McLaren e Unique & Limited lançam quadro e pôsteres em homenagem a Ayrton Senna

 

Projeto de arte apoiado pelo Instituto Ayrton Senna foi lançado nesta terça-feira em Paris e comemora 30 anos do carro mais dominante da história da Fórmula 1: o McLaren MP4/4

A McLaren e a Unique & Limited estão lançando um quadro especial, além de uma coleção com cinco pôsteres para homenagear Ayrton Senna e o carro mais dominante da história da Fórmula 1: o McLaren MP4/4, monoposto utilizado pelo tricampeão e por Alain Prost na temporada de 1988. A máquina pilotada pelos dois campeões venceu 15 das 16 corridas daquela temporada, justamente a do primeiro título de Senna. 

Em Paris, foi lançado nesta semana no Retromobile (local com exposição de carros antigos) o projeto de arte com a presença de Nigel Moss, representante da McLaren, e Philip Rathgen, CEO da Classic Driver. Na exibição na capital francesa, a McLaren levou um de seus carros originais para o evento.

“Fiquei bastante feliz de poder fazer mais uma homenagem ao meu tio. Tenho certeza de que a primeira vitória dele com a McLaren foi bastante especial e nada melhor que um quadro especial para eternizar esse grande momento da carreira dele”, diz Bruno Senna, que participou de uma sessão de fotos onde seu olhar foi registrado para ser colocado no quadro. É possível ver o rosto de Bruno dentro do capacete de Ayrton, que pilotava a McLaren MP4/4 no GP de San Marino de 1988. 

O quadro remete a um momento da primeira vitória de Senna com a McLaren, em que o tricampeão estava logo à frente de Nelson Piquet, piloto da Lotus. A obra estará disponível em três tamanhos diferentes para fãs e colecionadores: 5 unidades grandes, 30 médias e 130 pequenas.

A coleção de pôsteres lançada nesta terça-feira também relembra esse momento especial de Senna com a McLaren. O triunfo do brasileiro em Ímola marcou a primeira dobradinha da McLaren na temporada, já que Alain Prost terminou a corrida logo atrás de Ayrton. O terceiro colocado completou o pódio somente uma volta atrás das McLaren, mostrando como seria o domínio da equipe inglesa naquela temporada. 

Os cinco pôsteres exibidos no Retromobile de Paris estarão disponíveis no tamanho de 19,5cm x 27,5cm. Os mesmos podem ser adquiridos no site Automobilist.com.

Essa é a segunda vez em que a McLaren e a Unique & Limited fazem uma parceria relembrando a história de pilotos da equipe. Em 2016, a parceria comemorou o 40º aniversário do título mundial de James Hunt com a impressão do piloto dirigindo o clássico M23 na pista de Fuji, sob chuva, no Japão.

Sobre o projeto:  

Para a execução do projeto, a Unique & Limited investiu em um grande trabalho de pesquisa e design de imagem, trabalhando em conjunto com a McLaren no desenvolvimento de conceitos para tornar o trabalho fotográfico extremamente fiel ao carro original de corrida. O processo durou aproximadamente 4 meses para ser completado e foi necessário a criação de um modelo 3D do MP4/4 para que todos os detalhes do carro naquela prova de San Marino fossem retratados no quadro. 

O processo contou com a colaboração do Instituto Ayrton Senna e de Bruno Senna, que serviu de modelo em uma sessão fotógrafica para retratar o tio nas impressões realizadas em outubro de 2017 na cidade de Praga (República Tcheca).

Parte da renda dos quadros e dos postêres será destinado para as ações educacionais do Instituto Ayrton Senna. 

Comentários no Facebook