Nissan LEAF Dream Drive faz o seu bebê dormir

Auto
  • 60% dos pais1 utilizam o método de levar seus bebês para dar voltinha de carro para fazer pegar no sono2
  • A Nissan idealizou a primeira trilha sonora para ninar zero emissão do mundo, fazendo uma fusão entre os sons do Nissan LEAF com frequências produzidas pelo ruído de um motor a combustão, criando um ambiente sonoro ‘hipnótico’ para bebês irritados
  • 70%3 dos pais dizem que ter um veículo elétrico faria com que eles se sentissem menos culpados por ter que dar uma voltinha de carro só para fazer o bebê dormir
  • Fazer o bebê dormir passeando em um Nissan LEAF permite evitar a emissão de 70 mil g de CO2 a cada ano4
  • O Nissan LEAF proporciona uma viagem mais segura e tranquila, graças às tecnologias e-Pedal e ProPILOT

A Nissan está vindo socorrer pais que estão com os nervos à flor da pele, oferecendo uma solução para ser aproveitada sem culpa por aqueles que dependem dos efeitos mágicos de uma voltinha de carro para acalmar e fazer seus filhos dormir.

A “Nissan LEAF Dream Drive” é a primeira trilha sonora para dormir com zero emissão do mundo, pensada pelos engenheiros da Nissan, que trabalharam em parceria com Tom Middleton, Designer de Sons e Terapeuta do Sono. Este álbum para embalar bebês simula as tranquilizantes frequências sonoras do ruído de um motor a combustão – que se acredita fazer as crianças adormecerem – sem nenhuma emissão de CO2.

Pesquisas recentes constataram que pais em toda a Europa sofrem com uma frustrante privação de sono. A maioria dos pais (65%) que têm filhos menores de dois anos sobrevive com menos de cinco horas de sono por noite, sendo que 60%5 admitiu apelar para uma voltinha de carro para fazer seus filhos pegarem no sono6 e mais da metade (57%) faz isso pelo menos uma vez por semana.

Ao examinar por que os pais confiam neste método, a Nissan descobriu que 70%7 dos pais acreditam no poder dos movimentos do veículo, quando, na verdade, são principalmente as frequências sonoras tranquilizadoras de um motor a combustão interna que contribuem para fazer uma criança adormecer no carro.

De acordo com o especialista Paul Speed-Andrews, Gerente de Desenvolvimento de Ruído e Vibração na Nissan, “um veículo elétrico como o Nissan LEAF é uma melhor opção para dar um passeio para fazer um bebê adormecer, apesar de sabermos que o ambiente silencioso pode não ser tão eficiente como o de um veículo equipado com motor a combustão. Este tipo de motor transmite uma frequência sonora, uma combinação de ruídos branco, rosa e marrom, cuja variação de timbre cria um ambiente sonoro especialmente tranquilizador e reconfortante para as crianças”.

Se feito com frequência, sair de carro com o bebê só para fazê-lo pegar no sono provoca um aumento na pegada de carbono, fazendo com que os pais emitam até 70 mil g de emissões de CO28 a cada ano. Entretanto, 70% dos pais europeus afirmam que desejam ser melhores exemplos para seus filhos e se sentiriam menos culpados se a voltinha de carro para fazer o bebê dormir fosse feita em um veículo elétrico.

Para oferecer uma solução, a Nissan trabalhou em parceria com Tom Middleton, renomado Designer de Sons e Terapeuta do Sono, para criar o “Nissan LEAF Dream Drive” – a primeira trilha sonora zero emissão para dormir. O álbum funciona como uma espécie de fórmula mágica para bebês irritados, contendo cinco trilhas de três minutos cada, funcionando em harmonia com a avançada tecnologia embarcada disponível no veículo 100% elétrico LEAF.

“A estratégia de criação da trilha sonora zero emissão para dormir da Nissan foi baseada em pesquisas desenvolvidas na área de audição, tendo como inspiração os sons audíveis e inaudíveis do Nissan LEAF”, disse Tom Middleton, Designer de Sons. “Junto com a Nissan, estamos encontrando formas inovadoras, que levam em conta a saúde e a segurança, para aplicar o uso funcional do som em veículos elétricos, que vão muito além do próprio veículo e inspiram, de forma efetiva, uma nova geração de projetos centrados no ser humano, com funcionalidades criadas com fins específicos”.

