Farol Santander São Paulo completa cinco anos
Farol Santander São Paulo completa cinco anos em janeiro de 2023 e divulga parte de sua programação
- Aniversário do centro de cultura, lazer, turismo e gastronomia cai no feriado de 25 de janeiro, mesmo dia em que São Paulo completa 469 anos;
- Exposição inédita traz às galerias do Farol Santander São Paulo instalações do coletivo internacional de arte teamLab;
- Pioneiro da arte digital, o teamLab acumula exposições e trabalhos permanentes em galerias ao redor do mundo;
- Dentre as ações de aniversário, o Farol Santander São Paulo exibe sua nova marca:
“A cada visita um novo Farol, um novo você”;
- Outra grande exposição, como As Cantoras do Rádio, já está confirmada também para o primeiro semestre.
O Farol Santander São Paulo, múltiplo centro de cultura, lazer, turismo e gastronomia, localizado em um dos principais pontos da capital paulista, já está se preparando para as comemorações de seu quinto aniversário, no feriado de 25 de janeiro de 2023, mesma data em que serão celebrados os 469 anos da cidade de São Paulo.
A primeira grande novidade para a comemoração é a abertura da exposição teamLab: Impermanentes Flores em um Mar Eterno do coletivo internacional de arte e interdisciplinar teamLab, que expõe seu trabalho reconhecido em todo o mundo na capital paulista. A mostra que ocupará duas galerias do icônico edifício estará em exibição a partir do próprio dia 25 de janeiro (quarta-feira) até 21 de maio de 2023 (domingo).
Para o seu aniversário, o Farol Santander São Paulo também apresenta sua nova marca: “A cada visita um novo Farol, um novo você” – e explora o conceito dos cinco sentidos. Paladar e olfato (a partir de seus aparelhos gastronômicos); visão, tato e audição (a partir das exposições e do mirante). A Loja da Cidade, o Bar do Cofre, o Boteco do 28 e os Cafés do Hall e Mirante irão preparar ativações especiais inspiradas na temática.
teamLab: Impermanentes Flores em um Mar Eterno
A exposição, com produção de Angela Magdalena e Júlia Brandão, traz o trabalho do teamLab, coletivo internacional precursor das artes digitais em todo o mundo, formado por especialistas que incluem artistas, programadores, matemáticos e arquitetos, abre a agenda cultural do Farol Santander São Paulo em 2023 e promete ser um dos grandes destaques do ano. Em meio à efervescência das mostras altamente tecnológicas, nada faria mais sentido do que receber em um dos primeiros grandes polos de difusão das artes digitais e imersivas as instalações mundialmente reconhecidas do teamLab.
Os trabalhos do teamLab estão nas coleções permanentes da Galeria de Arte de New South Wales (Sydney), Galeria de arte da Austrália do Sul (Adelaide), Museu de Arte Asiática (São Francisco), Museu da Sociedade da Ásia (Nova Iorque), Coleção de arte contemporânea Borusan (Istambul), Amos Rex (Helsinque) e em outras cidades.
O coletivo de arte exibirá em dois andares do edifício quatro obras que exploram a confluência de arte, ciência, tecnologia, design e mundo natural:
Flowers and People, Cannot be Controlled but Live Together – A Whole Year per Hour é uma obra que está em estado de mudança contínua. Durante o período de uma hora, um ano de flores sazonais floresce e se dispersa. Elas brotam, crescem e florescem antes que suas pétalas comecem a murchar e acabem desaparecendo. As flores são interativas; dependendo da ação do espectador, elas simultaneamente ganham vida ou perdem suas pétalas, murcham e morrem de uma só vez. A interação entre o espectador e a instalação causa mudanças contínuas na obra de arte; os estados visuais anteriores nunca podem ser replicados e nunca voltarão a ocorrer.
Black Waves desenha o movimento das ondas na água, simulado em um espaço tridimensional gerado por computador. A água é expressa como um corpo contínuo após o cálculo das interações de centenas de milhares de partículas. A onda criada em um espaço 3D é transformada em uma obra de arte, de acordo com o que o teamLab chama de espaço ultrassubjetivo.
Continuous Life and death at the Now of Eternity retrata o ciclo de vida das flores e brotos que, no decorrer do tempo, murcham e morre, repetindo esse processo eternamente. O trabalho artístico é processado em tempo real por um programa de computador e não se trata de uma animação pré-gravada nem em loop. A imagem vista em dado momento nunca pode ser visualizada novamente.
Flowers Bombing é um projeto interativo no qual o público desenha flores no papel que passam a ser transmitidas nas paredes da sala expositiva. As flores criadas pelos espectadores nascem, crescem e depois morrem. Conforme se espalham, a trajetória das pétalas desenha novas linhas. Se as pessoas colocarem suas mãos sobre as paredes e segurá-las firme, mais flores aparecem. Se moverem as suas mãos, todas as flores se dispersam.
Primeiro semestre ainda reserva duas grandes exposições:
A programação do Farol Santander São Paulo promete ser intensa em 2023. Além de trazer o teamLab à capital paulista, o icônico edifício receberá na primeira metade do ano outra grande mostra: As Cantoras do Rádio.
As Cantoras do Rádio (24/03/23 a 25/06/23)
Comemorando a história de um dos principais meios de comunicação de massa do mundo, o Farol Santander São Paulo recebe uma exposição que homenageia o centenário da primeira transmissão do Brasil e afirma a relevância do rádio na história recente do país. O destaque dessa mostra, com curadoria assinada por Helena Severo, será para as Cantoras do Rádio que contribuíram diretamente para a popularização e alcance do meio de comunicação. Entre elas, Carmen Miranda, Aurora Miranda, Dolores Duran, Hebe Camargo, Aracy de Almeida, Emilinha Borba, Marlene, Alaíde Costa, entre outras.
Renata Adler – O mergulho
Outra exposição já confirmada para o calendário de 2023 evidencia mais uma vez o trabalho de artistas brasileiros. A paulistana Renata Adler exibe nessa inédita mostra imersiva instalações e esculturas que instigam o público a (re) interpretar nosso mundo.