1

Conheça a história de Lina Sgueglia, a dona da Cantina Tia Lina, em São Roque

A Cantina Tia Lina tornou-se um renomado restaurante italiano que tem como protagonistas deliciosos pratos com alcachofra, flor comestível típica da Itália

Filha de italianos, Lina Sgueglia de Góes chegou ao Brasil ainda na barriga de sua mãe e, com 12 anos, iniciou seus primeiros pratos de gastronomia italiana (macarrão com ovo). Assim foi tomando gosto pela arte de cozinhar e se aprimorou, até chegar na década de 90, que para incrementar o orçamento familiar, e visando um futuro melhor para seus filhos, aproveitou seus dotes, estudos e a experiência familiar, colocando em prática suas habilidades na cozinha, com destaque à culinária italiana. Confiando no seu potencial, vendia suas massas na feira de hortifrutigranjeiros da cidade de São Roque. A fama da Tia Lina foi se expandindo e, em 1999, inaugurou a Cantina Tia Lina, na Estrada do Vinho, em São Roque. Com um cilindro de abrir massas que herdara da sogra e uma máquina de fazer polpa de tomates, provenientes de seus pais italianos, a empreendedora européia passou a desenvolver pratos caseiros, focando na qualidade dos ingredientes e o cuidado na produção.

Com esse princípio, a Cantina Tia Lina tornou-se um renomado restaurante italiano que tem como protagonistas deliciosos pratos com alcachofra, flor comestível típica da Itália. Seu tempero exclusivo e a receita única de seu molho de tomate conquista o coração de todas as gerações.

E por falar em gerações, a Tia Lina criou seus filhos dentro deste cenário gastronômico e sua filha, Carolina Sgueglia de Góes, dará continuidade à história do restaurante Tia Lina. Desde pequena, Carol (como é conhecida) aprendeu os prazeres da culinária e, se apaixonou pelo universo gastronômico, claro, que a genética ajudou muito e a menina, hoje mulher, segue os passos de sua mãe.

Ainda pequena Carol ajudava sua mãe nos afazeres de casa e aprendeu a fazer a tradicional receita do molho de tomate da família e outros pratos. Não demorou muito para reconhecer que o amor pelos temperos já estava em seu DNA e não seria feliz em outra profissão. Então ela iniciou sua formação nada mais, mais menos que a Gastronomia profissional oferecida pelo conceituado Senac, de Águas de São Pedro, se formando em 2005.

Hoje, a chef Carol Góes, encanta todos com o seu sorriso largo e seus uniformes coloridos. Mais do que isso, fideliza seus clientes com a sua paixão pelo que faz, sempre aprimorando os pratos e modernizando o cardápio sem perder o tradicional tempero da família, e os ingredientes únicos.

Conhecer a Cantina Tia Lina é muito mais do que saborear excelentes pratos italianos, é resgatar a própria história, lembrar das antigas gerações e muito dos nossos antepassados é uma série de imigrantes. 

Serviço:

Cantina Tia Lina

Funcionamento: terça a sexta – 11h30 às 15h / sábados, domingos e feriados – 11h30 às 17h

Endereço: Estrada do Vinho, km 10,4 – Canguera, São Roque

Contato: (11) 4711-2018 / @cantinatialina / http://www.cantinatialina.com.br/

Comente sobre esta matéria ;)