Dicas de harmonização de peras, vinhos e queijos

Gastronomia

Ricas em nutrientes como a vitamina C, potássio e fibras e responsáveis por proporcionar saciedade e o bom funcionamento do intestino, as peras americanas podem ser consumidas in natura, usadas em receitas doces e salgadas e harmonizadas com queijos e vinhos. A USA Pears, associação que reúne cerca de 900 produtores de peras dos estados de Oregon e Washington, nos Estados Unidos, apresenta dicas de como fazer combinações saborosas com cada variedade da fruta. 

Confira abaixo:

Anjou Verde – Queijos Camembert ou fresco de cabra, assim como vinho Chardonnay ou Pinot Gris são ideais para combinar com as peras americanas do tipo Anjou Verde. De cor verde-clara, não apresenta alterações ao amadurecer e possui sabor doce e suave, o que possibilita seu consumo in natura e em saladas. 

Anjou Vermelha –  Aromática, a pera Anjou vermelha combina com os queijos Gouda e Cheddar. Os vinhos Syrah e Cabernet Sauvignon completam o menu. Para um contraste de cores no prato, a dica é servir com salada verde.

Bartlett – De cor verde no início, fica amarela ao amadurecer. A Bartlett tem o seu sabor realçado quando degustada com queijos azuis como o Gorgonzola, o Roquefort e o Feta. Para acompanhar, uma taça de Riesling ou Prosecco. Também pode ser consumida in natura e com saladas. 

Bosc – Corpo alongado e tonalidade café. A combinação ideal para apreciar o seu sabor inclui queijo azul ou Cheddar, assim como os vinhos Pinot Noir e Harvest Riesling. A fruta de polpa firme e doce pode ser utilizada em sobremesas, pratos quentes, consumida in natura ou até mesmo de maneira decorativa no prato. 

As peras americanas podem ser encontradas nas melhores redes de supermercado e hortifrutis do País. Informações adicionais no site internacional usapears.org e nas redes sociais @usapearsbrasil e www.facebook.com/usapearsbrasil/.

Comente sobre esta matéria ;)