#AgitoSP em Monte Verde. Conheça os principais pontos turísticos para se divertir

#AgitoSP Viagens: Interior SP #AgitoSP Viagens: Monte Verde Experiências #AgitoSP Viagem & Turismo

A convite da Associação de Hotéis e Pousadas de Monte Verde (AHPMV) e da Rosa Arrais Comunicação, o Agito SP viajou para Monte Verde/MG e aqui você confere nossa matéria especial da Press Trip e os principais pontos turísticos para você se divertir e conhecer Monte Verde.

Monte Verde é conhecido como o refúgio ideal para Romance, Ecoturismo e Cultura. Recebe cerca de 170 mil pessoas por ano, sendo cerc de 8 mil em cada feriado.

Alguns chamam Monte Verde de a Suiça Mineira, mas a vila com ares alpinos é muito mais que isso. Tem personalidade própria, resultado de uma combinação de várias culturas européias, com a hospitalidade e a simpatia dos mineiros. A mescla dessas características humanas co a natureza bem preservada da região transformam Monte Verde num convite à paixão em qualquer estágio da vida.

Durante o dia o destaque é o EcoTurismo, com trilhas de diferentes graus de dificuldade, onde os turistas tem contato com uma flora riquíssima, bromélias e araucárias centenárias. Em meio a essa vegetação, divirta-se com os simpáticos esquilos e pássaros.

A noite, a pedida é aproveitar da ótima gastronomia de Monte Verde, com opções para todos os paladares.


Dia 1 – Tour com a empresa de passeios R&S Adventure na Pedra Redonda

A Pedra Redonda é um ponto turístico muito frequentado e um passeio obrigatório para quem visita Monte Verde.

Depois dos primeiros 600 metros da trilha, existe um mirante com uma plataforma de madeira. Descanse e curta a paisagem, que é linda!

Ao final da subida, você alcança o cume da Pedra Redonda, onde existe a inscrição da divisa dos estados de Minas Gerais e São Paulo. Aproveite para descansar e curtir o deslumbrante visual! =D


Visita à Edelweiss Geleias – A geleia artesanal gourmet de Monte Verde

O Dr. Edmundo é espanhol naturalizado brasileiro e PhD em química nuclear. Foi superintendente da CETESB, trabalhou dez anos na ONU e professor no Mackenzie e USP. Ele fabrica pessoalmente os 15 sabores de geleias “artesanalmente, mas com toque profissional”, todos com receita própria e ingredientes de primeira qualidade, sendo os destaques: caju, maçã com gengibre, physallis, damasco, framboesa, laranja, tangerina, maracujá e amora.

Super atencioso, contou que suas frutas são selecionadas e algumas importadas exclusivamente para ele, como por exemplo as laranjas? da Espanha e amoras chilenas. Os morangos ? são frutos selecionados e especialmente colhidos para a Edelweiss.

As geleias são uma delicia! Com sabor marcante, consistência cremosa e na maioria dos sabores, nota-se a presença de pedacinhos das frutas. Tudo isso torna a degustação uma experiência prazeirosa e inesquecível.

Com colheita própria de suas framboesas, criou uma espécie de goiabada, porém com sabor de framboesa (uma delicia!)
Na loja da Edelweiss, o Dr. Edmundo também comercializa artesanatos, que são feitos pela sua esposa Isa. Com muitos detalhes, tem porta geleias, porta batom, caixinhas, bandejas e muito mais.

A Loja da Edelweiss fica no centro de Monte Verde, Galeria Suíça 936, loja 3, onde podem ser degustadas todas estas delícias e também podem ser adquiridas através de e-commerce no site http://www.geleiasedelweiss.com.br


Gressoney – O chocolate de Monte Verde.

Fundada desde 1978, a primeira fábrica de chocolates artesanais de Monte Verde, se destaca por seus produtos famosos desde a sua criação. A tradicional Prímula, são duas bolachinhas especiais recheadas com doce de leite e cobertas com chocolate. Além do Mordisco, Marzipã, bombons e muito mais.


Patinação no Gelo

Idealizado nos anos 80 e aberto ao público no ano 2000, a pista de patinação no gelo de Monte Verde leva o título de uma das maiores pistas fixas do Brasil, com 200m2 de gelo o ringue comporta até 50 pessoas patinando com segurança ao mesmo tempo.

