10ª Virada Sustentável SP anuncia programação em formato inédito

Cidade

A 10ª edição da Virada Sustentável SP ocorre pela primeira vez em modelo híbrido: físico e virtual, com intensa programação gratuita composta por ocupações artísticas que provocam uma reflexão sobre a sustentabilidade nos dias de hoje, na amplitude de seu significado. Nas plataformas digitais, o festival promove experiências e conexões humanas. O evento será realizado de 16 de setembro a 18 de outubro, com intervenções em diversos locais nas cinco regiões da cidade como Largo da Batata, Avenida Paulista, Minhocão, Grajaú, Brasilândia, Jardim Helena, ‘Rua das 100 Minas’ na Lapa, e também no Instagram, Facebook e Youtube.

A comemoração dos 10 anos da Virada Sustentável SP acontece neste momento histórico da Humanidade, em que se fazem ainda mais necessários o pensar sobre o coletivo, os limites do nosso planeta e para onde estamos caminhando. “Acredito que o respeito ao meio ambiente, o consumo consciente, a diversidade irrestrita, a luta contra a desigualdade social e o cuidado com a saúde são as frentes que constroem um futuro mais sustentável a partir do indivíduo, e por isso, adotamos estes temas como pilares desta edição”, explica André Palhano, idealizador do evento ao lado da publicitária Mariana Amaral.

A abertura da Virada ocorre no dia 16 de setembro, quarta-feira, com Juntes Recriamos o Futuro, projeção de mensagens em empenas de vários prédios executada pelo coletivo Projetemos , levando as mesmas mensagens vistas em São Paulo, simultaneamente, para Salvador, Fortaleza, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Manaus. As mensagens são resultado de reuniões de cocriação virtuais sobre desejos de futuro que reuniram centenas de organizações e personalidades, nas diferentes frentes temáticas trabalhadas este ano pelo festival, e ganharam tratamento gráfico de um time de designers e ilustradores, para ganhar as ruas da capital paulista.

Obra do coletivo Projetemos | Crédito: Divulgação

Durante a primeira semana, o público vai se deparar com intervenções artísticas, que de maneira lúdica, buscam levar as pessoas a refletir sobre as mudanças climáticas. Para chamar atenção para este assunto, o Largo da Batata acolhe “Eggcident”, intervenção idealizada pelo artista holandês Henk Hofstra composta por ovos fritos gigantes estalados no asfalto. Neste período, o local também recebe a instalação “Olha pro céu, meu Amor”, um túnel que convida os pedestres a lerem frases escritas sobre Consumo Consciente. Ambas as obras contam com audiodescrição. No dia 17 de setembro, o Largo é visitado pelo Homem Sustentável, um performer que carrega em seu corpo um “Objeto Sustentável” que produz seu próprio oxigênio.

Preethajiuma meditação global simultânea acontece com a participação de mais de 200 lideranças espirituais e religiosas, professores e múltiplos porta-vozes da cultura de paz, em parceria com a Virada Zen, celebrando o Dia Internacional da Paz , em 21 de setembro, segunda-feira, abrindo a programação da segunda semana do evento. Dentre as presenças confirmadas estão Bruna Lombardi, Preethaji, Chandra Lacombe, Marcia de Luca, Tadashi Kadamoto, Roberto Shinyashiki, Roberto Crema (Unipaz), Ken Odonell (Brahma Kumaris Brasil), Lama Padma Samten (CEBB), Padre Domingos Cunha (IESH), Monja Coen (Zen Brasil), Deva Premal & Miten e Mariana Ferrão.

Quem passar pela Avenida Paulista, entre os dias 24 e 27 de setembro, será agraciado pela presença de poetas e performers que abordam a sustentabilidade em suas atuações. Já os muros do Jardim Gaivotas, no distrito do Grajaú, recebem o DaMargem à Margem, três murais grafitados pelos coletivos culturais Salve Selva, Ateliê Daki e Imargem.

