Ford EcoSport seminovo já desvaloriza mais que os rivais

Auto

Logo após o recente anúncio da interrupção de produção do Ford EcoSport no Brasil, em janeiro, o consumidor brasileiro pôs-se a especular sobre o que ocorreria com o mais tradicional SUV compacto do mercado nacional, fabricado desde 2003 no país. A Mobiauto, start-up do segmento automotivo que mais cresceu em 2020, apurou o comportamento das cotações nas últimas semanas e pode cravar com clareza: os preços do Ford EcoSport estão despencando no mercado de seminovos. 

Baseando-se em seu banco de dados, a Mobiauto concluiu que o Ford EcoSport já conta com uma depreciação acentuada em relação aos principais concorrentes. Tomando-se por base a versão mais vendida de cada SUV, o departamento de Estatísticas da Mobiauto apurou que o EcoSport já oferece uma perda de 8,94% em apenas um ano de uso. Os principais rivais, na média, caem somente 3,04%.  

 Versão Preço (R$) 2021 Preço (R$) 2020 Depreciação (%) 
Ford EcoSport Freestyle 1.5 88.868 80.742 – 8,94 
Chevrolet Tracker LT 103.832 100.724 – 2,99 
Jeep Renegade Longitude 92.990 90.127 – 3,08 

De acordo com o especialista automotivo Sant Clair Castro Jr., CEO da Mobiauto, a queda abrupta de preços do EcoSport revela o excesso repentino de ofertas após a divulgação de encerramento da produção do modelo, que contrasta com a fraca procura no mercado de seminovos. “Na pressa de vender o carro, o consumidor reduz o preço e isso aparece nos cálculos de depreciação. Como parte dos compradores se desinteressou pelo carro, as cotações caem ainda mais”, explica. 

Esse desinteresse do consumidor pelo SUV da Ford refletiu-se também nos modelos zero km. Entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021, praticamente todas as montadoras nacionais reajustaram os preços de lista. Ao apurar as cotações “reais” de vendas dessas unidades novas, que contêm os índices de reajustes e levam em conta os descontos concedidos no varejo (preços reais de venda), o EcoSport foi o SUV de pequeno porte zero km que conseguiu o menor índice de aumento. “O consumidor não aceita pagar mais caro por um carro prestes a sair de linha”, lembra Castro Jr. O especialista reitera: “Ainda que as diferenças percentuais sejam mínimas, o importante é verificar o viés de cada modelo para determinar a tendência futura de aceitação no mercado”. 

 Versão Preço(R$) Jan21 Preço(R$) Dez20 Variação (%) 
Ford EcoSport Freestyle 1.5 88.868 88.320 0,39 
Chevrolet Tracker LT 103.832 101.875 1,92 
Jeep Renegade Longitude 92.990 92.596 0,43 
Nissan Kicks SV 102.673 97.394 5,14 
VW T-Cross Comfortline 116.906 114.160 2,41 

A MOBIAUTO – Com o espírito empreendedor das start-ups especializadas em tecnologia, a Mobiauto celebra expressivos resultados de crescimento em 2020 na comercialização virtual de veículos seminovos no mercado nacional. Em menos de dois anos de operação, a empresa já se posiciona como um dos três maiores marketplaces do mercado de automóveis do Brasil, tendo alcançado mais de 5 milhões de acessos mensais. 

Fundada em meados de 2019 pelo economista Sant Clair Castro Jr e Guilherme Braga, CTO da empresa, a Mobiauto nasceu com o selo da independência, à medida que é o único grande portal do gênero desvinculado de instituições financeiras. “Nossa missão é sanar as dores do mercado, com classificados amigáveis e melhor experiência de navegação do setor. Não vendemos financiamentos. Até oferecemos esse produto, mas ele não é o core do nosso negócio”, diz.  

Comente sobre esta matéria ;)