1

Exposição As Fantásticas Fábulas de La Fontaine

Ministério da Cultura, Zurich Santander e Santander Brasil apresentam:

exposição As Fantásticas Fábulas de La Fontaine

De 07/06/2024 (sexta-feira) a 08/09/2024(domingo)

  • Farol Santander São Paulo recebe exposição inédita, com oito estações temáticas inspiradas na obra do escritor francês Jean de La Fontaine;
  • Selecionadas com base num recorte apropriado para o público familiar, adequado para as crianças, as fábulas são conhecidas por entreter e educar gerações;
  • As fábulas selecionadas são: A Raposa e as Uvas, O Galo e a Raposa, O Leão e o Rato, O Sapo e o Boi, A Raposa e a Cegonha, O Carvalho e o Caniço, A Lebre e a Tartaruga e A Cigarra e a Formiga;
  • Entre os destaques estão as fábulas A Lebre e a Tartaruga, com uma simulação interativa da corrida, e A Cigarra e a Formiga, em que a perspectiva invertida faz as pessoas parecerem pequenas em relação ao cenário;
  • Mostra conta com um Instapoint no hall de entrada do icônico edifício, com um livro cenográfico e cenários interativos para que toda a família possa tirar fotos e compartilhar nas redes sociais.

O Farol Santander São Paulo – centro de cultura, lazer, turismo e gastronomia – inaugura no dia 07 de junho (sexta-feira), a exposição As Fantásticas Fábulas de La Fontaine, com curadoria de Karina Israel (YDreams Global), Ceci Amorim (YDreams Global) e Aline Sultani (MCA). Inédita, a mostra aborda o legado do escritor francês Jean de La Fontaine (1621-1695), e traz uma jornada imersiva inspirada em suas fábulas, transformando essas histórias em narrativas próprias, adaptando-as ao contexto cultural e social dos tempos atuais. A exposição ocupará toda a galeria do 22º andar e ficará em exibição até 08 de setembro (domingo), com produção da YDreams Global, que já realizou no Farol Santander São Paulo as exposições interativas de sucesso Tarsila para Crianças (2019/2020) e O Jardim das Maravilhas de Miró (2021).

“Este projeto reforça o compromisso do Farol Santander SP com a promoção da cultura e do aprendizado por meio de experiências interativas. Convidamos a todos a explorar este mundo fantástico, onde o aprendizado da história assume o papel principal e a interatividade facilita uma compreensão mais profunda dos clássicos da literatura universal”; comenta Maitê Leite, vice-presidente Executiva Institucional do Santander Brasil.

No decorrer dos séculos, os textos e adaptações do autor francês se tornaram uma ferramenta valiosa na educação infantojuvenil. Por meio de personagens animais, com traços sentimentais e racionais dos humanos, essas histórias capturam a imaginação, ao mesmo tempo que introduzem conceitos complexos, como justiça, honestidade e compaixão, de maneira acessível. 

“Visitar ‘As Fantásticas Fábulas de La Fontaine’ é como voltar à infância, relembrando as histórias que ajudaram a educar diferentes gerações. Convidamos todos a mergulharem nesse circuito em que cada detalhe nos transporta para as fábulas. É uma experiência ideal para famílias, onde pais e filhos podem se reconectar através das histórias que atravessam o tempo”, comenta Karina Israel, curadora e CEO da YDreams Global.

A exposição

O circuito apresenta as fábulas de La Fontaine de maneira inovadora, onde cada visitante pode vivenciar as lições atemporais do escritor, que se adaptam à evolução dos contextos e valores sociais ao longo dos séculos.

São oito fábulas selecionadas para a exposição imersiva. Todos os personagens e cenários foram ilustrados e animados exclusivamente para esta mostra.

Para iniciar a experiência, o público encontrará a instalação Instapoint no hall de entrada do Farol Santander São Paulo. Um ambiente cenográfico com livros, árvores, personagens e demais elementos que remetem às fábulas. 

As Fábulas

O trajeto na exposição começa com a fábula da “A Raposa e as Uvas”. No meio do caminho da raposa havia uma parreira com uvas suculentas, apetitosas e distantes. Começa então uma tentativa para pegar essas uvas, será que a Raposa conseguiu?

Neste espaço com cenografia que remete a uma parreira em meio à floresta, os visitantes poderão assistir em uma tela interativa ao desenrolar desta história. 

Na próxima estação o público encontra a fábula “A Cigarra e a Formiga”, que conta a história de como a Formiga trabalhou para acumular alimentos ao longo do ano preparando-se para o rigoroso inverno, enquanto a Cigarra só pensou em tocar as suas músicas.