Também integram a programação da terceira semana o Cem Minas na Rua, na Lapa, em que 22 mulheres grafitam 150 metros lineares de murais da região. Houve uma diminuição do número de participantes por conta da pandemia e para que o distanciamento e as normas de segurança específicas para este período fossem respeitados . No sábado, 3 de outubro, a carreata poética sai do Centro Cultural Grajaú em direção ao Masp em homenagem à Carolina Maria de Jesus, em que trechos de seu livro “Quarto de Despejo” serão lidos por 9 poetas da zona sul da cidade, acompanhadas da filha da autora, a professora Vera Eunice.

Neste final de semana a Avenida Paulista tem uma programação especial. No dia 2 de outubro, em parceria inédita, o Memorial Inumeráveis e VJ Suave se unem para apresentar uma obra cuja narrativa ganha vida na arquitetura dos prédios, casas, árvores e superfícies na noite da cidade de São Paulo com as projeções da dupla VJ Suave. O conteúdo escrito é fruto do relacionamento do Inumeráveis com lideranças indígenas que perderam seus parentes por COVID-19 e que contaram suas histórias íntimas e suas lutas. Entre os dias 2 a 4 de outubro, ocorre o Festival de Luzes de São Paulo, o principal festival nacional de projeções mapeadas da cidade, que traz o tema “Uma Visão do Futuro” misturando arte, tecnologia e arquitetura.

Este período também conta com uma remada histórica no Rio Pinheiros, ação que destaca a importância da despoluição de seus afluentes para que o rio volte a viver e quem sabe, seja um ponto de encontro do paulistano em um futuro próximo.

Festival de Luzes de São Paulo | Crédito: Divulgação

Compondo a programação da quarta semana, as Fábricas de Cultura da Brasilândia, Jaçanã e Vila Nova Cachoeirinha, na zona norte da cidade,ganham grafites temáticos sobre Amazônia e Meio Ambiente executados por artistas mulheres da região. Durante esta semana, ocorre também o Cine Drive-in, primeira iniciativa do gênero na zona norte da cidade. Com duas sessões diárias no estacionamento do Shopping Center Norte, a programação conta com os filmes “A Odisseia dos tontos”, “Bingo: o rei das manhãs”, “Chorar de rir”, “Talvez uma história de amor”, “Motorrad”, “Hebe: a estrela do Brasil” e “Trash: a esperança vem do lixo”. Entre os dias 10 e 12 de outubro, o Festival de Luzes de São Paulo volta a ser apresentado na Avenida Paulista.

Finalizando a programação de grafites da Virada Sustentável SP, desta vez é o Jardim Helena, na Zona Leste, que acolhe a ação Grafite na Kebrada | Conscientize-se, realizada pelo coletivo Arte e Cultura na Kebrada.

Já o Minhocão é palco de três grandes ocupações, que também contam com audiodescrição: Jaguar Parade, instalação que chama atenção para a importância da onça pintada em nosso bioma; a intervenção “Eu era outra Selva” do artista Felipe Morozini, que tem o objetivo de fazer refletir sobre a floresta que estava aqui e qual floresta deixaremos para as futuras gerações; e também “FlorestAR_devir floresta :: A vida é uma Utopia”, ocupação de Dudu Tsuda que leva os sons da floresta para o Parque Minhocão. Nos dias 17 e 18 de outubro, Juntes Recriamos o Futuro, projeções do coletivo Projetemos, encerram a programação da Virada Sustentável SP nas mesmas empenas que participaram da abertura do evento.

Garantindo a participação das crianças em sua programação, a Virada Sustentável contempla na programação do Cine Drive-in, os filmes “Pé Pequeno” nos dias 3 e 10/10. Nos dias 4 e 9/10 é a vez da animação “Cegonhas” ocupar a tela e, para finalizar, “O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida”, nos dias 11 e 12/10, às 18h30. Os filmes serão apresentados em versão dublada.

Algumas atividades artísticas ocorrem durante todo o evento e vão para além da data de término, como é o caso das intervenções Seja a Mudança nas estações do Metrô, que de maneira impactante, trazem para o cotidiano do paulistano uma reflexão sobre diversidade, economia circular, reciclagem e a Agenda 2030 da ONU. Já o canteiro central da Avenida Paulista recebe a exposição Exit do cartunista Andy Singer entre os dias 12 de outubro e 15 de novembro, trazendo a reflexão sobre a mobilidade para um dos pontos mais icônicos da cidade e onde a discussão do tema é inevitável.

