1

MUB3 realiza exposição para celebrar os 30 anos do Plano Real

A mostra, gratuita, fica em cartaz de 12 de julho a 12 de outubro no Centro Histórico de São Paulo 

Nesta sexta-feira (12), o MUB3 – Museu da bolsa do Brasil inicia a exposição temporária “Os 30 anos do Plano Real de A a Z”, que celebra as três décadas da implementação da atual moeda brasileira. A mostra ficará em cartaz até o dia 12 de outubro em um dos prédios da B3, o Edifício JB no centro histórico de São Paulo. O local é conhecido pela fachada decorada com reproduções de moedas de diferentes épocas do país. A entrada é gratuita em todos os dias de funcionamento.

Lançado em 1994, o Plano Real foi criado no governo de Itamar Franco com o objetivo de combater a hiperinflação que assolava o país. Liderado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, então ministro da Fazenda, consistiu em uma série de medidas que culminaram na criação de uma nova moeda, o Real, que está em circulação até hoje no Brasil.

A mostra está estruturada em torno das 26 letras do alfabeto, cada uma representando um verbete relacionado ao Plano Real. Elas servirão como ponto de partida para explicar termos, eventos ou conceitos que ilustram a trajetória e o significado do plano econômico. 

Na exposição, também serão exibidas cédulas da primeira família do real, proporcionando aos visitantes uma oportunidade única de conhecer um pedaço importante da história econômica do país.

Exposição “Os 30 anos do Plano Real de A a Z”

Visitação: 12 de julho a 12 de outubro de 2024

Horário: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 10h às 16h

Local: Edifício JB – conhecido como “prédio das moedas”

Rua João Brícola, 59 – Centro Histórico de São Paulo

Próximo à estação São Bento (linha 1-Azul) do metrô 

Entrada gratuita

Comente sobre esta matéria ;)