Quatro dicas para o ensino à distância render ao máximo

Cidade

Organização e intensidade ao estudar são algumas delas. Professor de Redação e Linguagens da startup, Eduardo Valladares pontua como o estudante pode extrair todos os benefícios do chamado EAD

Enquanto os laboratórios do mundo todo correm para criar uma vacina para o Coronavírus, muitas incertezas ainda persistem em setores fundamentais de cada país. O da educação é um deles. Algumas cidades brasileiras já retomaram as aulas presenciais, seguindo as medidas de segurança, e outros seguem receosos e estudando maneiras de retornar às atividades no modelo pré-pandemia. Porém, se ainda não sabemos ao certo quando e como a educação prosseguirá o seu ensino presencial, algo já é certo: a educação digital mostrou as suas qualidades e ajudou milhões de estudantes ao redor do planeta a seguirem se educando.

Pensando em ajudar os alunos a terem o máximo de rendimento possível no EAD (ensino à distância), Eduardo Valladares, Professor de Redação, Linguagens e Técnicas de Aprendizagem do Descomplica e há 22 anos atuando no cenário de educação, dá dicas de como o estudante do ensino digital pode extrair o máximo dos recursos disponíveis. Como um dos criadores do Guia do Estudo Perfeito, uma das referências da edtech para auxiliar os alunos em suas aulas na plataforma, ele ressalta que algumas habilidades adquiridas durante o EAD vêm sendo procuradas por recrutadores no mercado de trabalho. A seguir, Valladares lista quatro caminhos para a educação à distância ter o máximo da eficácia.

O EAD como o futuro do mercado de trabalho

O ensino digital exige habilidades do aluno que vêm sendo cobradas pelos chamados “empregos do futuro” e o mercado de trabalho como um todo. “O Linkedin listou as cinco qualidades que têm chamado a atenção de recrutadores. E elas são habilidades que podem ser extraídas do ensino digital. São elas: criatividade, adaptabilidade, colaboração, gestão do tempo e persuasão”, conta Valladares. “O EAD permite o desenvolvimento destas qualidades justamente por ser um modelo de educação que exige ao aluno sair de sua zona de conforto e explorar novas possiblidades dentro do ensino. Por isso acreditamos nele como uma preparação para os desafios que os estudantes terão ao iniciarem suas carreiras”, aponta.

Quem sabe estuda menos e aprende mais

“Isso não significa que os estudantes devem se dedicar menos. Significa apenas que os mais organizados conseguem dividir seu tempo bem e de forma que ele renda mais”, diz o Professor.

Fazendo uma comparação aos grandes atletas, que precisam se preparar para os campeonatos que disputam e devem seguir uma rotina bem determinada, Valladares fala da importância que a organização tem para não sobrecarregar aos alunos e permitir que eles extraiam a sua maior produtividade na aprendizagem. “Todo estudante é um atleta e dele se exige treino, estratégia e performance para a obtenção do melhor resultado”.

“É preciso ter em mente a importância de estabelecer com antecipação o conteúdo do estudo. O que eu vou estudar hoje? E amanhã? Ao dividir bem os temas, o estudante evita ficar sobrecarregado e consegue aprender com mais tranquilidade, um pouco por dia”, comenta o Professor do Descomplica .

Seja intenso ao estudar

O ensino digital é repleto de possibilidades e cabe ao aluno explorá-las. Perguntas pelo chat, interações com os colegas e professores, além da oportunidade de utilizar vídeos, exercícios online, testes digitais e outros benefícios que ajudam na hora de estudar são importantes aliados no ensino cotidiano.

“E com tantas possibilidades, o nosso conselho aos alunos é que eles sejam intensos ao estudar. E isso não significa estudar seis horas seguidas. Ser intenso é se envolver no debate da aula e aproveitar para usar os recursos disponíveis”, diz Valladares.

A disciplina traz a liberdade

Quando o estudante tem capacidade organizacional e consegue seguir todas as metas que estabelece para si mesmo, a aprendizagem tende a ser mais eficiente. “Por isso gosto de dizer que a disciplina traz liberdade: quando o estudante descobre o seu melhor método de estudo – quantas horas e o melhor local para assistir às aulas, por exemplo – o estudo passa a ser algo muito mais leve e efetivo”.

Comente sobre esta matéria ;)