FÓRUM VIRADA SUSTENTÁVEL

Neste ano, para evitar aglomerações e em respeito às orientações das autoridades da saúde, o festival apresenta toda a sua programação de conhecimento, o Fórum Virada Sustentável, em plataforma digital, ampliando a possibilidade de participação para pessoas de fora de São Paulo. Todas as atividades contam com tradução em Libras e tradução simultânea nas palestras de convidados internacionais. Durante o Fórum, serão realizadas palestras sobre economia circular, mudanças climáticas, meio ambiente, futuro do trabalho, diversidade e inovação social, dentre outros temas. Para participar, os interessados precisam se inscrever gratuitamente na atividade de interesse no site da Virada Sustentável: http://www.viradasustentavel.org.br

Entre os convidados confirmados estão duas referências mundiais em temas econômicos: a economista britânica Kate Raworth, criadora do conceito da “Economia Donut” no dia 18 de setembro, sexta-feira, às 14h; e o arquiteto William McDonough, coautor do livro “Cradle to Cradle” (Do Berço ao Berço), um dos pilares do conceito de Economia Circular, no dia 21 de setembro, segunda-feira, às 14h.

Kate Raworth e William McDonough participam do Fórum Virada Sustentável |
Crédito: Divulgação

Completando a programação do dia 21 voltada para a economia circular, às 15h, acontece o painel sobre os sucessos, desafios e particularidades da economia circular no Brasil; às 16h, ocorre uma discussão sobre as novidades e diretrizes trazidas pelo Plano Nacional de Resíduos Sólidos, que está em consulta pública para regulamentação nacional. Dando continuidade ao tema, Maria Alejandra Fernandez, representante da ONU Meio Ambiente, apresenta um estudo feito pela própria instituição sobre os panoramas dos resíduos na América Latina, que será o ponto de partida para a discussão os desafios da reciclagem no Brasil a no dia 22, às 14h; logo em seguida, às 15h, começa uma reflexão sobre as embalagens considerando os conceitos da economia circular. Para encerrar esta programação, às 16h, será apresentado um levantamento sobre as tendências e os hábitos dos consumidores durante a pandemia, além de uma reflexão sobre possíveis caminhos para promoção do consumo consciente em um futuro muito próximo.

O evento promove no dia 30 de setembro uma programação intensa sobre diversidade iniciada pelo painel Isolamento e Empreendedorismo – a vida das mulheres na pandemia, às 17h, seguido pela conversa com Elza Soares, às 18h sobre a existência e resistência da mulher negra. Às 19h, será transmitido o Painel Acesso Barrado: onde meu corpo não entra, mediado por Paola Valentina, da equipe do Museu, com a participação da cantora Preta Gil, Maya Schneyder, Ivone (Gata de Rodas) e Leonardo Vieira (Memorial da Inclusão) nesta conversa.

Elza Soares participa da conversa sobre existência e resistência da mulher negra |
Crédito: Divulgação

Nos dias 7 e 8 de outubro o tema Cidades Sustentáveis permeia todas as atividades, desde a discussão sobre o futuro do trabalho sob a influência da tecnologia, passando pelo uso da inteligência artificial no funcionamento das cidades e suas consequências, à invisibilidade de pessoas que habitam as cidades mas não têm os documentos que os validam como cidadãos. As questões de segurança hídrica e mobilidade urbana também serão abordadas neste ciclo de atividades.

O Meio Ambiente é o último tema abordado pelos painéis do Fórum Virada Sustentável. No dia 14 de outubro, às 14h, ocorre uma conversa sobre Biomas, pensando nos desafios e soluções para a preservação. A última atividade é a Batata Quente especial, às 15h: uma entrevista com Virgílio Viana, superintendente da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), sobre a atual situação da Amazônia.

Após sua realização, todas as atividades da programação do Fórum Virada Sustentável ficarão disponíveis com tradução em Libras e legenda no canal da Virada Sustentável.

