Dia Nacional do Cream Tea 25 de junho de 2021

#AgitoSP Viagens: Internacional Gastronomia

Dia Nacional do Cream Tea 25 de junho de 2021: Descubra esta tradição inglesa quintessencial

Sexta-feira, 25 de junho de 2021, é Dia Nacional do Cream Tea na Inglaterra, celebrando o que se tornou um ritual britânico único. Ao contrário do chá da tarde (ou afternoon tea), o cream tea pode ser apreciado a qualquer hora do dia entre as refeições. Além disso, ele pode ser encontrado no cardápio de salões de chá em toda a Inglaterra, especialmente o no sudoeste da Inglaterra onde ficam os condados de Devon e Cornualha. 

Um cream tea é uma refeição leve que consiste em scones, geleia de frutas, creme de leite e um bule de chá recém-feito. Tradicionalmente, o scone, um tipo de pãozinho, é servido quente e recém-assado. Diferentemente do creme de leite servido no Brasil, o creme usado aqui é coalhado em vez de batido (como o chantilly) e servido principalmente com geleia de morango. 
 

HISTÓRIA
O caso de amor da Grã-Bretanha com o chá começou quando a portuguesa Catarina de Bragança se casou com Charles II, em 1662, trazendo com ela o costume de tomar chá na corte e tornando o chá popular em todo o mundo. Em 1706, Thomas Twining abriu o primeiro salão de chá de Londres. Em pouco tempo, uma porção de salões de chá apareceu em toda a cidade. Era um ambiente muito mais convidativo para uma senhora do que as casas de café, voltadas para os cavalheiros.

A tradição do cream tea floresceu na região conhecida como Westcountry após a alta do turismo na década de 1850, por sua vez causado pela inauguração das ferrovias. Os visitantes seguiram para o sul do país em busca de relaxamento e prazer. Hotéis, casas de chá, casas de fazenda e cafés ficaram felizes em atender os turistas, oferecendo deliciosos cream teas à tarde, feitos com os melhores ingredientes locais. A geleia era invariavelmente de morango. E o creme estava sempre coalhado.

GUERRAS DE CREAM TEA ENTRE CORNUALHA E DEVON NA INGLATERRA
Creme depois geleia ou geleia e creme por cima? A diferença entre o cream tea da Cornualha e o de Devonshire causa de muita controvérsia.

A “rivalidade” entre as duas regiões se resume à forma como é servido o cream tea. Ambas as versões servem os mesmos itens: chá, scones, geleia e creme coalhado. Em Devon, os scones são divididos em dois e cobertos com creme seguido de geleia. Na Cornualha, os scones partidos ao meio são cobertos primeiro com geleia e depois creme. A ordem não afeta necessariamente o sabor do chá – é só uma maneira diferente de apreciar a refeição. Ambas as versões de cream tea são servidas em toda a Inglaterra e a forma como você decide comer seus scones depende de sua preferência.

O Cornish split, um pãozinho ligeiramente doce que é mais leve do que um scone, às vezes pode ser usado como substituto. Em Devon, um pão semelhante chamado Devonshire split é servido ocasionalmente. Ele costuma ser menor do que o Cornish split, e ambos são servidos com creme e geleia.

CREME COALHADO
O creme coalhado é tradicionalmente servido em cream teas do sudoeste da Inglaterra. É algo entre chantilly e manteiga, amarelo e espesso como manteiga, mas cremoso como chantilly. É feito aquecendo leite de vaca não pasteurizado em uma panela rasa por muitas horas, o que faz com que o creme suba à superfície e “coalhe”. O creme coalhado da Cornualha possui uma Proteção de Origem Designada da UE e os produtos só podem ser rotulados como “Cornish clotted cream” se forem feitos com leite de vacas da Cornualha e tiverem 55% de gordura vinda de manteiga. A grama comida pelas vacas da Cornualha dá ao creme coalhado sua cor amarela característica. Infelizmente, o produto não está disponível no Brasil.

OS PRINCIPAIS SALÕES DE CHÁ NA INGLATERRA PARA DESFRUTAR UM CREAM TEA

Bettys Tea Room – vários endereços em Yorkshire incluindo Harrogate e York
Bettys foi fundada em 1919 pelo confeiteiro suíço Frederick Belmont. Diz a lenda que ele pretendia abrir um negócio na costa sul da Inglaterra, mas pegou o trem errado e acabou em Harrogate, Yorkshire, onde o primeiro Bettys foi estabelecido. Existem seis Bettys Tea Room Cafés localizados em Yorkshire e todos servem cream tea ao longo do dia.

Warren Farm – Ilha de Wight
Os scones assados em um clássico forno Aga da Warren Farm usam farinha, manteiga, leite e creme coalhado da ilha. Os scones não têm frutas e são servidos com morangos frescos e compotas locais. Situada em uma área de grande beleza natural, a propriedade rural é a parada perfeita para ciclistas e caminhantes na trilha Tennyson de Freemantle Bay até Needles.

Fir Tree House Tearooms – Penshurst, Kent
Fir Tree House, originalmente parte da Penshurst Estate, foi construída no século 16 em estilo tradicional de Kent. A casa é cheia de personalidade, com as cinco mesas de chá feitas de pinho escocês de 250 anos – de uma árvore que morreu após uma tempestade de 1987. Os salões de chá ficam abertos de quarta a domingo.

