Praias de Fernando de Noronha podem ser frequentadas em qualquer horário
A partir desta sexta-feira (17), todas as praias de Fernando de Noronha estão liberadas sem restrição de horário, podendo ser frequentadas por grupos de até 10 pessoas. Também passa a ser permitido levar alimentos e bebidas para consumo próprio. Além disso, foi autorizado o funcionamento dos quiosques da praia do Porto de Santo Antônio. No entanto, é imprescindível que os moradores continuem mantendo os cuidados na prevenção ao novo coronavírus.
“Aos poucos, estamos voltando à normalidade. Cada passo que damos é uma conquista. Juntos estamos respeitando as regras das autoridades de saúde no combate ao novo coronavírus. Para continuarmos avançando, é necessário que os Noronhenses continuem seguindo as normas e colaborem com o estudo epidemiológico na ilha”, disse o administrador de Fernando de Noronha, Guilherme Rocha.
As praias haviam sido liberadas no dia 25 de maio, porém, só era permitida a permanência até às 16h. Devido ao controle da disseminação do vírus no arquipélago, foi possível avançar mais uma etapa liberando o acesso em horário integral. Apesar da liberação do horário, ainda é preciso usar a máscara quando estiver fora da água. Além disso, é necessário que cada um descarte seu lixo de forma correta, já que vai poder entrar com alimentos e bebidas. De acordo com a superintendente de Meio Ambiente, Daniele Mallmann, da mesma forma que as pessoas levam seus produtos para consumir nas praias, é preciso retornar os resíduos gerados e depositá-los nos contentores mais próximos.
“Nesse momento em que não há mais restrição de horário no acesso às praias e é permitido levar comida e bebida, é muito importante que todos fiquem atentos aos cuidados básicos com as mesmas. Cada um deve ser responsável pelo lixo que produz. Eles não devem ser descartados em hipótese alguma no mar, na areia ou nos acessos e trilhas. Essas atitudes são muito importantes porque a praia é um ambiente de lazer que propicia saúde e bem estar aos seus frequentadores. Sendo assim, é necessário que todos cuidem também da saúde desse ambiente”, alerta Danielle.
A reabertura dos quiosques do Porto se enquadra na autorização do Governo do Estado e vai permitir que os frequentadores comprem alimentos e bebidas quando estiverem na praia. Dessa forma, os trabalhadores locais vão retomando a rotina que havia sido interrompida por causa da disseminação do Covid-19.
“Poder voltar a trabalhar e ajudar a minha família que depende de mim, só traz felicidade. Estamos respeitando todo o protocolo de prevenção usando álcool gel, luva, máscara, pia para lavar as mãos e distanciamento adequado entre as mesas. Que essa pandemia passe logo para tudo voltar ao normal”, afirma a comerciante Regina Ventura.