VIRADA SUSTENTÁVEL SP

A 10ª Virada Sustentável SP gera ampla visibilidade às iniciativas e debates positivos e inspiradores da cidade, que refletem temas como biodiversidade, cidadania, mobilidade urbana, água, direito à cidade, mudanças climáticas, bem-estar, consumo consciente e economia verde, entre outros.

A edição paulistana é mais uma vez realizada em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, agenda de desenvolvimento assinada por mais de 190 países que tem como objetivo determinar o curso global de ações da sociedade, indivíduos e governos, para erradicar pobreza e desigualdade social, promover a saúde e o bem-estar geral, respeito à diversidade, proteger o meio ambiente, enfrentar as mudanças climáticas, entre outros, até o ano de 2030.

Parceiros – A Virada Sustentável é apresentada pela Braskem. Tem patrocínio de Novelis, Ambev, Gerdau, Electrolux, co patrocínio da Liberty Seguros, Instituto Center Norte, TetraPak e apoio das empresas Ball, ValGroup, Isa Cteep, Mercado Livre, Sabesp, Scania e Nestlé, além de parceria com CBN, Estadão, Ótima, Pacto Global, Cebds, Akatu, Abrelpe, Nic.Br e co-realização Prefeitura de São Paulo.

Sobre – O festival Virada Sustentável é o maior evento de sustentabilidade do Brasil. Envolve articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, equipamentos culturais, empresas, escolas e universidades.

Entre os dias 16 de setembro e 18 de outubro, em todas as regiões da cidade de São Paulo e nas plataformas virtuais, a Virada Sustentável 2020 apresenta uma programação inteiramente gratuita com instalações, projeções, grafites, cinema, intervenções, programação de bem-estar, além do Fórum Virada Sustentável.

O evento tem como objetivo apresentar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população, além de reforçar as redes de transformação e impacto social existentes nas diferentes cidades.

Os destaques de cada semana seguem abaixo. A programação completa pode ser acompanhada nos seguintes canais:

Site: www.viradasustentavel.org.br

Instagram: @viradasustentavel
Facebook: facebook.com/viradasustentavel
Youtube: http://www.youtube.com/user/ViradaSustentavel
Fotos das atividades e palestrantes da Virada Sustentável 2020 estão disponíveis aqui .

Informações para imprensa

Agência Lema
Leandro Matulja/ Letícia Zioni
agencialema.com.br

Carolina Bressane (11) 99234 4570
[email protected]

Virada Sustentável – Resumo da programação

Semana 01 (16/09 a 20/09)
Temas – Futuro; Mudanças Climáticas
Principal ocupação: Largo da Batata

Principais atividades e ações

• Juntes Recriamos o Futuro
A abertura da Virada ocorre no dia 16 de setembro, quarta-feira, com projeção de mensagens em empenas de vários prédios executada pelo coletivo Projetemos, levando as mesmas mensagens vistas em São Paulo, simultaneamente, para Salvador, Fortaleza, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Manaus. As mensagens são resultado de reuniões de cocriação virtuais sobre desejos de futuro que reuniram centenas de organizações e personalidades, nas diferentes frentes temáticas trabalhadas este ano pelo festival, e ganharam tratamento gráfico de um time de designers e ilustradores para ganhar as ruas da capital paulista.

Data: 16/09 e 17/09
Locais:
01 – Edifício Camboriú Av. Armando Ferrentini
02 – Edifício Basílio da Cunha R. Basílio da Cunha
03 – Edifício Maria Luiza R. Cubatão
04 – Edifício Lota – Árvore Alameda dos Tacaúnas
05 – Deli Garage – R. Medeiros de Albuquerque
06 – Galeria Ribatski – R. João Ramalho
07 – Edifício Cosmopolitan – Rua Helvetia, Santa Cecília
08 – Condomínio Edifício El Ombu – R. Caio Prado
09 – Rua Maria Antônia 77
10 – Rua Augusta, 541

• Juntes Recriamos o Futuro – Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre
Data: 16/09Locais:01 – Rua Maria Eugênia, Humaitá, Rio de Janeiro
02 – Rua Pedro Milton de Brito, Barra, Salvador (próximo ao Forte da Barra)
03 – Rua Waldery Uchoa, Benfica, Fortaleza
04 – Av. Eduardo Ribeiro com Rua 24 de Maio, Centro, Manaus
05 -Rua Venâncio Aires, Centro Histórico, Porto Alegre (próximo ao Parque da Redenção)

• Eggcident
Instalação de ovos gigantes do artista holandês Henk Hofstra, remetendo ao tema do Aquecimento Global e das Mudanças Climáticas.

