1

Prefeitura promove Dia das Crianças com mais de 160 atrações

Prefeitura promove Dia das Crianças em 32 praças e mais de 160 atrações
 

Praças da Cultura – Dia das Crianças acontece no feriado do dia 12 de outubro; data também é marcada pela inauguração da nova EMIA (Escola Municipal de Iniciação Artística) em Perus
 

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, anuncia a programação especial do programa Praças da Cultura – Dias das Crianças. No feriado do dia 12 de outubro, praças de todas as regiões recebem programação infantil gratuita, das 10h às 14h, contemplando diversas linguagens artísticas – as atrações também se estendem ao longo do dia pelos Centros Culturais e Casas de Cultura. Além da programação cultural, a Prefeitura promove, também no dia 12, a inauguração da nova EMIA (Escola Municipal de Iniciação Artística) em Perus.

“São 32 praças da cidade, uma em cada subprefeitura, recebendo programação infantil. Ao todo, são mais de 160 atrações”, conta a secretária de cultura Aline Torres. “O programa Praças da Cultura é uma verdadeira construção de equipamentos culturais, sem tijolos! Ele vai para o lugar onde temos menos ou nenhum equipamento cultural”
 

Entre os destaques da Zona Leste, estão A rainha da dança esquisita, uma performance de dança misturada com contação de histórias, que chega na Praça Sampaio Vidal, na Vila Formosa; em Guaianases, o Teatro da Mafalda apresenta dois espetáculos circenses na sequência: Encontro de Palhaças e Cabaré da Mafalda, na praça da Rua Miguel Martins Lisboa; em Cidade Tiradentes, a Ocupação Mundo Giras traz diversas brincadeira na R. Coração de Maçã, 280, dentro do Conj. Hab. Castro Alves; em Ermelino Matarazzo, o grupo Malas Portam apresentam a contação de histórias Passando Histórias da África, na Praça Benedicto Ramos Rodrigues; em Itaquera, a Cia Terezinha de Contação de Histórias se apresenta com releituras de “O Flautista de Hamelin” e “Lenda do Boitatá”, entre outras histórias, para falar sobre o meio ambiente na Praça Brasil; na Mooca, o Centro Esportivo Mooca recebe o espetáculo Os Mequetrefe, dos Parlapatões; na Penha, a Praça do Morcegão recebe Decolar, o novo show do grupo Badulaque; em São Mateus, a Ocupação Território do Brincar acontece toda a manhã com recreações e brincadeiras lúdicas Praça Osvaldo Luís da Silveira; em São Miguel, a contação Maradopin e Assim se Fez o Brasil, da Cia. Sereiando Contos; na Vila Prudente, a Cia dos Tortos apresenta o circo Vale a Pena na Praça do Samba; no Itaim Paulista, a Cia Passarinho Contou traz o Realejo de Histórias para a Praça Lions Clube Itaim Paulista.

Na Zona Sul, a Praça Campo Limpo recebe uma programação circense que inclui O Abrazo Girafa, da Cia Duna, e O Mundo dos Irmãos Becker. No Jardim Santa Fé, na Praça do Jardim Myrna, a Cia do Núcleo apresenta o espetáculo musical Tucantaconto!, com canções do universo popular; em Cidade Ademar, na Praça Comunitária Lígia Maria Salgado, o Cortejo Brincante Cacuriá Brincadeiras Encantadas, do KalungaErê, traz músicas sobre a vida nas periferias urbanas; no Jabaquara, Grupo Candearte apresenta a Cocada Candearte, com repertório de danças e cantigas populares, na Rua Constantino Cavafi, 339; no M’Boi Mirim, as atrações acontecem em frente à Casa de Cultura do M’Boi Mirim – entre elas, Preta de Neve no Reino Encantado, da Cia Dois Ventos; em Parelheiros, a Praça Júlio César de Campos recebe a peça Oryai – O Brinquedo dos Curumins, do Palco Cia de Teatro; em Santo Amaro, a Casa de Cultura Manoel Mendonça traz a Ocupação Mundo Giras, com diversas recreações artísticas para as crianças; em Sapopemba, a 4 Praças Grimaldi recebe o espetáculo de dança Um Voo na Floresta, da Cia Meu Corpo Meu Brinquedo; na Vila Mariana, a contação de histórias Bike Art – Grandes Nomes da MPB se inspira em canções e grandes artistas da música popular brasileira na Rua Dr Mário Cardim, n° 2 até n° 89; no Ipiranga, a Cia de Achadouros apresenta o espetáculo Origens do Brasil, com histórias da cultura popular brasileira, na Praça Frei José Maria Lorenzetti. 

