Redobre os cuidados com a limpeza da casa e atenção com bebês que engatinham

Coronavírus Saúde

Limpeza nunca é demais e em tempos de pandemia por Covid-19 é preciso redobrar os cuidados. A orientação do pneumologista Pedro Compasso, médico no Super Dr. Saúde Integrada em Ponta Grossa (PR), é que as pessoas limpem diariamente as suas casas e utilizem produtos de limpeza liberados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ou o hipoclorito de sódio (água sanitária).  “A limpeza precisa ser mais intensa”, afirma.

O médico destaca que em uma casa onde o chão está desinfetado as mães não precisam ter medo de deixar os bebês engatinharem. “É importante não usar dentro de casa o mesmo sapato que se usou na rua e manter o chão desinfetado com água sanitária. Se isto for feito, entendemos que a casa está limpa e é o local seguro para o bebê estar”, alerta.

O álcool em gel também deve ser usado para desinfetar as mãos e objetos variados como maçanetas de portas e peças internas do veículo (cinto de segurança, marcha, entre outros onde existe o contato).

No caso de transporte de pessoas com sintomas de gripe a orientação é transitar com os vidros abertos. “Além das janelas abertas é preciso usar máscaras principalmente em quem está com sintomas e apresenta tosse e espirros”, explica.

Outra recomendação neste momento de pandemia é para os homens, adeptos de barbas. “As barbas muito compridas são superfície de contaminação, cada fio da barba possui maior chance de reter estruturas que possam conter misturas da cápsula do vírus, além disto o uso de máscaras estaria prejudicado, pois a barba muito longa impediria o uso correto”, observa.

Comente sobre esta matéria ;)