Data: 17/09 a 20/09Local: Largo da Batata
Obra com audiodescrição

• Olha pro Céu, meu Amor
Esta intervenção, que ocupará o Largo da Batata de 17 a 20 de setembro, convida o público para uma ação simples, mas que mudará seu estado de presença e pensamentos. Mais do que encontrar o céu, as pessoas vão se deparar com frases que causarão reflexão e inspiração para a construção de um REFUTURO possível.

Data: 17/09 a 20/09Local: Largo da Batata
Obra com audiodescrição

• Mostra de Performance | Homem Sustentável
Apresentada desde o ano de 2016 nas ruas das cidades brasileiras, a performance Homem Sustentável é ressignificada com a chegada da Covid-19. O performer carrega em seu corpo um “Objeto Sustentável”, um mecanismo de produção de oxigênio para a realização das ações cotidianas.

Data: 17/09
Horário: 12h e 17h
Local: Largo da Batata

Fórum Virada Sustentável 2020

• Kate Raworth | Economia Donut
Palestra seguida de debate com a economista britânica Kate Raworth, criadora da Economia Donut (“Doughnut Economics”), um conceito que vem revolucionando o modo como pensamos o futuro do capitalismo e a busca pelo crescimento econômico a qualquer custo.
Kate Raworth é uma economista focada em adequar a economia ao século 21. Seu livro “Economia Donut: Uma alternativa ao crescimento a qualquer custo” é um bestseller internacional que foi traduzido para 18 idiomas. Ela é cofundadora do Doughnut Economics Action Lab, que trabalha com agentes de mudança para transformar a Economia Donut de uma ideia radical em uma ação transformadora. Ela leciona na Oxford University e na Amsterdam University of Applied Sciences.

Data: 18/09
Horário: 14h às 15h
Local: Transmissão online ao vivo
Inscrição pelo site da Virada Sustentável

Semana 02 (21/09 a 27/09)
Temas – Cidade Sustentável e Direito à Cidade; Água; Paz
Principal ocupação: Avenida Paulista
Principais atividades e ações

• Mostra de Performance | Sou Caminho
Três performances acontecem simultaneamente em 3 semáforos da Av. Paulista apresentando as seguintes provocações:
Altere seu Caminho
Você seria capaz de mudar o seu caminho para alterar a nossa história?
Em Que Rio Você Mora
Você foi levado a seguir esse caminho ou foi uma escolha?
Plante
Enquanto você está em pausa, que caminho novo você pode trilhar?
Data: 24/09 a 27/09
Horário: 09h30 às 11h e 16h30 à 18h
Local: Avenida Paulista

• Mostra de Performance | Poética Paulista
Cinco performers andam pela Av. Paulista lendo um grande livro. De suas roupas sairão poesias de Natalia Barros, Tatiana Nascimento, Arruda, Jairo Pereira e Roberta Estrela d´Alva. As poesias estão ligadas à temática da Virada Sustentável.
Data: 24/09 a 27/09
Horário: 11h30 às 13h e 14h30 às 16h
Local: Avenida Paulista

• Mostra de Performance | Auto Bike
Auto bike é um duo de sanfona e percussão em três rodas. Com um caminho trilhado por música e a rádio dois girassóis até contação de história acontece.
Data: 27/09
Horário: 15h às 18h
Local: Avenida Paulista

• DaMargem à Margem
As ruas do bairro Jardim Gaivotas no distrito do Grajaú já são conhecidas por sua concentração de graffitis e intervenções de arte, praticamente uma galeria a céu aberto, artistas de outros territórios, outras estados e até outros países já pintaram nas ruas e vielas. Os coletivos culturais de graffiti e educação, Salve Selva, Ateliê Daki e Imargem produziram simultaneamente três novos murais integrando uma jornada de intercâmbio artístico no território.
Data: 26/09 e 27/09Local: Zona Sul | Rua 9 de setembro, 88 – Jd. Gaivotas

