cinco curiosidades que fazem da Ford referência em sustentabilidade

Auto

A sustentabilidade é um tema que sempre mereceu atenção na história da Ford e hoje, mais do que nunca, tem sido tratado como prioridade. A empresa é uma das únicas que publica anualmente um relatório de sustentabilidade, dando conta de suas ações nessa área, e entre outras metas se comprometeu a zerar suas emissões de carbono em todo o mundo até 2050. Esta é uma das cinco curiosidades mostradas no novo vídeo da série “Você Sabia”, destacando o compromisso da empresa com o meio ambiente – veja aqui.

Globalmente, os objetivos da Ford quanto à preservação ambiental incluem também o uso exclusivo de energia 100% renovável até 2035 e zerar o uso de água potável na fabricação de veículos.

No Brasil, a preocupação da Ford com o meio ambiente está presente em todos os processos. Entre as ações realizadas para esse fim estão o zero envio de resíduos para aterros e o tratamento de insumos dos restaurantes nas fábricas para a produção de composto orgânico.

Outro exemplo é a reciclagem da água utilizada nos processos industriais, que desde 2016 já reaproveitou cerca de 213 mil m³ de água, equivalente ao consumo anual de 970 casas com famílias de até quatro pessoas.

A sustentabilidade está presente também nos veículos, com o uso de materiais renováveis de alta qualidade, resultado de pesquisas inovadoras desenvolvidas nos laboratórios globais da empresa. Entre eles estão, por exemplo, os bancos do Mustang feitos com espuma à base de soja e os tapetes, carpetes e isoladores do Ka e do EcoSport, que utilizam cerca de 6 kg de PET reciclado na sua composição.

A preocupação da Ford com o meio ambiente se estende também à comunidade. A empresa desenvolve projetos educacionais no Complexo Industrial Ford Nordeste, em Camaçari, na Bahia, e recebe milhares de estudantes e professores no seu centro ambiental, que já produziu 286 mil mudas e plantou 353 mil árvores na região.

Comente sobre esta matéria ;)