Primeiro final de semana da Festa da Uva distribui uma tonelada de frutas e legumes para entidades

#AgitoSP Viagens: Interior SP Cidade

As doações foram entregues a seis instituições da região

A 37ª edição da Festa da Uva e a 8ª Expo Vinhos, que acontecem simultaneamente em Jundiaí, receberam recorde de público e vendas no primeiro final de semana do evento. Cerca de 65 mil pessoas, visitaram os pavilhões e ainda, 32,5 toneladas de frutas foram comercializadas. Na última segunda-feira (20), uma tonelada de frutas e legumes utilizados para compor a decoração foram doadas para seis entidades com cadastro no Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí (Funss). A iniciativa conta com o apoio das Unidades de Gestão de Cultura (UGC) e de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) da Prefeitura de Jundiaí, além da Associação Agrícola de Jundiaí (AAJ).

As instituições contempladas foram: Casa Lar Mãe Magnificat, no bairro Castanho; Centro de Recuperação Casa Neemias, no Parque Centenário; Casa Santa Marta, no Centro; José Comitre – Obra Misericórdia, no Jardim Pacaembu; e Lar Nossa Senhora das Graças, no bairro Anhangabaú, além do Centro de Referência Especializado da Assistência Social para população em situação de rua (Centro Pop), vinculado à Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) da Prefeitura.

“Estes alimentos chegaram em boa hora e, com certeza, irão reforçar o nosso trabalho”, garantiu Marciano Tosta, coordenador geral da comunidade terapêutica Neemias. Atualmente, a entidade atende 15 pessoas, com idade entre 18 e 60 anos, que desejam o tratamento e a recuperação da dependência química para reconstruir suas vidas. “Por dia, são oferecidas quatro refeições: café da manhã, almoço, jantar e ceia. Por isso, só temos a agradecer por esta iniciativa da Prefeitura”, concluiu ele, ao lado da assistente administrativo da entidade, Erika Tosta.

                                                                                                                                                                              Erika e Marciano, da Casa Neemias: doação chegou na hora certa

Festa traz novidades sem perder a tradição

Como de costume, o evento reuniu grandes atrações, inclusive a tradicional pisa da uva. A cerimônia, no primeiro final de semana de festa, contou com a participação dos visitantes e também das princesas da uva, incluindo a rainha de 1947.

Só no primeiro final de semana, visitantes de 73 cidades, 12 estados e seis países estiveram presentes no evento. Dentre as novidades, neste ano, está a programação focada nas crianças, com brincadeiras ao ar livre como amarelinhas, cirandas, pega-pega. A opção pelo universo lúdico da infância tem justificativa: a cidade é a primeira do Estado e a segunda no País, logo após Boa Vista, Roraima, a integrar a Rede Latino Americana – Projeto Cidade das Crianças que contempla os programas “Comitê das Crianças” e “Ruas de Brincar” que têm como objetivo a implementação de políticas públicas que valorizam o protagonismo nas tomadas de decisões que reforçam a importância do ato de brincar. A iniciativa é resultado das adesões do Município à rede e ao Instituto Alana. Tanto para as crianças de idade, quanto as de espírito, está feito o convite às brincadeiras.

A exposição de produtos também conta com lançamentos. Um dos destaques é o Espumante de Niagara Rosada, produzido com a uva que deu origem ao evento, em 1934, após o surgimento, a partir de uma mutação somática espontânea niagara branca e deve agradar os paladares dos visitantes.

Para quem pretende participar da festa, a cidade Jundiaí está localizada a 60 quilômetros de São Paulo, com acessos pelas rodovias dos Bandeirantes e Anhanguera. Possui também estações ferroviária e rodoviária. A programação completa está no site oficialhttps://festadauva.jundiai.sp.gov.br/

Jundiaí: destaque no turismo

Além da festa, Jundiaí conta com várias atrações e o público pode passar um final de semana com muita opção de lazer, cultura e gastronomia. Recentemente, a cidade foi eleita como o melhor destino de turismo rural de São Paulo, pelo prêmio Top Destinos Turísticos, por escolha e indicação popular. Mas, você sabe o motivo? As mais de 300 propriedades que abrigam, entre plantações de uvas, restaurantes, pousadas, trilhas e levam o turista a reviver momentos de contato com a natureza e de reconexão com seu interior, curtindo com a família o que não é mais possível nos grandes centros urbanos, além de ter uma proposta de vivência totalmente diferente de outros roteiros e hotéis.

Destacam-se também os pontos turísticos da cidade, como o Museu Ferroviário, o Solar do Barão, a arquitetura das igrejas, o Jardim Botânico ou também, o Parque da Cidade ou ainda as inúmeras opções de restaurantes dos bairros rurais e até, conhecer uma das seis rotas turísticas: Rota Turística Castanho, a do Centro Histórico, Cultura Italiana, Terra Nova, Rota da Uva e a Rota do Vinho.

Serviço

A 37ª Festa da Uva e 8ª Expo Vinhos é uma realização da Prefeitura, por meio das Unidades de Gestão de Cultura (UGC) e de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT)

Dias: 16, 17, 18, 19, 24, 25,26 e 31 de janeiro / 1 e 2 de fevereiro

Horários: Quinta-feira (16) – às 18 h / Sextas-feiras – das 18h às 22h /

Sábados – das 10h às 22h / Domingos – das 10h às 21h

Local: Local: Parque Comendador Antônio Carbonari – Parque da Uva – Av. Jundiaí s/n

Informações pelo telefone (11) 4589-8580

@festadauvajundiai

Entrada gratuita

Ação solidária: Doe 1 quilo de alimento não perecível para o Fundo Social de Solidariedade.

Comente sobre esta matéria ;)