• Seja a Mudança | Reciclagem
Já pensou como você pode ajudar o planeta descartando os materiais de maneira correta? Seja você a mudança que deseja no mundo!
A Virada Sustentável São Paulo 2020 ocupa a cidade de 16 de setembro a 18 de outubro com uma série de intervenções e performances que propõe inspirações e reflexões para a construção de um REFUTURO possível. Repense. Recrie. Recicle.
Data: 21/09 a 27/09Local: Metrô Estação Santa Cecília

Fórum Virada Sustentável 2020 I Economia Circular
Um amplo debate sobre os desafios da transição para a Economia Circular no Brasil, com participação de especialistas e representantes de diferentes setores. Painel de abertura com um dos criadores do conceito de circularidade, o arquiteto norte-americano William McDonough, coautor do clássico Cradle to Cradle (Do Berço ao Berço).

• William McDonough | Do Berço ao Berço (Cradle to Cradle)
Palestra seguida de debate com um dos criadores do conceito de Economia Circular para o planeta, o arquiteto norte-americano William McDonough, co-autor do livro “Cradle to Cradle” (Do Berço ao Berço), que propõe eliminar o conceito de resíduos, transformando todo o material descartado em nutriente para a natureza (biológico) ou para a indústria (técnico).

Entrevistadores
Fabiana Quiroga | Braskem
Carlos Silva | ISWASérgio de Freitas Monforte | CNIMediação
Emanuel Alencar

William McDonough é CEO da McDonough Innovation e um líder mundialmente reconhecido em desenvolvimento sustentável. Ele é o fundador dos arquitetos William McDonough + Partners e MBDC, criadores do programa de produtos Cradle to Cradle Certified ™. McDonough foi coautor de Cradle to Cradle: Remaking the Way We Make Things (2002) – amplamente reconhecido como um texto seminal dos movimentos de design de sustentabilidade e economia circular. Em 2019, a revista Fortune o nomeou um dos 50 maiores líderes do mundo e a revista Time o reconheceu como um “Herói do Planeta”, observando: “Seu utopismo é baseado em uma filosofia unificada que – de maneiras demonstráveis e práticas – está mudando o design do mundo. “

Data: 21/09
Horário: 14h às 15h
Local: Transmissão online ao vivo
Inscrição pelo site da Virada Sustentável

• Economia Circular no Brasil | Sucessos e Desafios
Um debate aberto sobre os avanços e dificuldades para se implementar um modelo de Economia Circular no Brasil, apontando as particularidades do modelo atual e trazendo a visão de especialistas e técnicos relacionados ao tema, além de apresentação de casos de sucesso.

Convidados
Paulo Boneff – Gerente de Responsabilidade Social – Gerdau
Rodrigo Oliveira – Green MiningMediação
Emanuel Alencar

Data: 21/09
Horário: 15h às 16h
Local: Transmissão ao vivo online
Inscrição pelo site da Virada Sustentável

• Plano Nacional de Resíduos Sólidos | O que vem por aí
Uma discussão sobre as novidades e direções trazidas pelo Plano Nacional de Resíduos Sólidos, lançado após 10 anos da aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e que está em consulta pública para regulamentação em território nacional.

Convidados
Eunice Lima | Novelis
José Valverde | SIMA
Mediação
Emanuel Alencar

Data: 21/09
Horário: 16h às 17h
Local: Transmissão ao vivo online
Inscrição pelo site da Virada Sustentável

• O Amanhã da Paz | Meditação Global
Dia 21 de setembro é o Dia Internacional da Paz. Aproveitando essa data tão especial, a Virada Zen e a Virada Sustentável se uniram para O AMANHÃ DA PAZ. Uma meditação global pela paz, unindo as mais diversas filosofias do conhecimento humano: lideranças espirituais e religiosas, professores e múltiplos porta-vozes da cultura de paz. Com participação de Roberto Crema (Unipaz), Ken Odonell (Brahma Kumaris Brasil), Lama Padma Samten (CEBB), Padre Domingos Cunha (IESH), Marcos Rojo, Deva Premal & Miten, Monja Coen (Zen Brasil), Preethaji,Tadashi Kadomoto (Instituto Tadashi Kadomoto), Roberto Shinyashiki (Editora Gente), Bruna Lombardi e Mariana Ferrão