The Secret Garden – Mersham le Hatch, Kent
O apropriadamente nomeado Secret Garden, Jardim Secreto, serve cream teas com morangos frescos de origem local e geleia em um terraço com vista para um jardim murado, anexo a uma mansão do século 18 projetada por Robert Adams. Todos os scones são assados no local.

Victoria & Albert Museum – Londres
Garden Café é um oásis aninhado no meio do icônico museu e está aberto durante todo o ano (dependendo do clima, pode fechar de dezembro a janeiro). Em meio a um cenário idílico, é possível desfrutar scones recém-assados do V&A Café e uma seleção de chás especiais disponíveis durante todo o dia. Um cream tea também está disponível dentro do café principal, o V&A Café.

Bedford Hotel – Tavistock, Devon
A cidade de Tavistock, em West Devon, afirma ser o berço do cream tea! Manuscritos antigos mostram que os monges da abadia beneditina de Tavistock serviam cream teas há cerca de 1.000 anos como recompensa pela restauração da abadia. Gostavam tanto deles que os ofereciam aos viajantes que passavam por ali. O Bedford é um elegante hotel no coração da cidade especializado em cream teas e que fazia parte da histórica abadia beneditina.

Margaret’s Rustic Tea Room – Northcott Mouth, Cornualha
O salão de chá nada mais é do que uma caravana estática cercada por bancos de piquenique. Mas, como fica perto do rio, a uma curta caminhada da praia de Northcott Mouth, é uma experiência eclética de cream tea em um meio ao belo cenário da Cornualha. O Margaret´s Rustic Tea Room está ganhando fama por ser um dos melhores lugares para o cream tea na Cornualha. Fama merecida: o proprietário assa scones há mais de 50 anos!

DICAS DE ETIQUETA DO CREAM TEA

  • O chá feito com folhas soltas é o melhor. Prepare as folhas soltas em um bule, mas lembre-se de servir um segundo bule com água quente, apenas no caso de você ter fervido demais as folhas.
  • Se você não quiser servir, não se sente perto do bule: a pessoa mais próxima do bule deve servir para todos.
  • Faça a infusão perfeita: deixe o chá na água fervente por pelo menos três minutos antes de servir. É tempo suficiente para que todo o sabor seja infundido.
  • Chá antes do leite. Despeje o chá primeiro, seguido pelo leite (para que você possa avaliar com precisão a concentração necessária) e depois o açúcar.
  • Colheres nos pires, por favor. Depois de mexer, coloque a colher no pires (assim ninguém mancha a toalha de mesa).
  • Nada de esticar os dedos mindinhos! Sempre segure a xícara entre o polegar e o indicador. Ao contrário da opinião popular, esticar o dedo mindinho não é um gesto elegante.
  • Simplesmente parta ao meio: o scone perfeito deve quebrar com um simples toque!  Tenha apenas um pires embaixo para pegar as migalhas.
  • Use a colher para espalhar a cobertura. Se a mesa estiver cheia de potes de geleia e creme, coloque a quantidade desejada no seu prato antes de espalhar no bolinho.
  • Geleia antes do creme. Embora haja muito debate sobre o que vai primeiro (uma disputa entre Cornualha e Devon), os gurus da consultoria de etiqueta Debrett’s dizem que você deve espalhar sua geleia antes de colocar o creme por cima.

RECEITA DE SCONE
Há duas opções de chá disponíveis: a receita completa com a mistura de pequenos sanduíches e bolinhos (petit fours) e o tradicional cream tea. Originário do sudoeste da Inglaterra, na Cornualha e em Devon, a tradição do cream tea se espalhou pela Grã-Bretanha. Além de um chá quente, tudo o que você precisa é de um pouco de creme coalhado (um creme de leite muito espesso), uma geleia saborosa… e, claro, scones, um tipo de bolinho delicioso, típico do chá da tarde!

Aqui está nossa receita para ajudar a preparar essa iguaria e sentir um gostinho da Grã-Bretanha em casa. Vista seu avental!

Ingredientes para 8 scones (4 pessoas):

– 230g de farinha de trigo
– 150ml de leite
– 60g de manteiga sem sal, cortada em cubos
– 25g de açúcar
– 1 ovo
– 1 colher (de chá) de fermento em pó
– 1 pitada de sal

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte uma assadeira com manteiga ou cubra-a com um pedaço de papel manteiga.

Misture em uma tigela a farinha, o fermento, o açúcar e o sal, de maneira uniforme. Depois acrescente o leite.

Adicione os cubos de manteiga frios (não os derreta), e então os amasse tudo até adquirir uma massa lisa.

Estique a massa em uma superfície revestida com farinha, de forma que ela fique com 2 cm de altura. Recorte a massa com o auxílio de um copo ou de um cortador de biscoitos redondo.

Pincele os bolinhos com uma mistura de ovo com um pouco de leite.

Asse a massa até que os bolinhos cresçam e fiquem levemente dourados. Normalmente leva em torno de 15 a 20 minutos, mas o tempo pode variar de acordo com o seu forno.

Pronto! Agora é só provar seus scones quentinhos com um bom chá (com leite, se você for britânico!), geleia e creme coalhado!

Observação: O clotted cream (creme coalhado) não é fácil de ser encontrado fora da Grã-Bretanha. Mas é possível fazê-lo em casa. É um creme espesso, com 55% de gordura, preparado com leite cru (leite não-pasteurizado) aquecido por várias horas e resfriado na geladeira.

Comente sobre esta matéria ;)