Enquanto observam o trabalho das Formigas, os visitantes podem ajudar a Cigarra a tocar música por meio de três balanços, nos quais cada assento libera uma nota musical diferente. Uma curiosidade neste local é que os personagens da história aparecem no ambiente em formato volumétrico, criando pontos instagramáveis e dando a impressão de perspectiva invertida, com a grama e os demais adereços cênicos em grande proporção.

Em “O Galo e a Raposa”, a história apresenta uma lição sobre como se sair bem em uma situação enrolada. A Raposa tenta enganar o Galo, mas ele, ciente da astúcia da raposa, responde com perspicácia e promove uma reviravolta.

Aqui, os visitantes são convidados a adentrar um teatro improvisado, no meio da floresta, para assistir uma apresentação virtual de marionetes que narra a história. A cena pode ser apreciada enquanto o público se senta em troncos de árvores cenográficas, posicionados sob as árvores e personagens da fábula.

Já na fábula “O Leão e o Rato”, muita paciência e persistência! Esta é uma história de amizade e lealdade bastante improvável que acontece no meio da floresta entre os dois animais. Os participantes terão acesso a buracos cenográficos, feitos pelo Rato, para acompanhar seu esforço para libertar o Leão preso na armadilha. 

Continuando o percurso com “O Sapo e o Boi”, esta fábula conta a história de um sapo que queria ser grande como o boi e resolveu ficar muito maior do que sua natureza permitia. A história ensina as pessoas a se aceitarem à sua maneira.

Para reforçar a mensagem, um espelho recepciona o público com frases de incentivo. Complementando a experiência é possível escorregar pela boca do Sapo que ficou gigante e brincar com as vitórias-régias projetadas no lago virtual.

“A Raposa e a Cegonha”: a Raposa resolveu pregar uma peça na Cegonha e acabou aprendendo que não se deve fazer aos outros aquilo que não gostaria que fizesse com ela mesma. 

Nesta área interativa todos são convidados a auxiliar a Raposa e a Cegonha a terem uma deliciosa refeição escolhendo os objetos que elas utilizarão para ajudar tomar a sopa oferecida pela amiga. 

Na penúltima fábula: “O Carvalho e o Caniço”. O Carvalho, frondoso e robusto, vivia debochando do Caniço, fininho e esguio. Um forte e resistente, o outro fino e flexível.  Nesta sala os visitantes sentem o vento ganhando força até formar uma tempestade, enquanto apreciam o desenrolar da história.

Para finalizar as fábulas selecionadas, como destaque, está a “A Lebre e a Tartaruga”. Nesta história, a Tartaruga resolveu desafiar a Lebre, que se gabava por ser a mais veloz da floresta e já entrou na disputa cantando vitória. 

O público é convidado a participar de uma corrida que simula a clássica competição entre a Lebre e a Tartaruga. As pessoas correm no lugar, e quem se movimentar mais rápido vence a disputa contra a lebre. 

Livro Cenográfico/Instagramável

Na exposição, os visitantes encontrarão um grande livro cenográfico que apresenta a biografia de La Fontaine e suas principais referências e inspirações, como Esopo (escritor da Grécia Antiga) e Pañcatantra (obra da literatura indiana), além de abordar a influência do trabalho de La Fontaine no Brasil. 

Biblioteca

Neste espaço de leitura, as pessoas podem escolher livros da estante para desfrutar das fábulas de La Fontaine e outros autores. Além disso, podem se divertir no escorregador e assistir a uma animação onde La Fontaine explica sua inspiração para criar as fábulas. O local também conta com fantoches de animais e bonecos de feltro que representam outras fábulas do escritor.

Exposição: As Fantásticas Fábulas de La Fontaine

Curadoria:  Karina Israel (YDreams), Ceci Amorim (YDreams) e Aline Sultani (MCA).

Produção: YDreams Global

Patrocínio: A exposição As Fantásticas Fábulas de La Fontaine é apresentada pelo Ministério da Cultura, Zurich Santander e Santander Brasil, correalizada pela YDreams por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Serviço exposição As Fantásticas Fábulas de La Fontaine

Endereço: Rua João Brícola, 24 – Centro (estação São Bento – linha 1, azul do metrô)

Quando: 07/06/2024 a 08/09/2024

Funcionamento: terça-feira a domingo

Horários: 09h às 20h

Ingressos: R$ 40,00 (R$ 20,00, meia-entrada) 

Cliente Santander: 10% de desconto comprando com o cartão Santander (em até 8 ingressos).

Cliente Santander Select: 10% de desconto comprando com o cartão Santander Select (em até 8 ingressos), e prioridade na fila de entrada para o Farol.

Site Farol Santander: farolsantander.com.br

Telefone Farol Santander: (11) 3553-5627

Compra online:  https://www.farolsantander.com.br/#/sp(vendas também na bilheteria local)

Classificação: livre    

Comente sobre esta matéria ;)