Uma diversão para todas as idades, as crianças pequenas podem se divertir com andadores reguláveis


Gastronomia – Tito´s Du Village

Com ambiente aconchegante e intimista, o restaurante e pizzaria Tito´s Du Village é uma excelente dica para curtir a gastronomia de Monte Verde. O cardápio do restaurante é variado e vai desde pizzas, fondue, sopas, até pratos com picanha e filet mignon. De sobremesa você tem 3 opções, fondue de chocolate com morango, apfelstrudel com sorvete de creme e doce de leite. (Todos uma delícia!)

A equipe é muito atenciosa e o restaurante conta também com uma adega própria com vinhos diversos.


Dia 2 – Fazenda Radical (Mega Tirolesa e Quadricilo)

Iniciamos nosso dia com o passeio de quadriciclo. Após nos equiparmos com capacete e colete, é realizado um test drive antes do inicio da atividade para se familiarizar com o veículo. Acompanhado por um guia da R&S Adventure, percorremos um percurso de 13 km de trilha entre a vegetação com subidas e descidas, passando por lagos, e dependendo da época do ano até mesmo por lama. É muita adrenalina e radical!!

Depois aproveitamos as duas Megas Tirolesas, sendo uma de 450 metros e outra de 475 metros totalizando 925 metros de emoção e adrenalina a mais de 70 metros de altura. A tirolesa faz a Travessia do vale com 360º de vista deslumbrante por meio de cabos de aço. Tirolesa consiste em um cabo aéreo ancorado horizontalmente entre dois pontos, pelo qual o equipamentos ou aventureiros se deslocam através de roldanas conectadas por mosquetões a uma cadeirinha de alpinismo.

 Para as crianças, há também uma mini tirolesa e quem quiser aproveitar mais, arvorismo, escalada e arco e flecha

Dica! A Fazenda Radical não está aceitando cartões, apenas cheque ou dinheiro. Saiba mais sobre os preços das atrações em www.fazendaradical.com.br


Trutário – Paulo das Trutas

A truta arco-íris (Oncorhynchus mykiss) é um peixe da família do salmão, originária do oeste da América do Norte. Foi introduzida no Brasil por volta de 1949, por iniciativa do Ministério da Agricultura para povoar os rios das regiões serranas, pobres em fauna aquática nativa.

A truta encontrou nas frias corredeiras do nosso país o hábitat perfeito para sua criação e, devido às suas características, logo despertou grande interesse por parte de criadores em realizar o seu cultivo comercial. É considerada um peixe nobre, de sabor delicado e de excelentes qualidades nutricionais, pois, além de se constituir em ótima fonte de proteína de alto valor biológico, vitaminas e sais minerais, possui O 3 (Ômega 3): ácidos graxos responsáveis pela redução dos níveis de colesterol no sangue.

Em seu trutário, o Paulo das Trutas possuí 12 tanques para criação artesanal das trutas e utilizando sistema de bombeamento da água do rio da propriedade, procura imitar da melhor forma possível o ambiente natural da truta a fim de resultar em um peixe saudável e saboroso.

E, para saborear a truta, o Paulo das Trutas possui dois restaurantes, um no próprio trutário e outro no centro de Monte Verde. Não deixe de experimentar!!

Aproveite também para se encantar com os esquilos que vivem na mata do trutário. Alguns vêm comer em sua mão.


SPA Samadhi

O SPA Samadhi fica anexo à Pousada Mirante da Colyna, mas qualquer visitante de Monte Verde pode agendar uma sessão de relaxamento com a bela natureza das Montanhas de Monte Verde.

Possui uma ampla e bela estrutura cercada por uma Natureza ímpar, onde você poderá renovar sua respiração, preencher seus olhos e sua alma ao se entregar aos seus encantos.

Desenvolveu todas as suas atividades seguindo com muito cuidado o conceito Holístico e Natural, respeitando a natureza e tudo que ela oferece. Tem como foco oferecer bem estar e harmonia para todos que por ele passarem, sempre frisando a importância de se manter o equilíbrio entre o corpo, a mente e as emoções, de maneira integrada, possibilitando a elevação do Ser.

