1

Cuidados necessários para crianças com câncer no inverno


SOCIEDADE BRASILEIRA DE ONCOLOGIA PEDIÁTRICA ORIENTA PARA CUIDADOS NECESSÁRIOS PARA CRIANÇAS COM CÂNCER EM ESTAÇÕES FRIAS

AGASALHAR E TER AS VACINAS EM DIA SÃO FUNDAMENTAIS PARA MANTER A SAÚDE DOS PEQUENOS EM TRATAMENTO


 Estações mais frias, como o outono e o inverno, demandam um maior cuidado com as crianças em tratamento para o câncer. Além de o paciente realizar os procedimentos clínicos e tomar os medicamentos necessários, alertam especialistas: é necessário adotar medidas essenciais para a saúde dos pequenos.

“Alguns medicamentos quimioterápicos podem provocar alterações sensoriais, dificultando a percepção da real temperatura de pés e mãos. Com isso, pode aumentar a propensão de lesões nestes locais pelo frio”, informa o oncologista pediátrico e associado da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE), Dr. Marcelo Milone Silva.

Como regra geral, é importante que as crianças e adolescente em tratamento oncológico mantenham-se sempre agasalhadas, evitem excessos (como sair muito à noite) e mantenham-se hidratadas, alerta o especialista.

“Os ambientes costumam ter janelas fechadas, facilitando disseminação de doenças, particularmente virais. Portanto, os pacientes devem evitar ambientes fechados com muita concentração de pessoas”, ressalta o médico, que atende no Grupo de Assistência à Criança com Câncer (GACC), de São José dos Campos (SP). 

Vacinação em dia
Nessa época do ano também é muito comum o aumento do número de casos de gripe e demais doenças infecciosas. Por isso, orienta Milone Silva, as crianças com câncer precisam manter a sua vacinação em dia, e também as pessoas que convivem com elas, para se precaver deste risco. 

Entretanto, o profissional da SOBOPE faz um alerta para que seja sempre consultado um médico para verificar a necessidade de demais cuidados específicos: “Estas informações são genéricas e, eventualmente, não se aplicam a todas as situações. Dependendo da região do país, o frio é mais ou menos intenso”, conclui.

Comente sobre esta matéria ;)