Museu da Imaginação apresenta a Expo Volta ao Mundo

Cidade

Que tal dar a volta ao mundo em maquetes construídas a partir de blocos de montar? Essa é a proposta da Exposição Volta ao Mundo, criada especialmente para o Museu da Imaginação, que estreia dia 27 de fevereiro. O visitante vai poder viajar pelos monumentos mais icônicos do planeta como Jardins da Babilônia, Palácio de Westminster, Catedral de NotreDame e Taj Mahal, entre outros. 

Ao todo são 11 maquetes que levaram até 6 meses para serem construídas. Para recriar os cenários com detalhes e precisão, os artistas dedicaram meses de estudo em cada projeto. Toda a cenografia da mostra leva pais e filhos a uma verdadeira viagem. Logo na entrada, um portão de embarque de aeroporto dá o tom e clima para a volta ao mundo. Um paredão de blocos Cubic já encanta a família, que vai poder visualizar toda a experiência que terão pela frente. 

Algumas obras e os artistas convidados

Detalhe da Obra Roma antiga 

Rocco Buttliere, artista americano e autor de 4 maquetes, criou a Roma Antiga. A maquete da capital do império romano foi feita em escala 1:650 e foram utilizadas mais de 66 mil peças de LEGO para recriar um cenário bem detalhado da cidade antigamente. As medidas da maquete são de 231 x 137 centímetros. 

A obra Panorama Asteca é a que apresenta o maior volume de peças. São mais de 150 mil blocos que reproduz as cidades da antiga civilização e conta com estrutura de motores e elétrica dentro de sua base. A idealização e construção do projeto são do artista tcheco VaclavCerny. 

A Cidade Moderna é interativa e uma das maiores maquetes expostas, com 120 mil peças e feita por Alexandre Ostrowiecki, que também construiu mais 4 projetos da mostra. Super interativa, as crianças são instigadas a encontrar personagens espalhados dentro da obra. 

Os Jardins da Babilônia foi executada em 6 meses pelo holandês Joel Jurg e leva mais de 50 mil peças, que recriam uma das 7 Maravilhas do Mundo. 


Outras interações 

A exposição segue o conceito do Museu da Imaginação onde crianças e adultos têm a oportunidade de interagir com o conteúdo da mostra. 

As obras ainda apresentam interações de luz e/ou laser, paredes interativas e divertidas para pais e filhos interagirem com um quiz, realidade aumentada por celular (App) ou tablets, mesas para montagem e diversão com as peças de Cubic, parede com jogo da memória, cubos giratórios para formar personagens e Painel de fotos instagramável. 

Nova fase do Museu da Imaginação 

A exposição Volta ao Mundo inaugura um novo momento do Museu da Imaginação, que tem Alexandre Ostrowiecki e Renato Feder como novos acionistas. O investimento na exposição é de mais de R$ 1,2 milhões. A nova gestão tem planos futuros de ampliação do Museu. 

Brincando com segurança e higiene 

O Museu da Imaginação está seguindo todos os Protocolos de Segurança e Higiene para prevenção do Covid-19. Funcionando com capacidade reduzida, a utilização de máscara nos espaços é obrigatória. Todos os educadores utilizam proteção fácil e máscaras, os espaços são higienizados de 3 em 3 horas e acionados avisos sonoros sobre limpeza das mãos e uso de máscara.
Sobre o Museu da Imaginação 

O Museu da Imaginação é um local de cultura e lazer que incentiva a união entre a arte e o brincar. Aberto em janeiro de 2017, está localizado no bairro da Lapa, em São Paulo. O espaço promove a experiência com a arte e, principalmente, o resgate do livre brincar; a brincadeira não é apenas uma dinâmica interna da criança, mas uma atividade dotada de um significado social que necessita de aprendizagem.
SERVIÇO: 

EXPOSIÇÃO VOLTA AO MUNDO 
Data de Abertura da exposição: 27 de fevereiro 

Funcionamento: 

De Terça a domingo, das 10h às 13h e das 14h às 17h 
Os ingressos estão sendo vendidos pelo 
site e bilheteria 

SERVIÇO:

MUSEU DA IMAGINAÇÃO
Endereço: Rua Ricardo Cavatton, 251 – Lapa de Baixo 

Tel.: (11) 2645- 7590

Comente sobre esta matéria ;)