Campanha Nacional Cancele a Trombose

Cidade

Campanha Nacional Cancele a Trombose terá ação na Avenida Paulista no próximo domingo

Realizada pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, a ação contará com 16 pessoas caracterizadas que remeterão aos trombos

Como parte da comemoração do Dia Mundial da Trombose (13 de outubro) e para conscientizar e esclarecer dúvidas sobre a doença, será realizada no dia 17 de outubro uma performance na Av. Paulista, em frente ao MASP, às 10 horas, com 16 pessoas caracterizadas que remeterão aos trombos e formarão o nome da Campanha #CanceleATrombose. Serão distribuídos brindes para o público que passar pelo local, que ainda poderá tirar fotos com as placas promocionais da campanha. Algumas das imagens serão postadas nos stories da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) e da SBACV Regional São Paulo, que são as responsáveis pela ação. 

A iniciativa, que visa “cancelar” a Trombose e fomentar informação para a população sobre os cuidados e formas de prevenção, se estenderá até o dia 20 de outubro. O jornalista Leão Lobo (@leaolobotv) é o responsável por repercutir a notícia para outros influenciadores digitais, artistas e jornalistas que também participam da campanha. Essas personalidades compartilham em suas redes sociais, de forma leve e descontraída, um “cancelamento do bem” que revela a importância de abolir essa doença da vida das pessoas. 

Cirurgiões vasculares também aderiram à ação e ajudam a esclarecer tudo o que se relaciona à doença, por meio de vídeos que podem acessados pelo FacebookInstagramYouTube e LinkedIn da SBACV-SP e também nas redes sociais da SBACV Nacional. O objetivo é prestar atendimento e informar sobre fatores de risco da trombose venosa, formas de prevenção e tratamentos.

A campanha conta com o patrocínio das empresas Bayer, Kendall e Biomm.

Dados sobre a Trombose

Anualmente, no dia 13 de outubro é comemorado o Dia Mundial de Combate à Trombose, uma doença que a incidência no Brasil é em torno de um a dois casos a cada mil habitantes ao ano, ou seja, até 400 mil casos por ano. As veias mais comumente acometidas são as dos membros inferiores (cerca de 90% dos casos).

A Trombose

A Trombose é a formação de coágulos dentro dos vasos sanguíneos, onde o sangue no estado líquido se transforma numa “massa” de células e em outros elementos que podem obstruir parcialmente ou na totalidade os vasos. Os sintomas mais comuns, considerando-se as tromboses venosas de membros inferiores, são dor e inchaço da panturrilha. Existe a trombose arterial e a trombose venosa. Na trombose arterial há um predomínio de plaquetas que geralmente se instalam sobre uma placa de cálcio ou gordura. Também, a formação de coágulos dentro do coração pode “viajar” na circulação e obstruir uma artéria à distância, processo que chamamos de embolia. Todavia, na trombose venosa, a obstrução de veias secundárias ou principais acomete preferencialmente os membros inferiores e, na maioria das vezes, está associada a fatores de risco. Os coágulos formados nas veias contam com predomínio de células do sangue ligadas a fatores de coagulação. Esses também podem se desprender, totalmente ou em fragmentos, e atingir os pulmões, causando uma embolia pulmonar (EP). As tromboses venosas profundas (TVP), diferentemente das tromboses arteriais, raramente provocam a perda do membro. No entanto, a trombose venosa pode ser inicialmente silenciosa e a embolia pulmonar pode ser fatal.

Comente sobre esta matéria ;)