Chef Aldo Teixeira resgata essência da cozinha paulista no Restaurant Week

Gastronomia

Menu do cozinheiro vem com a proposta de valorizar sabores da cultura caiçara, com ingredientes frescos; menu completo sai a um preço fixo

Contagem regressiva para um dos mais eventos mais esperados do ano. Em sua 25ª e maior edição, o Restaurant Week, que acontece na capital paulista entre os dia 4 e 27 de outubro, tem como proposta oferecer a boa gastronomia a um valor acessível aos amantes da arte de comer bem. O tema desse ano é o resgate aos sabores da cozinha paulista. Entre as 250 casas participantes, estão os bem-avaliados restaurantes La Forchetta e La Terrina do chef Aldo Teixeira que vão oferecer menu completo inspirado na cozinha caiçara com deliciosas opções de entrada, prato principal e sobremesa a um preço fixo de R$68 durante o jantar.

Como entradinha há a Casquinha de Siri cuidadosamente refogada, com azeite de dendê e leite coco, gratinada com parmesão. Se quiser uma opção mais fresca, há também a Salada à Caiçara: feita com palmito pupunha e alface americana e temperada com vinagrete de legumes e amendoim. Como principal, seguindo a linha frutos do mar, há o Spaghetti ao Vôngole, massa al dente cozida no fumet de peixe, vôngole e pimenta biquinho. Opção tradicional mas não menos especial é o Picadinho à São Paulo feito com carne refogada na manteiga, com cebola, batata, cenoura, champignon e molho roti. Pra fechar nas alturas, a tão sonhada sobremesa, vale garfar o pudim de mandioca com coco, que é de um sabor sensacional!

Uma outra novidade é que o evento fará parte do calendário oficial da SP Gastronomia, projeto do Governo do Estado de São Paulo, que intitulou o mês de outubro como o mês da gastronomia, com o objetivo de movimentar o mercado. Há também a questão de transformação social. Ao participar do evento, será acrescido o valor de R$1 à conta do cliente que será destinado ao Fundo Social do Estado que visa a empregabilidade de alunos dos cursos de capacitação que o Fundo oferece. Os estabelecimentos participantes recebem um Selo de Gastronomia Social.

Outra maneira de ajudar, será a APAE de São Paulo, que receberá as doações de maneira mais rápida por meio do site ou aplicativo da Nota Fiscal Paulista.

Confira, logo abaixo, o menu completo oferecido pelo chef Aldo Teixeira durante o Restaurant Week:

Entradas
Casquinha de siri

Carne de siri refogada nos temperos, azeite de dendê e leite de coco. Gratinada com parmesão.

Salada à Caiçara

Palmito pupunha com alface americana, temperada com vinagrete de legumes e amendoim.

Pratos principais

Picadinho à São Paulo

Cubos de carne refogada com manteiga e cebola, batata, cenoura, champignon e molho roti. Acompanha farofa de banana, arroz branco e ovo pochet.

Spaghetti ao Vôngole

Massa cozida no fumet de peixe, vôngole e pimenta biquinho.

Gnocchi alla Pavarotti

Molho: tomate sem pele, champignons triturados, cebola, manjericão e orégano.

Sobremesas

Pudim de Mandioca com Coco

Brownie de Baileys com sorvete de creme

Serviço:
Restaurante La Forchetta
End.: Rua Santa Justina, 210 – Vila Olimpia – São Paulo/SP
Horário de funcionamento: Aberto todos os dias, das 06h às 10h (café da manhã) e das 12h às 24h.
Tel.: (11) 3237-0717

Restaurante La Terrina
End.: R. Capote Valente, 500 – Pinheiros, São Paulo/SP
Horário de funcionamento: Aberto todos os dias, das 06h às 10h (café da manhã) e das 12h às 24h.
Tel.: (11) 3064-1155

Comente sobre esta matéria ;)