Gonzaga e Zé Dantas, e as composições que fez Dominguinhos, Contrato de Separação, De Amor Eu Morrerei, Desilusão, Eu Me Lembro, Eu Só Quero Um Xodó, Eu Vi Sim, Forró Tema, O Sertão Te Espera, Sanfona Sentida, São João Bonito, Saudade Matadeira, Sucesso de Zefinha e Tenho Sede.
Com Daniel Gonzaga, ela ainda apresenta a canção inédita Chamego Chamegado, composta em parceria com ele, Doidinho, Doidinho e Tempo de Voltar, ambas escritas com Dominguinhos. Com Maria Alcina, entram em cena Concurso de Bicho, da própria Anastácia; Paraíba, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira; Prenda o Tadeu, de Clemilda e Antonio Sima; e Xamego, de Luiz Gonzaga e Miguel Lima. No palco, estarão com ela Daniel Gonzaga, no baixo e backing-vocal, Pablo Moura, na sanfona e backing-vocal, Flavinho Lima, no triângulo e backing-vocal, Digo Ferreira, no cavaquinho, e China Cunha, na zabumba.
De nome Lucinete Ferreira, Anastácia nasceu no Recife. Foi esposa de Dominguinhos (1942–2013), seu principal parceiro na carreira musical e com ele escreveu mais de 250 canções. Foi ainda indicada ao Grammy, na categoria álbum de música de raízes em língua portuguesa, em 2018, pelo álbum Daquele Jeito, que tem duetos especiais com artistas como Raimundo Fagner, Fafá de Belém, Alcione e Zeca Baleiro.
SERVIÇO:
Lívia Mattos
Dias 22 e 23 de junho
Quinta-feira e sexta-feira, às 20h
Sala Itaú Cultural
Ingressos:
Capacidade: 224 lugares
Entrada gratuita
Classificação: livre

Anastácia
Dias 24 e 25 de junho
Sábado, às 20h, e domingo, às 19h
Sala Itaú Cultural
Ingressos: https://itauculturaleventos.byinti.com/#/ticket/futureEvent/anastacianasalaitaucultural
Capacidade: 224 lugares
Entrada gratuita
Classificação: livre
PROTOCOLOS:
– É necessário apresentar o QR Code do ingresso na entrada da atividade até 10 minutos antes do seu início. Após este horário, o ingresso não será mais válido.
– A bilheteria presencial abre uma hora antes do evento começar.
– Devolução de ingresso:
Em caso de imprevistos ou impossibilidade de comparecimento à programação para a qual reservou o ingresso, solicite o cancelamento deste pelo e-mail[email protected] até duas horas antes do início do evento, para permitir que o ingresso seja utilizado por outras pessoas.
– Programação sujeita a cancelamento:
O Itaú Cultural informa que sua programação, virtual ou presencial, poderá ser cancelada em caso de contaminação por Covid-19 de qualquer artista envolvido. Nesse caso, os ingressos adquiridos perdem a validade. O público que reservou o ingresso será notificado por e-mail. Um eventual reagendamento da programação ficará a exclusivo critério do IC, de acordo com a disponibilidade de agenda, sem preferência para quem adquiriu os ingressos anteriormente.
Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, próximo à estação Brigadeiro do metrô
Terça a sábado, das 11h às 20h
Domingos e feriados, das 11h às 19h
Informações: pelo telefone (11) 2168.1777 e wapp (11) 9 6383 1663
E-mail: [email protected]
Acesso para pessoas com deficiência física
Estacionamento: entrada pela Rua Leôncio de Carvalho, 108.
Com manobrista e seguro, gratuito para bicicletas.