1

Parque Chácara Jockey celebra 7 anos com mais de 30 apresentações

Neste domingo, a Prefeitura celebra os sete anos da ativação do novo pólo cultural da cidade com programação gratuita
 

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, celebra, neste domingo, o aniversário de sete anos do novo pólo cultural da cidade, o Parque Chácara do Jockey. O evento será a partir das 9h, no próprio parque que fica localizado no bairro do Butantã, zona oeste da cidade, e conta com mais de 100 artistas do território e cerca de 30 apresentações.

Entre os destaques, estão a Cia. Teatro Salada Vinte, que apresenta dois espetáculos teatrais infantis, Boi Bumbá e Folia Brasileira. No palco principal, uma das atrações é a banda Negão Again, que mostra a vivencia e retrata gêneros musicais essenciais da cultura afro-originária.

O parque foi entregue à população no ano de 2016 com um total de 143.500 metros quadrados de área (o equivalente a 20 campos de futebol), preservando as construções históricas e a natureza do espaço. A Secretaria Municipal de Cultura (SMC) gere um espaço com cerca de 8.800 m², composto pelas tradicionais baias de cavalos, a Praça da Balança e o antigo prédio utilizado como dormitório dos jóqueis, onde este ano foi inaugurada uma unidade da Escola Municipal de Iniciação Artística (EMIA).

A ativação do pólo cultural propôs três eixos de atividades para o ano de 2023: a realização de oficinas culturais gratuitas; a programação regular de atrações artísticas aos finais de semana e um edital de residência artística voltado para as Artes Visuais.

A comemoração foi planejada em conjunto com a Sociedade Civil Organizada e sua programação é fortemente marcada por artistas do território, assim, integrando ações das Secretarias do Verde, Meio Ambiente e Esportes e Lazer.
 

Confira a programação completa:

Dia 30 de abril de 2023

9:00 – Beleleu Cia. de Artes e Fernanda Araújo — Improviso e Contação de Histórias (Alimentando a Imaginação…Degustando o Saber) na EMIA

9:00 – Vivência de Yoga e Mantras com Marah Moreira no Redondel

9:00 – Oficina de Máscaras Vegetais com Pablito Diaz na Praça da Balança

10:00 – Cia. Teatro Salada Vinte (espetáculo teatral infantil: Boi Bumbá, uma Folia Brasileira) na EMIA

10:00 – Vivência de Dança Circular com Fifi Pereira no Redondel

11:00 – Coco da Batata (Cultura Popular) – Próximo ao palco principal

11:30 – Coletivo Jaquerap (batalha de rimas) – na pista de Skate

12:00 – Sarau com Clovis Ribeiro Band, Convidados e Microfone Aberto (Diego Parma, Renato Batista, Paulo Almeida e Hugo Paz) – na Praça da Balança

14:00 – Shows musicais no palco principal (área entre-baias):

  • Ideologia Fatal
  • Banda Negão Again
  • Marta Corrêa
  • Coletivo Oeste Rap
  • Ambulantes
  • Calango Brabo
  • Bloco Kazunji (Bloco Afro)

Outras atividades:
 

– Grafitagem com grupo ARC – Alto Risco Crew, no muro externo, durante o dia

– Intervenções visuais nas baias durante o dia inteiro, com as artistas: Liu Oliveira, Andrea Tolaini, Pri Montania, Bel Tell, Alto Contraste – Lou Dedubiani, Lygia Lee, Dhario, Giulia Ododua, Ogbá, Carol Itzá, Thaís Gil

– Na segunda fileira de baías da terão intervenções artísticas e performances: Histórias ao pé do Baobá, Coletivo dodecafônico, ÚTEROS-UDUS, EQUIdades, Aranha, Arte Digital, Águas Negras, Partículas e Luiza Meyer.

Além da programação artística, o evento contará com atividades esportivas no campo central e na pista de skate.

Comente sobre esta matéria ;)