Na Zona Norte, a Casa Verde recebe, na praça da Avenida Koshun Takara, 313, a intervenção artística Rolê de Nenê, da Cia Mover, com brincadeiras voltadas para bebês e crianças da primeira infância juntamente com seus pais, familiares ou cuidadores; na Brasilândia, a Praça Itálico Ancona Lopez recebe o teatro infantil Putakaryy Kakykary, O Sopro da Vida, inspirado no livro infantil homônimo do autor indígena Kamuu Dan Wapichana; no Jaçanã, Coruja EmCena apresenta a peça Cantigas na Meia e, na sequência, o show Brass Band Infantil, na Rua Barão Carlos de Souza Anhumas; em Perus, a Cia Santarosa apresenta O Pequeno Circo da Família Silva, na Praça Vig. João Gonçalves de Lima; em Pirituba, a Trupe Liuds apresenta o espetáculo circense Mjiba A Boneca Guerreira no Jardim Felicidade; em Santana, a Praça Vereador Antônio Sampaio (“Pista de Skate do Lauzane”) recebe o espetáculo Canta e Conta, adaptação do livro “Dez sacizinhos”, de Tatiana Belinky; na Vila Maria, a TáDito Cia das Artes apresenta Capelinha de Melão, teatro infantil com quadrilha junina e a confecção da capelinha de cravo, rosa e manjericão na Praça Padre João Bosco Penido Burnier.

Na Zona Oeste, a R. Jacques Pilon, na Lapa, recebe a peça O Livro do Improviso, da Cia. Teatro Enlatado; em Pinheiros, a Praça Arlindo Rossi recebe O Pescador e a Mulher-Esqueleto, do Grupo Caleidoscópio, usando bonecos com a técnica de manipulação japonesa Bunraku; no Butantã, a Companhia Madeirite Rosa apresenta a peça Pro Mundo Virar na Praça Eng. Noriyuki Yamamoto.

Por fim, no Centro, a Biblioteca Monteiro Lobato recebe o show Cortejo Vem Brincar, com cantigas populares do universo infantil.

Ao longo do dia, os equipamentos culturais da SMC também recebem programação. Nos Centros Culturais, estão entre os destaques a Banda Pequeno Cidadão, no Tendal da Lapa; a peça Gato Malhado e Andorinha Sinhá, no Teatro Arthur Azevedo; a projeção mapeada Vrumvrumzinho, no Teatro Paulo Eiró; e Festival da Primeiríssima Infância, no Teatro Flávio Império. Todas as apresentações acontecem dia 12.
 

Já nas Casas de Cultura, o grupoKalungaErê se apresenta, dia 12, nas casas Hip Hop Sul, às 14h, Freguesia do Ó, às 15h, e Chico Science, às 17h. Já o circo Bando Golíardis se apresenta às 15h na Casa de Cultura Freguesia do Ó e a brincadeira Voltando a Ser Criança acontece ao meio dia, na Casa de Cultura Raul Seixas. Outro destaque é a contação de histórias Helena Black – A princesa e a Costureira, na Casa de Cultura São Rafael.

EMIA Perus
 

A Prefeitura promove, também no dia 12, a inauguração da EMIA Perus. A cerimônia, com a presença da secretária Aline Torres, terá apresentações de Sarau Musical da Capoeira, Zumb-boys e um plantio com artistas educadores da escola. A unidade será a quarta EMIA descentralizada inaugurada recentemente, somando-se Brasilândia, Chácara do Jockey e Chácara das Flores, além da tradicional EMIA do Jabaquara. O projeto, que existe há mais de 40 anos e é pioneiro no ensino de artes integradas, atende crianças de 05 a 13 anos com iniciação artística, em um ensino que integra 4 linguagens artísticas: dança, música, teatro e artes visuais.


Programação completa no site da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Comente sobre esta matéria ;)