1

Rota “Origens do Café” remonta importância do café

Rota “Origens do Café” remonta importância do café por meio de obras icônicas da Pinacoteca de SP

Com audioguia exclusivo, visitante é conduzido por obras do acervo do museu, que incluem telas de Tarsila do Amaral, Almeida Junior e Lasar Segall 

A rota expositiva “Origens do Café” está em cartaz na Pinacoteca de São Paulo. Composto por 12 obras icônicas do acervo permanente do museu, o roteiro tem o objetivo de remontar a importância histórica do café para a cidade e o país. A iniciativa é um oferecimento de Nescafé Origens do Brasil, linha brasileira e sustentável da maior marca de café do mundo, Nescafé, que também é patrocinadora da Pinacoteca.

Por meio de trabalhos de artistas que vão desde o século 19 até os dias atuais, entre diferentes suportes e linguagens, a ideia é guiar a mente e os sentidos dos visitantes em um diálogo entre a história da arte brasileira e a presença do café, seja ele fruto, seja bebida, na cultura nacional. Fazem parte da rota telas de Tarsila do Amaral, Almeida Junior e Lasar Segall.  

O percurso é detalhado em um cuidadoso audioguia exclusivo, disponível gratuitamente, por QR-code, logo na entrada da Pina Luz, para que a compreensão seja elaborada da maneira mais profunda possível. Com trilha sob medida para cada época retratada obra a obra, de ritmos mais clássicos ao choro, embalado por cello, piano, violão, bandolim, pandeiro e viola caipira, o texto curatorial é assinado por Yuri Quevedo, curador da Pinacoteca e criador do audioguia.   

A rota “Origens do Café” está em cartaz até novembro de 2024 na Pinacoteca Luz, localizada na Praça da Luz, e tem duração aproximada de 40 minutos. 

SERVIÇO  

“Origens do Café” na Pinacoteca Luz 

Endereço: Praça da Luz, 2 

Horários: de quarta a segunda, das 10h às 18h (entrada até as 17h); quintas-feiras com horário estendido B3 na Pina Luz, das 10h às 20h (gratuito a partir das 18h) 

Ingresso: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia-entrada) – ingresso único com acesso aos três edifícios, válido somente para o dia marcado no ingresso; gratuito aos sábados 

Curadoria: Yuri Quevedo 

Em cartaz até novembro de 2024

Comente sobre esta matéria ;)