1

Como se proteger em viagens de carros por app

Diante das medidas de restrição de circulação que o Estado adotou para conter o crescimento das contaminações de coronavírus, as pessoas voltaram a enfrentar dificuldades para se locomover sem aglomeração. Entre os serviços liberados estão os transportes por aplicativos e os serviços de delivery, entendidos pelas autoridades como essenciais.

Esses serviços são ainda mais essenciais para moradores da periferia. Uma pesquisa do aplicativo de transporte 99 feita no segundo semestre de 2020, apontou que a demanda de corridas longe das regiões centrais das grandes cidades, com destino aos centros urbanos, aumentou. Nacionalmente, 55% dos entrevistados das áreas periféricas relataram utilizar transporte por aplicativo com maior frequência e 43% afirmou que o motivo era fugir de aglomerações e contaminação pelo coronavírus no deslocamento.

Para ajudar esses usuários, depois de um longo período de estudo em parceria com a Consultoria do Hospital Sírio-Libanês, a 99 lançou no ano passado um protocolo inédito de saúde com orientações de médicos e especialistas para se proteger antes, durante e depois da corrida. Confira abaixo.

Antes das corridas

• Apesar da reabertura, evite sair de casa a menos que estritamente necessário

• Use a máscara sempre e de forma correta. Não adianta deixá-la no queixo ou com o nariz para fora

• Não se sente no banco da frente do carro. Atrás você aumentará o distanciamento

Durante as corridas

• Se precisar ajustar a máscara, use álcool 70% nas mãos e não toque na parte da frente ou de dentro. Arrume pelos elásticos

• Mantenha os vidros abertos durante o caminho para aumentar a circulação de ar

• Evite contato físico e tente manter as conversas a um mínimo durante todo o trajeto

Depois das corridas

• Retire jóias/adereços e higienize as mãos com álcool lembrando de regiões como a parte de baixo das unhas

• Ao fim da viagem, motoristas devem limpar superfícies de maior contato, como cintos e abridores

• Na limpeza, começar pelas áreas de menor risco (banco e cinto) às de maior risco (abridores e maçanetas) para não espalhar o vírus

• Continue cumprindo as medidas preventivas, pois o desrespeito a uma anula as demais

A parceria, também, resultou em um mapa de contágio da Covid-19 dentro dos veículos. Ao todo foram 180 horas de análises que geraram um mapa de risco que indica os locais de atenção dentro e fora do veículo e um guia de boas práticas com orientações para motoristas parceiros e passageiros se protegerem antes, durante e depois das viagens.

Comente sobre esta matéria ;)