Tom Middleton também comentou que: “Esta é a primeira parceria no mundo tendo o carro como artista principal. Além das frequências dos motores a combustão que apenas as crianças podem ouvir – e que as ajudam a pegar no sono – cada som que você pode ouvir é produzido a partir de uma orquestra de sons, bem como ritmos de registros de sons internos e externos do LEAF”.

Para os pais, dar uma voltinha em um Nissan LEAF para fazer o bebê pegar no sono também seria uma experiência mais relaxante. A ausência de emissões de escape e a funcionalidade e-Pedal do carro proporcionam uma condução tranquila, permitindo dirigir de forma contínua, utilizando o mesmo pedal para frear.

Além disso, o ProPILOT Assist reduz significativamente o estresse do motorista, tornando mais seguro e confortável o hábito de dar uma voltinha de carro à noite para fazer o bebê dormir. O sistema ajuda os pais a manter uma velocidade constante, mantendo o veículo na faixa de rodagem a uma distância segura dos outros carros.

“O Nissan Dream Drive representa o futuro da utilização do som e outros elementos sensoriais para melhorar a vida das pessoas, ao combinar ciência multissensorial, tecnologias imersivas e o design de sons para explorar novas oportunidades de bem-estar na área da mobilidade”, disse Ari Peralta, pesquisador interdisciplinar, cujos conhecimentos contribuíram para a realização do projeto. “Com a criação do álbum Nissan LEAF Dream Drive em parceria com a Nissan, nosso principal objetivo é ajudar todos os pais na Europa que estão sofrendo com a privação de sono”.

Os pais podem conectar seus smartphones ao seu Nissan LEAF por meio do Android Auto ou Apple CarPlay, para desfrutar das músicas para dormir disponíveis em plataformas como Apple Music, Spotify, SoundCloud, YouTube e Deezer. 

Ouça as músicas zero emissão para dormir nas seguintes plataformas de streaming:  https://lifetracks.lnk.to/NissanLEAFDreamDrive 

Saiba mais sobre o carro 100% elétrico Nissan LEAF em:  https://www.nissan.co.uk/vehicles/new-vehicles/leaf.html

# # #

1. Pesquisa realizada pela empresa Explain the Market junto a 7.500 consumidores na Inglaterra, França, Alemanha, Espanha, Itália, Noruega e Holanda em novembro de 2019, encomendada pela Nissan.

2. A voltinha de carro para pegar no sono é normalmente um passeio curto em um carro movido a motor a combustão, que ajuda o seu filho a adormecer.

3. Pesquisa realizada pela empresa Explain the Market junto a 7.500 consumidores na Inglaterra, França, Alemanha, Espanha, Itália, Noruega e Holanda em novembro de 2019, encomendada pela Nissan.

4. Cálculo realizado com base na suposição que o veículo é conduzido a uma velocidade média de 48 km/h durante 15 minutos de passeio para pegar no sono, uma vez por semana:

  • Distância percorrida em 1 minuto, com base nas informações acima: 800 metros
  • Gramas de CO2 emitidas em 1 minuto, com base nas informações acima: 89,2g
  • Quantidade média de CO2 emitida, com 780 minutos de voltinhas de carro para pegar no sono por ano: 69,576g (69.576kg)
  • Com base em 15 minutos de voltinha de carro para pegar no sono por semana, conforme as constatações da pesquisa realizada junto aos consumidores

5. Pesquisa realizada pela empresa Explain the Market junto a 7.500 consumidores na Inglaterra, França, Alemanha, Espanha, Itália, Noruega e Holanda em novembro de 2019, encomendada pela Nissan.

6. A voltinha de carro para pegar no sono é normalmente um passeio curto em um carro movido a motor a combustão, que ajuda o seu filho a adormecer.

7. Pesquisa realizada pela empresa Explain the Market junto a 7.500 consumidores na Inglaterra, França, Alemanha, Espanha, Itália, Noruega e Holanda em novembro de 2019, encomendada pela Nissan.

8. Cálculo realizado com base na suposição que o veículo é conduzido a uma velocidade média de 48 km/h durante 15 minutos de passeio para pegar no sono, uma vez por semana:

  • Distância percorrida em 1 minuto, com base nas informações acima: 800 metros
  • Gramas de CO2 emitidas em 1 minuto, com base nas informações acima: 89.2g
  • Quantidade média de CO2 emitida, com 780 minutos de voltinhas de carro para pegar no sono por ano: 69,576g (69.576kg)
  • Com base em 15 minutos de voltinha de carro para pegar no sono por semana, conforme as constatações da pesquisa realizada junto aos consumidores

Comente sobre esta matéria ;)