A Pousada Mirante da Colyna faz parte do Roteiro de Charme de Monte Verde e é cercada de verde por todos os lados, pois situa-se em uma colina rodeada por bosques de araucárias e vegetação nativa com uma linda vista panorâmica das montanhas da Serra da Mantiqueira.

Os chalés são posicionados para a estonteante vista , com muita privacidade e equipados com a sofisticação e o conforto que você merece em sua visita a Monte Verde.


Chopp do Fritz

Fundada em 1993, a cervejaria artesanal alemã do Fritz é uma das mais antigas do Brasil. Atualmente, possui uma rede de seis restaurantes alemães no interior paulista e Monte Verde-MG, onde se localiza sua fábrica, que pode ser agendada a visita guiada com mestre-cervejeiro Jörg Franz Schwabe e conhecer como é feita a produção do chopp artesanal.

O Fritz produz quatro tipos chopes e cervejas artesanais Natur, Weizen, Köelsch e Dunkel, que podem ser encontrados em seus restaurantes. As cervejas também são distribuídas nas unidades da loja especializada Mr. Beer.


Dia 3 – Shopping Celeiro – Nelson (O Homem do tempo) e a Vila dos Esquilos

Nelson Pacheco, conhecido como “o Homem do tempo” é famoso por fazer a medição da temperatura de Monte Verde há 15 anos. A média dos registros é anotada e fica à disposição de todos na porta de sua loja “Mont´Art” onde vende termômetros, lembranças, artigos de decoração e os famosos relógios Cucos Alemães.

Sua outra tarefa é alimentar os esquilos que moram na mata e todos os dias vem se alimentar no espaço que Nelson montou “A Vila dos Esquilos”. Quem não se encanta quando assiste “Tico e Teco” ou “Alvim e os Esquilos”? E quando você encontra estes bichinhos frente a frente, não tem como não gostar deles!

É um trabalho muito especial, onde o turista tem a oportunidade de ver os bichinhos de perto, buscando o alimento e levando para o seu ninho. Nelson conta que o “esquilo pega o fruto, enterra para comer depois, porém esquece e aí nasce uma nova árvore”. Assim, os esquilos contribuem para o reflorestamento das araucárias e castanha portuguesa. Ele também comenta que realiza este incrível trabalho sozinho, onde gasta aproximadamente R$ 400,00 para alimentar os esquilos. Assim, se você quiser colaborar, pode ajudar doando os alimentos na loja do Nelson 😉

Não perca esta incrível experiência e atenção! Não alimente os bichinhos e não use flash para fotografar. Leia atentamente às placas e respeite os avisos.

Confira nossa galeria de fotos no nosso facebook: http://ow.ly/QnwGG

E assim encerramos a nossa press trip! Esperamos poder contribuir com o seu roteiro de visita à Monte Verde e possa desfrutar destes incríveis momentos, que são únicos!

Nossos agradecimentos à Silvia Urias (da AHPMV que nos acompanhou em todos os roteiros), Gabriel Cruz (da Rosa Arrais), Sr. Edmundo, Tito e Nelson e aos estabelecimentos que nos recepcionaram com toda cortesia e atenção.

Serviço:
Associação de Hotéis e Pousadas de Monte Verde. Se localiza ao lado do portal de entrada de Monte Verde

R&S Adventure. Reserve a sua aventura, passeios e muito mais! Av. Monte Verde, 847 centro. (35) 3438-2535 / (35) 8841-5076. [email protected]

Edelweiss Geleias Artesanais. Galeria Suiça – Loja 3. (35) 3433-5508. www.geleiasedelweiss.com.br

Tito´s du Village Restaurante. Av. Monte Verde, 790 (35) 3438-2527

Restaurante e Trutário Paulo das Trutas Rua da floresta, 810 (35) 3438-1214

Restaurante Paulo das Trutas Av. das Montanhas, 120

Vila dos Esquilos e Nelson (O Homem do tempo) Shopping Celeiro – Av. Monte Verde

Hotel Cabeça de Boi. Rua da Mantiqueira, 1237 (35) 3438-1311 [email protected] www.hcboi.com.br

Patinação no Gelo. Av Monte Verde 1463 (35) 3438-1440

Fazenda Radical Rodovia Agostinho Patrus Km 5 – Pico do Selado (35) 8817-2645

Comente sobre esta matéria ;)