Sabesp alerta: banho deve ser consciente, mas nada de ficar sem

Cidade Saúde

Veja dicas de uso racional da água no banheiro

Alguns participantes do Big Brother Brasil 21 andaram bombando nas redes por uma característica inusitada: não tomam banho todos os dias. A Sabesp alerta: o banho deve ser consciente, para não desperdiçar água, mas nada de ficar sem (viu, Fiuk? viu, Pokah? viu, Arthur?).

Veja como usar a água de forma consciente na hora do banho ou no banheiro, como ao fazer a barba e escovar os dentes. E, também, o quanto de economia é gerada. Vamos aos exemplos.

Se uma pessoa toma banho de 15 minutos, o gasto dela será de 240 litros (apartamento). Se o banho for de no máximo 5 minutos, mantendo o registro fechado ao se ensaboar, a economia é de 90 litros (casa) e 162 litros (apartamento).

Na hora de acionar a válvula de descarga, não aperte mais tempo que o necessário. O gasto é de 10 a 14 litros de água em 6 segundos (lembrando que vaso sanitário não é lixeira; evite entupimentos e vazamentos nos canos).

Outros pontos são o momento de escovar os dentes ou fazer a barba. Mantenha a torneira fechada enquanto higieniza os dentes. Com isso, a economia gerada é de 11,5 litros (casa) e 79 litros (apartamento). Já na hora de se barbear, se isso for feito em 5 minutos com a torneira ligada, o gasto é de 12 litros de água. Com a economia sendo aplicada, o consumo cai para 2 a 3 litros de água.

Ao sair do banheiro, não esquecer de verificar se a torneira está bem fechada, pois uma torneira gotejando desperdiça 40 litros/dia. Já com um filete de água correndo, o desperdício é de 130 litros/dia.

Comente sobre esta matéria ;)