A edição 2021 do Festival de Sopas Ceagesp já começou

Experiências #AgitoSP Gastronomia

O tempo esfriou e para quem ama sopas, uma boa notícia! Começou um dos mais tradicionais eventos gastronômicos de Sampa, o Festival de Sopas 🍵 Ceagesp – Edição 2021.

Completando 12 temporadas, o festival acontece desde 2009 na Ceagesp e só não aconteceu no ano passado de forma presencial devido à gravidade da pandemia. Mas foi reinventado no sistema delivery, entregando as sopas congeladas com a mesma qualidade e sabor (elas vêm em embalagens de 500g congeladas e basta aquecer para se deliciar).

Todas as semanas tem novos sabores de cremes e caldos no cardápio, mas as famosas Sopa de Cebola e Sopa de Cebola Gratinada, sucessos na Ceagesp há mais de cinco décadas, tem presença garantida. 

sopa de cebola gratinada

Curiosidade: a Sopa de Cebola fazia parte do cardápio do antigo restaurante Ceasa no final da década de 1960 até meados dos anos 1980, e era consumida por funcionários, comerciantes e compradores que trabalhavam no entreposto. De tão boa e revigorante, a Sopa de Cebola ganhou fama na cidade, que na época era muito carente de locais que servissem comida na madrugada. 

Ao chegar é aferido a temperatura e há um totem com álcool em gel. Você recebe sua comanda e na área de espera há uma mesa de queijos e antepastos (R$ 11,90 a cada 100g).

Devido a pandemia, as mesas estão com maior distanciamento no salão e em cada uma há um frasco de álcool em gel.

Para se servir no buffet, é obrigatório o uso da máscara 😷 e também colocar uma luva descartável. E aí é só aproveitar o festival e saborear as sopas e caldos quantas vezes quiser (sem desperdiçar 😉).

buffet com as sopas e caldos

Esta semana (26 a 30/05) tem sopa de cebola, minestrone vegetariano, creme de mandioquinha com salmão, creme de couve flor com roquefort, sopa de rabada, capeletti in brodo e a sopa de cebola gratinada.

A sopa de cebola gratinada já está servida em cumbucas grandes e pequenas e estão te aguardando na chapa. O garçom tem um pegador especial para colocar a cumbuca mega quente no seu prato. E o mais gostoso é que tem pedaços de cebola, que de tão quente, desmancham. Uma delicia!

Já na mesa ao lado há cumbucas com acompanhamentos como croutons, queijo ralado, calabresa, cebolinha, pão de forma cortado, pimenta, alho frito, salsinha.

O evento tem valor de R$ 54,90 por pessoa, sem cobrança de taxa de serviço). Vinhos, refrigerantes, sucos e sobremesas são cobrados à parte. 

A edição 2021 acontece de quarta a domingo (até 29 de agosto) no Espaço Gastronômico Ceagesp das 17h30 às 21h (o horário pode alterar de acordo com o Plano SP de combate ao coronavírus). A entrada é pelo Portão 4 da Ceagesp, que fica na av. Dr. Gastão Vidigal, altura do nº 1.946.

Para evitar aglomerações, é necessário fazer sua reserva através do site festivaisceagesp.com.br/reservas

Comente sobre esta matéria ;)