Picco, novo pizza-bar em Pinheiros

‘PICCO’ UNE GASTRONOMIA E OUTRAS FORMAS DE ARTE EM PINHEIROS

 

Inaugurada por cinco jovens com a consultoria de Luiz Antônio Massella, nova casa reúne pizzas napolitanas, bar com extensa variedade de drinks, apresentações musicais e arte de rua

 

Com a proposta de reunir e oferecer em um mesmo ambiente quatro das coisas que mais amam na vida – pizza, coquetéis, música e artes visuais – cinco jovens amigos paulistanos inauguraram na virada do último ano o ‘Picco’, novo ponto gastronômico da região de Pinheiros. Localizado na charmosa Rua Lisboa, próximo à Praça Benedito Calixto, a casa serve pizzas individuais como manda a cartilha napolitana e drinks dos mais variados tipos, tudo isso a preços camaradas, além de contar com apresentações de música ao vivo e um quintal arborizado rodeado por graffitis de novos expoentes da arte de rua paulistana.

A ideia do negócio não surgiu “do nada”. Lula Mascella, um dos sócios e barman do ‘Picco’, é filho de Luiz Antônio Massella, entusiasta e empreendedor gastronômico há mais de trinta anos e um dos responsáveis pelo lançamento da ‘Jullia Pizza Bar’, ‘Bar do Marechal’, ‘Corina’ (que hoje opera com outro nome), ‘Ritto Pizzaria e Osteria’ – que por 17 anos operou na Vila Leopoldina como uma das pizzarias mais bem avaliadas por público e crítica – entre outros estabelecimentos e trabalhos de consultoria, como para a pizzaria ‘Finestra’, de Piracicaba. Luiz é consultor do ‘Picco’ e assina as receitas das pizzas, trapizzinos, saladas e sobremesas do novo espaço, além de ter desenvolvido o projeto de implantação e realizado o treinamento de pessoal e sócios.

 

PIZZAS NAPOLITANAS

Seguindo a tradição de Nápoles – sempre com um toque caseiro e original nas receitas – as redondas de trinta centímetros de diâmetro servidas no ‘Picco’ são preparadas com massa de farinha de trigo italiana tipo 00, de lenta fermentação. Os molhos são feitos com tomate pelatti San Marzano e os queijos mozzarella e caccio cavalo são fornecidos pela ‘Queijos Roni’, especialista no ramo desde 1889. Já a mozzarella de búfala, grande destaque da pizza ‘Rústica’ – versão da tradicional Margherita italiana – é fornecida pela conceituada ‘La Bufalina’.

Entre outras das onze opções de sabores oferecidas no ‘Picco’ estão a ‘Cinghiali’– preparada com calabresa de javali da ‘Temra’, cebola roxa, pistache moído e alecrim – e a ‘Lisboa’, com tomatinhos cereja e pera confitados, mozzarella e a conserva de alcachofras da casa. Há ainda uma opção de pizza branca, sem molho de tomates: a ‘Vegetale Bianca’, feita com champignon de Paris fresco e berinjelas em cubos refogados no azeite e vinho branco, mozzarella de búfala e manjericão.

 

COQUETÉIS

Uma das especialidades do ‘Picco’, as mais de trinta opções de drinks agradam de gregos a troianos. Do refrescante ‘Moscow Mule’ – preparado com vodka, xarope de gengibre, suco de limão e ginger beer, servido em uma simpática canequinha de cobre – aos tradicionais Negroni, Bellini, Old Fashioned, Cosmopolitan, Manhattan, Bloody Marry, Margarita e Sangria (servida em jarra de 1L), os coquetéis procuram agradar o paladar e o bolso dos clientes. Há ainda opções mais incomuns como o Paper Plane (bourbon whisky, aperol, amaro e suco de limão siciliano), Gin Fizz Amarena (gin, suco de limão e calda de amarena) e o Mint Julep (bourbon whisky, suco de limão e folhas de hortelã).

 

PROGRAMAÇÃO MUSICAL

Com curadoria e apresentações do DJ EB, um dos sócios da casa, o ‘Picco’ oferece uma programação musical que mistura jazz, soul-funk, blues, hip-hop e música brasileira. De um clássico jam session entre piano e contrabaixo aos sets tocados ao vivo só com vinis, a música chega como elemento fundamental para a composição da atmosfera do estabelecimento. Eduardo Barreto, conhecido como DJ EB, se destaca na cena musical de São Paulo como DJ e produtor musical, com presença frequente nas principais casas de eventos da capital e litoral do estado. EB já foi integrante do conceituado grupo de rock rap ‘Pavilhão 9’ e, em 2010, trouxe pela primeira vez ao Brasil o grupo de rap underground norte-americano Slum Village, comandado pela lenda da produção musical de rap J Dilla. Para ficar por dentro da agenda musical do ‘Picco’, basta acompanhar a página do estabelecimento no Facebook: facebook.com/opicco e o Instagram @o.picco. No Spotify, o perfil ‘opicco’ traz playlists selecionadas pelo DJ EB.

 

ARTES VISUAIS

O quintal do ‘Picco’, área ao ar livre que abriga uma imponente mangueira e outras árvores, é rodeado por paredes inteiramente grafitadas por novos talentos da arte de rua paulistana. Tematizadas com os três grandes pilares da casa – pizza, bar e música – cada arte traz criações, traços e técnicas diferentes dos artistas Pedro Alma (@pedro_alma), Fernando Berg (@obergw) e Gatuno (@gatunoart). No salão interno há um quadro da artista plástica Ana Luiza Kalaydjian e a ideia dos sócios é incluir cada vez mais ilustrações e outras obras de street art para a casa.

 

***

SERVIÇO – PICCO

Endereço: Rua Lisboa, 294 – Cerqueira César – São Paulo-SP

Telefone: (11) 3081-0066

Dias e horário de funcionamento: terça a domingo, das 18h à meia noite

 

***

Sobre o ‘Picco’

Pizzas napolitanas, drinks, música e artes visuais reunidos em ambiente descontraído e intimista localizado na região de Pinheiros, São Paulo-SP. A casa serve pizzas individuais como manda a cartilha de Nápoles e coquetéis dos mais variados tipos a preços camaradas, além de contar com apresentações de música ao vivo e um quintal arborizado rodeado por graffitis de novos expoentes da arte de rua paulistana.

 

Comentários no Facebook