1

Sesc Digital oferece curso gratuito de produção de podcasts

Descubra como criar podcasts de qualidade com o jornalista Tiago Rogero, criador e coordenador do projeto Querino. O curso aborda todas as etapas, desde a concepção até a publicação, com técnicas de produção, gravação, roteiro e mais

O que é necessário para produzir um podcast de qualidade? Quais as ferramentas, os equipamentos e as estratégias vitais para criar um programa ou para equiparar tecnicamente o seu podcast (caso já tenha um) com o que de melhor existe na “podosfera” brasileira? 

A partir do dia 27 de junho, o Sesc Digital oferece em sua plataforma o curso “Como Criar Podcasts”, online e gratuito, destinado a qualquer pessoa interessada em produzir podcasts, seja iniciante ou com experiência, que deseja aprender novas técnicas e aprimorar suas habilidades.

Em seis vídeoaulas, o jornalista Tiago Rogero, criador e coordenador do projeto Querino, aborda todas as etapas de um programa, desde a concepção até a publicação: melhores práticas de produção e gravação, construção de roteiro e locução e também noções de edição, divulgação e formas de financiamento. 

Acesse em ead.sesc.digital

Para quem é este curso?

Pessoas interessadas em fazer podcasts ou em entender a dinâmica de como esse tipo de programa é feito. No caso de quem quer fazer podcasts, o curso vale tanto para quem está querendo criar um novo programa “do zero” quanto para quem já possui um e deseja aprender novas técnicas. O conteúdo foi pensado tanto para um público totalmente novo à mídia quanto para quem já deu seus primeiros ou muitos passos nas produções em áudio, de modo que toda videoaula tentará trazer um equilíbrio entre informações introdutórias e aprofundadas. O curso é assíncrono e autoguiado, sem limite de inscrições, e não oferece certificado de conclusão.

Um pouco sobre o conteúdo 

Videoaula 01: Nesta aula, além da apresentação do professor e do curso, você verá um panorama da atual produção e o interesse por podcasts no Brasil e no mundo. Conhecerá dados de pesquisas de audiência, com informações sobre o perfil dos ouvintes e seus hábitos de consumo, e ouvirá uma descrição detalhada dos tipos de podcasts que existem no mercado brasileiro e dos elementos que os diferenciam.

Videoaula 02: Nesta aula, além de conhecer as principais formas de financiar a produção de podcasts, você fará o primeiro mergulho na parte prática: entenderá por que é vital pesquisar e estabelecer o perfil da audiência que você quer alcançar; a importância dos primeiros 60 segundos em cada episódio e como a escolha da trilha de abertura e de encerramento pode interferir na relação entre o programa e os ouvintes.

Videoaula 03: Nesta aula, focada no uso de trilhas sonoras em podcasts, você conhecerá algumas importantes regras para se precaver e evitar quaisquer problemas relacionados a direitos autorais; aprenderá onde encontrar músicas, gratuitas ou não; receberá dicas de como e em que momento usar cada uma delas durante seu programa e de como maximizar esse uso, de modo que nenhuma composição soe repetitiva ou fora de lugar. 

Videoaula 04: Nesta aula, você aprenderá sobre mais uma das partes que tradicionalmente compõem um podcast: as “cenas” ou “paisagens sonoras”, importantíssimas para transportar o ouvinte para dentro da história que você está contando. E também ouvirá dicas de técnicas de gravação, à distância e presencial, usando equipamentos diversos — inclusive o telefone celular — e em distintos ambientes, do estúdio à própria casa.

Videoaula 05: Nesta aula, você receberá dicas de texto para a construção do roteiro do seu podcast: desde a estruturação até instruções sobre a própria forma de escrever. E também ouvirá orientações para o momento de gravação da locução, seja na sua voz ou, se for o caso, na de alguma outra pessoa que for fazer a apresentação do programa. Por fim, conhecerá alguns passos importantes a serem dados antes do lançamento de um novo podcast.

Videoaula 06: Na última videoaula do curso, você aprenderá noções de edição, como softwares, formas de organização do trabalho e algumas importantes decisões que podem ou não ser tomadas durante o processo. Saberá como publicar seu episódio e torná-lo disponível em todos os tocadores de áudio e ouvirá dicas de divulgação para que o conteúdo possa circular por aí o máximo possível. Por fim, as dicas finais de encerramento.

Comente sobre esta matéria ;)