bar speakeasy da São Paulo Urban Distillery é refúgio Art Déco

Cidade

Uma viagem aos anos 20: bar speakeasy da São Paulo Urban Distillery é refúgio Art Déco no centro histórico da cidade

Escondido por cortinas em veludo verde escuro, o bar da SPUD fica em casarão centenário marco da história de São Paulo

Os amantes de história e de descobertas pitorescas já têm um destino certo na cidade de São Paulo. Inaugurado em novembro de 2020, no segundo andar de um casarão centenário, na Rua Nestor Pestana (o mesmo que abriga o icônico Drosophyla Bar) escondido por cortinas em veludo verde, há um ambiente que surpreende – a São Paulo Urban Distillery, pequena e artesanal destilaria de gin com barris de cobre, de onde sai a produção do Jardim Botânico Gin, com seu bar speakeasy anexo, de atmosfera Art Déco. 

DSC_9000_menor.jpg

O estilo foi um marco dos anos 20, um período de exposição e ênfase à singularidade e à peças refinadas de arquitetura e decoração. O speakeasy da SPUD é predominado por tons de verde escuro e no ambiente destacam-se sofás em um canto intimista, onde há 100 anos ficavam os dois armários embutidos do quarto do casarão – ainda com cabides. Destacam-se no ambiente banquetas e mesas arredondadas, balcão extenso em mármore branco com detalhes em metal dourado. 

A iluminação do bar e balcão é estratégica para dar destaque à garrafa do Jardim Botânico Gin, que lembra um perfume dos anos 20 e compõe o cenário. A São Paulo Urban Distillery carrega fortemente consigo o conceito paulistano – as silhuetas de marcos da cidade estão representados no vitral em toda a extensão da parede do balcão do bar.

O projeto é da Plante Arquitetura, junto com o time de sócios da São Paulo Urban Distillery – de cinco nacionalidades diferentes, com o amor pela cidade em comum. “A história do projeto surgiu no centro da capital paulista, repleto de prédios que marcam seu passado, com exemplares belíssimos que encantam a quem se dedica a observar os detalhes. Idealizei reproduzir o mesmo para o speakeasy da SPUD. Um local de encher os olhos dos amantes da história da cidade, uma viagem no tempo e o cenário perfeito para dar formato ao projeto Spud e Jardim Botânico Gin”, explica Fernanda Martin, arquiteta responsável. 

Captura de Tela 2021-08-10 às 16.06.13.png

O bar é comandado pela bartender da casa, Hannah Jacomme, que criou coquetéis feitos com o gin da casa, que buscam surpreender os mais diversos paladares, como o  autoral No Toilet: gin Jardim Botânico, refrigerante de wasabi (feito na casa), pepino e o Deus é Mulher – gin, limão, cynar 70, bitter de laranja, Alcherms. Todos servidos em taças que são verdadeiras relíquias,  garimpadas ao redor do mundo. O menu também apresenta uma história por trás dos curiosos nomes dos coquetéis, o que faz ainda mais completa a experiência da visita.

Captura de Tela 2021-08-10 às 15.59.36.png
Captura de Tela 2021-08-10 às 16.00.01.png
Captura de Tela 2021-08-10 às 16.00.14.png
Captura de Tela 2021-08-10 às 16.00.33.png

Sobre o Jardim Botânico Gin

Fruto de experimentos de um time de cinco amantes de gin de diferentes nacionalidades (escocesa, inglesa, neozelandesa, francesa e brasileira), entre eles dois perfumistas responsáveis pela escolha e harmonização entre botânicos do Jardim Botânico Gin, a bebida associa a tradição secular de destilarias craft a um toque de sofisticação com a adição de componentes especiais, como o Pau Rosa, internacionalmente conhecido por compor também o icônico perfume Chanel Nº 5.

O conceito do Jardim Botânico Gin carrega a alma paulistana. A destilaria onde é produzido fica localizada em um casarão centenário da cidade de São Paulo junto a um speakeasy bar. Em sua garrafa feita à mão, o hexágono localizado ao fundo foi inspirado na cidade de São Paulo e seu marco zero. O design e formato remetem à cana de açúcar, de onde vem o espírito do Jardim Botânico e que destaca a pureza de uma bebida orgânica.

Serviço:

Local: Drosophyla bar – Rua Nestor Pestana, 163 – Consolação

Funcionamento: Qui 17h30 às 00h

Sexta: 17h30 à 1h

Sábados: 17h30 à 1h

Dom. das 15h às 21h

Comente sobre esta matéria ;)