Pandemia do novo coronavírus

Coronavírus

*A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a situação atual com o coronavírus como uma pandemia em 11 de março de 2020. O COVID-19 (nome do coronavírus atual, que teve seu primeiro relato em dezembro de 2019) apareceu na China e, de lá, se espalhou rapidamente pelo mundo devido à sua alta capacidade de contágio, causando, inclusive, mortes.

Por ser um coronavírus novo, ninguém está naturalmente protegido contra ele e não existem vacinas, muito menos tratamentos milagrosos que aumentem a imunidade geral ou específica em relação ao vírus.

Crianças podem pegar a doença, podem transmitir, mas são um dos grupos de menor risco. Os grupos de maior risco são os idosos (especialmente acima de 70 anos) e pessoas com doenças crônicas (cardiopatias, imunodeficiências, hipertensão, câncer).

Devemos tomar muito cuidado com as “falsas promessas” que estão circulando pelas redes sociais e grupos de WhatsApp:

Não. Não existe soro preparado que aumente a imunidade contra o vírus.

Não. Não existem nem preparados vitamínicos ou dieta específica contra o vírus.

Não. Não existe nenhum tratamento homeopático ou fitoterápico contra o vírus.

O que funciona é INFORMAÇÃO e AÇÃO. O que funciona é PREVENÇÃO e (o nome do momento) CONTENÇÃO. O que funciona é RESPONSABILIDADE e SOLIDARIEDADE.

Muita cautela com as informações de pessoas que estão tentando fazer com que outros acreditem que a situação não é tão real ou importante.

Não. Coronavírus não é um simples resfriado ou uma gripe.

Não. Coronavírus não é uma manobra política ou econômica.

Não. Coronavírus não é uma invenção da mídia. CORONAVÍRUS EXISTE, SE ESPALHA E PODE MATAR. 

Comente sobre esta matéria ;)