Dia Mundial da Vacinação: quando adultos devem se vacinar

Saúde

Dia 17 de outubro marca o Dia Nacional da Vacinação e a importância da imunização. Muitos não sabem que ao se tornarem adultos é preciso dar continuidade a algumas vacinas, além de tomar doses de reforço em casos de epidemias e campanhas. Os adultos que não estão com as vacinas em dia, podem colocar em risco a própria saúde e até se tornar um transmissor de doenças, principalmente para grupos de risco, como crianças, gestantes e idosos, que são mais vulneráveis.

As vacinas auxiliam o sistema imunológico, na formação de anticorpos contra os vírus e as bactérias. Na rede pública e privada há diversas imunizações disponíveis que homens e mulheres precisam receber a partir dos 20 anos. Segundo a infectologista do Hospital e Maternidade São Cristóvão, Dra. Andreia Maruzo Perejão, é importante olhar anualmente a carteira de vacinação. “Existem vacinas que são recomendadas para pessoas de todas as idades. Devemos estar sempre atentos para manter o cartão nacional de vacinação atualizado, pois existem vacinas que devem ser tomadas durante todas as etapas da vida. Em algumas faixas etárias há curtos períodos em que não há vacinas programadas, porém, ao menos uma vez ao ano teremos uma dose para receber”, informou.

Existem vacinas para diversas doenças infecciosas, algumas delas protegem contra mais de um tipo de doença. A carteira de vacinação pode ser atualizada em qualquer idade e dependendo de quantas doses o adulto precisar tomar, é possível aplicar todas de uma só vez. “Se a pessoa não souber se já tomou a vacina e não tem a carteira para comprovar, se inicia a vacinação recomendada para idade, como se não tivesse tomado nenhuma dose previamente. Porém nunca se perde uma dose de vacina tomada. Por exemplo, se o adulto foi imunizado com uma vacina que tem três doses, tomou a primeira e esqueceu a segunda, basta tomar a segunda dose quando recordar, e depois a terceira, seguindo o cronograma”, finalizou a Dra. Andreia.

Na região da Mooca, nas clínicas privadas de vacinação do Hospital e Maternidade São Cristóvão, os especialistas orientam as visitas e os intervalos recomendados para cada vacina.  As clínicas estão localizadas nos Centros Ambulatoriais do Grupo, onde é possível encontrar imunização contra mais de 15 tipos de doenças.

Serviço:
Centro Ambulatorial Américo Ventura – Unidade II
Endereço: Avenida Paes de Barros, 635, Mooca

Telefone: (11) 4305-2052)

Centro Ambulatorial Américo Ventura – Unidade IV

Endereço: Rua: Capitão Pacheco e Chaves, 313 (Mooca Plaza Shopping, Piso L2, Lojas 2002)

Telefone: (11) 2029-7200

Comente sobre esta matéria ;)