1

Ilumina e Academia de Música da Osesp apresentam concerto

Ilumina e Academia de Música da Osesp realizam apresentação especial no próximo dia 02/06

Concerto, liderado pelo violoncelista e compositor Bruno Lima, promove a integração de profissionais e jovens músicos. A agenda, com entrada gratuita, acontece na icônica Sala São Paulo


No próximo dia 02 de junho, às 16h, o violoncelista e compositor Bruno Lima, do Ilumina, vai liderar um projeto de música de câmara – termo utilizado para formações de pequenos grupos de instrumentos ou vozes – em parceria com a Academia de Música da Osesp. O evento, que acontece na icônica Sala São Paulo, terá entrada gratuita.

Fiel à filosofia do Ilumina, que promove a integração de profissionais e jovens músicos como iguais na preparação e performance, o espetáculo visa proporcionar, para além da agenda, um ambiente de imersão musical que potencializa a formação e o desenvolvimento profissional dos participantes.

“Dias antes da apresentação, faremos uma residência onde terei a oportunidade de compartilhar um pouco das minhas vivências no exterior, especialmente nos países nórdicos, com os jovens músicos da Academia da Osesp. Retornar ao Brasil para essa troca é especialmente significativo, pois fortalece os laços entre nossas culturas e promove a excelência musical. Este processo é fundamental para criar uma comunidade musical mais integrada e inovadora”, explica Bruno. “O Ilumina acredita que este processo de fazer música, por meio de imersão, é muito potente na formação musical e na construção do profissionalismo internacional”, completa a premiada violista norte-americana e fundadora do Ilumina, Jennifer Stumm.

O concerto, com duração de 60 minutos, promete uma seleção eclética de diversas obras. O programa inclui composições de Boris Lyatoshinsky, Jean Sibelius, Ludwig Thuille e Ola Gjeilo, com um destaque especial para a música escandinava. Três peças a serem apresentadas serão: Jean Sibelius (1865-1957), “Valse Triste”; Ludwig Thuille (1861-1907), “Sexteto para Piano e Quinteto de Madeiras (movimento 1)”; Ola Gjeilo (46 anos), “The Rose”.

Bruno Lima, que atualmente cursa mestrado em performance e composição na prestigiada Academia Sibelius, em Helsinque, na Finlândia, traz sua experiência para a iniciativa. No Ilumina, atua como solista de violoncelo em turnês europeias – como as que estão programadas para agosto e setembro de 2024. O músico exemplifica, de maneira brilhante, a missão do Ilumina de cultivar carreiras internacionais, destacando a importância de ocupar palcos prestigiados e promover a troca de conhecimentos entre diferentes gerações de artistas. Após sua participação no Ilumina Festival, foi aceito na Academia Sibelius, onde continua a expandir seu talento.

“Participar do Ilumina me deu uma nova perspectiva sobre como a música de concerto pode se expandir. Entender que todo tipo de música/arte é válida e merece seu lugar em qualquer lugar do mundo quebrou um tabu no meu imaginário, assim como o processo do fazer musical pode ser algo muito mais democrático, como um ecossistema onde todos os elementos têm sua voz e contribuem no melhor de suas aptidões”, finaliza Bruno.

Serviço:Data: 02/06/2024 (domingo)Horário: 16:00Local: Sala São PauloEndereço: Praça Júlio Prestes, 16 – Campos Elíseos, São Paulo – SPEntrada: GratuitaMais informações: https://salasaopaulo.art.br/salasp/pt/concerto/142

Comente sobre esta matéria ;)