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Mais da metade dos brasileiros consomem balas e gomas semanalmente

Takasago alinha desenvolvimento de aromas às grandes tendências do mercado no Brasil e exterior

Muito presente na infância, os chocolates, balas, pirulitos e chicletes passaram a integrar também a rotina do público adulto. De acordo com a ABICAB, 55% dos brasileiros consomem balas e gomas pelo menos de 3 a 5 vezes por semana, motivados principalmente pelo sabor e prazer que oferecem. Entretanto, no Brasil, o mercado de confeitos está passando por uma fase desafiadora, na qual as empresas estão tentando se adequar às mudanças de hábito do consumidor brasileiro.

A crise atual no país tem afetado de forma considerável o consumo de confeitos e snacks, uma vez que estes são vistos como “supérfluos” ou “guloseimas”. Para driblar essa instabilidade, o grande desafio da indústria é provocar a experimentação dos seus produtos dentre a grande variedade de opções no mercado.

Outras apostas do setor para conseguir crescer conforme as projeções do mercado são os lançamentos de novos produtos, diversificação de embalagens e produtos com redução ou sem açúcar.

Por isso, as empresas têm investido em lançamentos de novos produtos com sabores e embalagens que chamam à atenção dos consumidores. “O contraste entre quente e frio, apimentado e doce no mesmo produto, cria uma experiência envolvente e surpreendente, que inspira conexões emocionais com o produto. O desenvolvimento dos aromas pela TAKASAGO para esses mercados está alinhado as grandes tendências, tanto no Brasil quanto no exterior”, afirma a Gerente de Marketing e Pesquisa de Mercado de Aromas da TAKASAGO, Rafaela Bedone.

Trazer novidades ajuda a impulsionar as vendas do setor em todos os canais, já que o mercado de balas e gomas possui grande variedade de formatos, como pastilhas, drops, balas mastigáveis, gomas de mascar com e sem adição de açúcar, entre outros.  “O consumidor da categoria sempre está aberto a experimentar um novo sabor que o surpreenda e inspire, trazendo novas sensações”, revela a gerente de marketing da TAKASAGO.  

O desenvolvimento dos aromas pela TAKASAGO para esses mercados está alinhado as grandes tendências tanto no Brasil quanto no exterior. Dentre as principais podemos destacar:

  • Produtos com algum benefício para a saúde. Com a inclusão de nutrientes e vitaminas em sua formulação, produtos sem açúcar ou com ingredientes naturais como, por exemplo, suco de fruta, corantes e aromas naturais.

Para essa tendência a Takasago desenvolveu INTENSATES® Flavor Modulators  para melhorar o sabor desses produtos.  A empresa utiliza moduladores que realçam o sabor de ingredientes, como o açúcar que foi retirado, e mascaram sabores indesejados como o de vitaminas e edulcorantes. Além disso, temos os aromas naturais para todos os segmentos e os aromas VIVID®, são sabores autênticos ao real.

  • Produtos que provocam sensações variadas e inesperadas como, por exemplo, a sensação de gelar a boca, produtos bem ácidos ou com efeito de aquecimento. Para essa tendência temos os moduladores que promovem sensações como gelado, quente ou formigamento (SENSATES®).
  • Produtos com mistura de sabores e formatos divertidos para atrair à atenção do consumidor, em especial as crianças. Para essa tendência desenvolvemos aromas inspirados em outros mercados para trazer inovação para a indústria local com o auxílio do Trendseed(R), nossa ferramenta de análise de tendências e sabores emergentes, o Beeper®, um painel com consumidores para teste de conceitos e produtos, bem como as plataformas de estudo para captar insights dos consumidores, sendo estas lideradas pelos nossos profissionais do CIMR – Consumer Insight Market Research.
  • Produtos mais indulgentes com sabores diferenciados para aquele momento em que o consumidor busca saborear um confeito bem gostoso. Desenvolvemos diversos aromas com sabores diferenciados e inspirados em sobremesas de todo o mundo, como doces famosos e populares de cada região; bebidas combinadas com café em sabores autênticos e indulgentes, com a plataforma JAVAROME™Coffee; diversos tipos de baunilha, com a plataforma LA VANILLE T™; drinks da moda, dentre outros.

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