1

Maior referência em obesidade animal participa de evento no Brasil

3ª edição do Fórum Internacional ROYAL CANIN® também contou com a presença da Dra. Viviani de Marco, Professora Ceres Faraco e Drs. Archivaldo Junior e Pedro Horta

Neste fim de semana, o Brasil recebeu uma das maiores autoridades em obesidade de gatos e cães do mundo, o britânico Alex German. Trazendo resultados de recentes pesquisas na área, desde a última vez que esteve no país, o especialista mostrou para os cerca de 200 veterinários convidados como eles podem e devem alertar os tutores sobre o impacto da obesidade na qualidade de vida dos animais.

“O que acontece com os animais de estimação é muito parecido com o acontece conosco, seres humanos”, afirma o Dr. Alex German. “Trabalhar a prevenção ainda é a melhor maneira de promovermos um estilo de vida saudável para gatos e cães. Precisamos concentrar nossos esforços desde a primeira vez em que esses animais vão ao veterinário, ainda quando filhotes, para que a obesidade não se torne uma realidade no futuro”, completa.

Durante sua palestra, ele trouxe dados de um recente estudo que relaciona a questão da obesidade com a longevidade em cães. A pesquisa, feita com 50.00 cães domésticos, de 12 raças diferentes, comparou aqueles que estavam acima do peso com aqueles que estavam com o peso considerado ideal. E o resultado surpreendeu. Para cada raça analisada, estar acima do peso estava associado com menor tempo de vida. Em cães grandes, isso representava uma redução de 6 meses, enquanto em raças pequenas, cerca de 2 anos a menos.

Outro ponto abordado por ele e reforçado pela Dra. Viviani de Marco, presidente da Associação Brasileira de Endocrinologia Veterinária (ABEV), foi o de que além da própria doença em si, a obesidade pode acarretar uma série de outros problemas de saúde, como por exemplo: diabetes, câncer, doenças nos ossos/articulações, problemas respiratórios e aumento da pressão sanguínea. “O que vemos na prática é que muitas vezes os tutores levam o cachorro ou o gato ao veterinário para tratar um problema e acabamos descobrindo que a causa pode estar relacionada com o sobrepeso do animal”, explica Dra. Viviani.

O evento foi concluído com a palestra dos Doutores Archivaldo Reche Junior e Pedro Horta, do hospital paulistano 4Cats, o primeiro integralmente dedicado a felinos do Brasil. A população de bichanos cresce o dobro em relação a de cães no Brasil e os desafios de levar os felinos às clínicas veterinárias costumam ser comuns entre os tutores. Entre as razões, está a dificuldade de adaptação dos felinos a ambientes externos, que pode ser facilitada pela adoção de espaços e práticas cat friendly, tema da palestra dos médicos-veterinários.

Comente sobre esta matéria ;)