FCA comunica recall dos modelos Uno, Novo Palio e Grand Siena

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A FCA – Fiat Chrysler Automóveis Brasil Ltda. convocou, nesta quinta-feira (11/01), os proprietários dos modelos Uno, Novo Palio e Grand Siena, todas as versões, ano/modelo 2010 a 2012 – números de chassis abaixo discriminados – para, a partir de 15 de janeiro, agendarem junto a uma concessionária da marca a verificação e, se necessária, substituição dos módulos dos airbags do lado do motorista ou passageiro

 

Chassis não sequenciais (últimos sete dígitos):

Uno – ano/modelo 2010 a 2012 – chassis 0000002 a 0301030

Novo Palio – ano/modelo 2012 – chassis 2000001 a 4000021

Grand Siena – ano/modelo 2012 – chassis 3000001 a 3000262

 

No comunicado, a empresa informa que foi detectada a possibilidade de degradação do deflagrador do aribag devido à eventual exposição do veículo a variações elevadas de temperatura e umidade absoluta durante longos períodos. Em caso de colisão que resulte no acionamento do airbag, pode ocorrer a ruptura de seu deflagrador devido a uma excessiva pressão interna, provocando a dispersão de fragmentos metálicos com potenciais danos físicos graves ou fatais aos ocupantes do veículo.

 

 

Para agendamento e mais informações, a empresa disponibiliza o telefone 0800 707 1000 e o site www.fiat.com.br

 

O Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, orienta os consumidores sobre seus direitos: aempresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras eprecisas sobre os riscos para o consumidor.

O que diz a lei

O Código de Defesa do Consumidor (CDC), em seu artigo 10, estabelece que:O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe oudeveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.

§ O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverácomunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários.”

Outra questão importante, que deve ser observada pelos consumidores, refere-se a exigência do comprovante de que o serviço foi efetuado, documento que deveráser conservado e repassado adiante, em caso de venda. Caso tenha sido comercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito ao reparo gratuito.

Conforme a Portaria Conjunta 69 de 15/12/2010, da Secretaria de Direito Econômico e do Diretor do Departamento Nacional de Trânsito, o veículo que não forreparado/inspecionado em até 12 meses, após o início da campanha de recall, terá a informação lançada no campo ‘observações’ do próximo CRLV (Certificado de Registroe Licenciamento de Veículo) emitido pela autoridade de trânsito.

Os consumidores que passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais epatrimoniais, eventualmente sofridos.

 

A Fundação Procon-SP mantém, desde 2002, um banco de dados com informações sobre todas as campanhas de recalls realizadas no Brasil: http://sistemas.procon.sp.gov.br/recall/.

 

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