Circuito das Águas Paulista é destino ideal para feriados de novembro

#AgitoSP Viagens: Interior SP Feriado Viagem & Turismo

Novembro traz dois feriados de presente para fechar o ano viajando, passeando e relaxando, depois de tanto tempo em casa. O Circuito das Águas Paulista oferece passeios para todos os perfis de viajantes. São nove cidades, todas na região da Serra da Mantiqueira e próximas à capital do estado, com opções para quem gosta de aventuras, de uma boa mesa, de compras ou para quem quer só relaxar.

Águas de Lindóia – Sentar-se em torno do grande lago da praça central é uma ótima pedida para quem quer sentir a tranquilidade do interior. E que tal um tratamento completo de beleza no Balneário Municipal, com direito a banhos de imersão com águas medicinais e massagens? Para quem busca um pouco mais de agitação, Águas de Lindóia tem trilhas que podem ser exploradas de quadriciclos ou a cavalo.

Amparo – Caminhar pela cidade é um passeio pela história. Casarões de diversos estilos arquitetônicos e de diferentes épocas estão espalhados pelas ruas da região central. Na área rural, várias propriedades estão abertas a visitas e oferecem experiências como degustar vinhos feitos nos locais e comida caipira feita no fogão à lenha. Outra boa opção é ver o céu limpo do interior de através das lentes de um telescópio, o maior em operação no Brasil, no Observatório Astronômico.

Holambra – Na cidade mais holandesa do Brasil e a maior produtora de flores da América Latina, não faltam passeios. Conhecer uma plantação de flores é um deles. São estufas imensas, cada uma com um tipo de flor, que espalham um colorido exuberante. Há muito o que experimentar nos restaurantes e cafés locais, que oferecem pratos típicos e doces da culinária holandesa. É quase obrigatória uma parada no grande moinho de vento, um dos cartões-postais de Holambra, localizado em uma praça com várias lojinhas de artesanato.

Jaguariúna – Uma cidade pequena e aconchegante. O Centro Cultural fica na antiga estação de trem, onde um pequeno museu conta a história da Cia. Mogiana, com objetos utilizados na época das marias-fumaça, como datadores de bilhetes, telefones, entre outros. Dali saem também os passeios nos antigos trens que cortam áreas rurais, com duração de uma hora e meia.

Lindóia – Na entrada da cidade, a réplica de uma imensa garrafa de água mineral é parada obrigatória para uma foto. No Mirante do Cristo, é possível ter uma linda vista de Lindóia e das montanhas da Serra da Mantiqueira que a cercam. No Engenho Cavalo de Tróia é possível degustar diversos tipos de cachaças artesanais, produzidas ali mesmo, e comprar café da região moído na hora, além de outras delícias da roça.

Monte Alegre do Sul – Para quem gosta de pedalar, a cidade de Monte Alegre do Sul é o paraíso, com estradas de terra que cortam as áreas rurais e cenários bucólicos. Construído em arquitetura neoclássica e com elementos da Renascença e do Barroco, o Santuário do Senhor Bom Jesus vale uma visita, assim como o Morro do Cruzeiro, de onde se tem uma vista panorâmica da cidade. No espaço Radicais Natureza, tirolesas, rafiting, arvorismo e passeios de triciclo são atividades para quem busca um pouco mais de emoção.

Pedreira – Além de seu centro comercial agitado, Pedreira esconde na área rural um dos melhores passeios para quem está visitando o município: a Fazenda Santa Clara, produtora de vários tipos de queijos. Tem um restaurante no local, que serve comida caipira feita no fogão à lenha, e tour para conhecer a produção de queijo. Já na cidade, quem gosta de ir às compras vai se deleitar. Pedreira tem 450 lojas que vendem porcelana direto da fábrica, que vão desde itens decorativos a utensílios domésticos.

Serra Negra – Com clima ameno das montanhas, praça central com bancos para sentar e relaxar e muitas lojas com boas ofertas de produtos em lã, couro, geleias e doces caseiros, a cidade acolhe muito bem seus visitantes. O teleférico é a marca registrada de Serra Negra – com o trajeto feito em cadeirinhas, tem 1.400 metros de extensão e o passeio dura 15 minutos. O ponto final é o Pico do Fonseca, a mais de mil metros de altitude e que abriga a estátua do Cristo Redentor, de 18 metros de altura. Um mirante aos pés da imagem descortina uma vista panorâmica da região.

Socorro – Destino para quem busca aventura e boas compras. A aventura fica por conta das diversas empresas que oferecem descidas pelo rio em botes (rafting), passando por corredeiras diversas. A Pedra Bela Vista é o ponto obrigatório para ver o pôr do sol. Por lá também é possível aprender a fazer o Pan de Palo. Moldado em uma haste de madeira, o pão é assado na brasa da fogueira e é uma experiência bastante saborosa. Em Socorro há ainda uma feira permanente de malhas, em lojas divididas em dois grandes shoppings, com produtos para todos os gostos e bolsos.

Para saber mais sobre o Circuito das Águas Paulista (CICAP), acesse: www.circuitodasaguaspaulista.sp.gov.br

Comente sobre esta matéria ;)