Itaci inaugura exposição Tudo Vai Ficar Bem

Cidade

PROJETO CULTURAL DO HOSPITAL ITACI INCENTIVA PACIENTES AO MUNDO DAS ARTES COM OFICINAS DE FOTOGRAFIA E EXPOSIÇÃO ITINERANTE DOS TRABALHOS

Crianças e adolescentes com câncer viveram dia de fotógrafo e modelo para exposição que será aberta ao público em dezembro

Com o objetivo de integrar e envolver pacientes e familiares, nos mais diversos tipos de arte, como fotografia, cinema e leitura, contribuindo terapeuticamente para diminuir os impactos causados pela luta contra o câncer, o hospital ITACI, realizará, no próximo dia 23, Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil, a exposição Tudo Vai Ficar Bem.

A ação cultural, promovida pelo Ministério do Turismo, pela Secretaria Especial da Cultura e pela Fundação Criança, com patrocínio da Elgin, Grupo Maroni e Raça Transportes, apoio institucional do Governo do Estado de São Paulo e do Metrô de São Paulo, acontece por meio da Lei Rouanet, e teve início com as oficinas do renomado fotógrafo José Maria Morgade dentro do hospital, que criou um estúdio profissional de cerca de 24m², com todo material necessário para que os 16 pacientes inscritos no concurso pudessem ter um dia real de fotógrafo e modelo.

“Divulgamos internamente o concurso, aberto para todas as crianças e adolescentes em tratamento no hospital, formamos 8 duplas e cada dupla tinha a missão de registrar o amigo, ou seja, um registrar o outro. Além disso, cada participante deveria criar uma frase para acompanhar a foto do seu trabalho”, explica Douglas Boscato, gerente da Fundação Criança – ITACI.

 “O Senhor é a minha luz e a minha salvação, então porque ter medo”, Manuelly Paz Andrade, 10 anos.

“Eu sou feliz e você pode ser também”, Caio Vieira da Silva, 10 anos.

“Que Deus me cure”, Livia Belo Stanisce, 9 anos.

“Faça hoje o seu dia mais feliz”, Ryan Belmonte dos Santos Silva, 9 anos.

Essas são algumas das mensagens que seguirão estampadas nos totens da exposição que começa no ITACI (restrita ao público interno por medidas de segurança/COVID19), no próximo dia 23, e depois segue para o grande público, no Metrô de São Paulo, Shopping Center Norte e outros locais de São Paulo que tiverem interesse em ampliar a divulgação do trabalho dessas crianças.

“Esse projeto me tocou muito por vir de encontro a tudo aquilo que eu acredito na fotografia, justamente por ser um registro desse momento em que várias crianças estão passando por uma fase de saúde delicada e ainda assim continuam sorrindo e transmitindo alegria e energias positivas”, comenta o fotógrafo Morgade.

“Toda iniciativa que coloca as crianças dentro de uma rotina de vida da qual elas nunca deveriam ter saído, é muito importante; tão importante quanto qualquer remédio ou cuidados terapêuticos. Queremos garantir que o portador dessa doença sofra o menos possível com toda essa luta que temos que travar e mostrar que os distúrbios pelos quais ele está passando são transitórios”, afirma o Dr. Vicente Odone Filho, diretor clínico do ITACI.

O projeto Fotografia, Arte e Cultura tem o objetivo de criar um fluxo de atendimento totalmente permeado pela cultura nacional, propondo uma imersão do paciente e de seus acompanhantes durante a sua passagem pelo hospital. As atividades centrais vão do concurso de fotografia e exposição das fotos no Metrô de São Paulo, oficinas de arte e de leitura, ampliação da biblioteca, com encontros de leituras semanais, e, como contrapartida social, o hospital se propõe a fazer oficinas de arte e de leitura em escolas públicas.

Sobre o ITACI – Instituto de Tratamento do Câncer Infantil

Construído a partir de uma parceria entre a Fundação Criança e a Fundação Oncocentro de São Paulo, o ITACI é um hospital público que iniciou suas atividades em 2002 e oferece tratamento a crianças e adolescentes, portadores de câncer e outras doenças hematológicas ou raras, de 0 a 18 anos. Referência na área de oncologia pediátrica no Brasil, realizou em seu ambulatório, em 2020, mais de 13 mil consultas médicas, mais de 4 mil sessões de quimioterapia e 48 transplantes de medula óssea.

Mais informações em:

www.itaci.org.br

https://www.facebook.com/ITACI.ITACI/

@instituto_itaci

Texto dos Pacientes do ITACI para a Exposição

 Nicollas Barbosa Mendes, 5 anos – “Que minha coragem seja maior que meu medo e que minha força seja tão grande quanto minha fé”.

Manuelly Paz Andrade, 10 anos – “O Senhor é a minha luz e a minha salvação, então porque ter medo”.

Walmir Natal de Souza Neto, 14 anos – “A parada não é quantas vezes te derrubam e sim quantas vezes você se levanta”.

Erick Yan Ignácio de Souza, 14 anos – “Amor, paz e saúde”.

Larissa Martins Piloto, 7 anos – “Vai São Paulo”.

Caio Vieira da Silva, 10 anos – “Eu sou feliz e você pode ser também”.

Guilherme da Purificação, 13 anos – “Lutar sempre, vencer tudo”.

Isis Maria  Ferreira Fernandes, 12 anos – “Viva o hoje porque o amanhã não te pertence”.

Julia Martins Sousa, 13 anos – “Eu agradeço muito a Deus por ter conseguido o tratamento aqui no Hospital ITACI, que tem uma equipe maravilhosa, gosto muito das festinhas que tem, e amo de coração a Tia Darci”.

Eduardo Silva Faria,  10 anos – “Toda criança precisa de um mundo melhor”.

Livia Belo Stanisce, 9 anos – “Que Deus me cure”.

Lucas Eduardo de Souza Santos, 11 anos – “Agradeço a Deus pela cura, pelos cuidados da equipe médica, atenção e carinho. Em especial a Dra Julia. Amo futebol, 2030 estarei lá”.

Ryan Belmonte dos Santos Silva, 9 anos – “Faça hoje o seu dia mais feliz”.

Maria Eduarda Crispim Marciano, 6 anos – “Viva sorrindo”.

Samuel dos Santos Costa, 9 anos – “Enquanto há vida, há esperança”.

Heloisa Cassiano Wanderlei, 7 anos – “Eu gosto de tirar fotos! Love”.

Comente sobre esta matéria ;)