Principais infrações de trânsito no final do ano
Com o final do ano e o verão se aproximando, as estradas tendem a ficar mais movimentadas. Consequentemente, as infrações de trânsito e até os acidentes aumentam, causando transtornos, penalidades e prejudicando as viagens.
Por isso, é essencial tomar alguns cuidados, se prevenir para evitar as infrações na estrada e garantir a segurança de todos os passageiros.
Principais infrações no final do ano
Entre as infrações, algumas tornam-se mais comuns nas férias do final do ano. Além de multas com alto valor e perda de pontos na carteira, algumas podem causar até mesmo a suspensão do direito de dirigir.
De acordo com Guilherme Jacobi, advogado especialista em trânsito e fundador da Advocacia Jacobi, as infrações com mais índices de registro pelos órgãos fiscalizadores são: as elencadas na Lei Seca (art. 165; 165 a); excesso de velocidade; ultrapassagens indevidas; não utilização do cinto de segurança; transporte de criança sem cadeirinha; condução de motocicleta sem capacete; falta de licenciamento do veículo; ausência de equipamentos de segurança e avanço do sinal vermelho.
Maneiras de evitar as infrações de trânsito
A melhor forma de evitar as penalizações e infrações é conduzir o veículo de maneira prudente e estar atento à sinalização e às práticas que são proibidas no trânsito.
Jacobi exemplifica que infrações de excesso de velocidade só serão aplicadas com o desrespeito aos limites previstos em determinada via ou estrada. “Assim como infrações de manuseamento de celular serão evitadas com a não utilização do aparelho enquanto conduz o veículo. Lembrando que qualquer distração pode ser fatal”, afirma o advogado.
Quais cuidados devem ser tomados antes de pegar a estrada para viajar?
Vários cuidados são necessários antes de viajar, como: revisão do veículo, verificação dos faróis, sistemas de freios, bateria, limpadores de vidros, entre outros. Revisões em oficinas mecânicas e elétricas também diminuem riscos de panes indesejadas.
Planejar a viagem com atenção aos limites de velocidade e sempre verificar a segurança pessoal e a dos passageiros é extremamente importante. Dessa forma, evita-se complicações e salva vidas.
Voltei de férias e recebi uma multa. E agora?
Ao receber uma multa, uma opção é recorrer através do processo administrativo de autuação, popularmente chamado de recurso de multa.
De acordo com o advogado, esse processo tem três etapas defensivas: defesa prévia/ indicação de condutor; recurso à Jari, onde poderá incluir as teses que acredita serem plausíveis ao caso, e recurso ao Cetran, última etapa defensiva que se dá com o indeferimento do recurso a Jari.
“Esse procedimento se repete nos casos em que houver registro de infrações mandatórias, ou seja, infrações que geram a suspensão da CNH”, relata.
Jacobi afirma que nessa esteira é recomendável a contratação de um profissional para defender seus interesses, já que essas questões demandam conhecimentos e habilidades técnicas para cada infração específica.