Data: 21/09
Horário: 20h
Local: Evento online transmitido pelo @viradasustentável, e perfis dos participantes que podem ser acessados pelo site da Virada Sustentável
Site:http://www.viradasustentavel.org.br/amanha-da-paz

• Os Desafios da Reciclagem no Brasil
Apresentação de Estudo da ONU sobre o panorama dos resíduos na América Latina, seguido de debate e apresentação de casos relacionados aos desafios da reciclagem no Brasil e demais países da região.

Convidados
Maria Alejandra Fernandez | ONU Meio Ambiente
César Sanches | Valgroup
Paulo de Mattos | BraskemMediação
Emanuel Alencar

Data: 22/09
Horário: 14h às 15h
Local: Transmissão ao vivo online
Inscrição pelo site da Virada Sustentável

• Repensando as embalagens sob a ótica da economia circular
A importância do design de embalagens e da inovação em materiais para a transição ao modelo de Economia Circular, com apresentação de cases, tendências e oportunidades relacionados.

Convidados
Barão di Sarno | Questtonó
Edson Tomaz | Amlurb
Estevão Braga | BallMediação
Emanuel Alencar

Data: 22/09
Horário: 15h às 16h
Local: Transmissão ao vivo online
Inscrição pelo site da Virada Sustentável

• Consumo Consciente | Os Impactos da Pandemia
Quais são as tendências e hábitos revelados pelo consumidor brasileiro durante a pandemia do coronavírus? O painel envolvendo técnicos e especialistas de diferentes áreas procura responder essas e outras questões relacionadas ao tema, bem como apontar possíveis caminhos num futuro próximo.

Convidados
Larissa Kuroki | Akatu
Valéria Michel | Diretora de Sustentabilidade da Tetra Pak Brasil e Conesul
Laura Motta | Gerente de Sustentabilidade do Mercado LivreMediação
Emanuel Alencar

Data: 22/09
Horário: 16h às 17h
Local: Transmissão ao vivo online
Inscrição pelo site da Virada Sustentável

Semana 03 (28/09 a 04/10)
Temas – Desigualdade Social; Diversidade
Principais atividades e ações

• Seja a Mudança | Diversidade
Não espere acontecer, seja você a mudança que deseja no mundo. Você enxerga o universo de maneira bicolor ou multicolorida? Respeite a diversidade!
A Virada Sustentável São Paulo 2020 ocupa a cidade de 16 de setembro a 18 de outubro com uma série de intervenções e performances que propõe inspirações e reflexões para a construção de um REFUTURO possível. Repense. Recrie. Regenere.
Data: 28/09 a 04/10
Local: Metrô Estação Brigadeiro

• Carreata Poética | Edição Especial Virada Sustentável
Trajeto realizado com um pequeno carro de som onde será recitado, durante o percurso, trechos do livro “Quarto de Despejo” da autora Carolina Maria de Jesus, com a participação de 9 poetas da região do Grajaú além da participação da filha da Carolina Maria de Jesus, a professora Vera Eunice.
O ponto de partida será o CCG – Centro Cultural Grajaú com destino ao MASP – Museu de Arte de São Paulo. A 9ª Carreata Poética terá a honra da participação especial da Professora Vera Eunice de Jesus, filha de Carolina Maria de Jesus, além das poetas Maria Vilani, Alessandra Silveira, Luciane Gaspar, Maira Garcia, Maria Luci Nunes, Érika Malavazzi, Lucimeire Juventino e Ana Carolina Lucas .
A Carreata Poética é uma representação dos movimentos culturais que resistem a todas às intempéries para difundir a arte e seus cultores.

Data: 03/10
Horário:13h às 15h
Local: Centro Cultural Grajaú até MASP

• Cem Minas na Rua
Serão realizados graffitis por um total de 22 artistas em um muro de 150 metros. A curadoria levou em consideração a representatividade de estilos (letras, personagem, stencil etc), assim como procurou garantir a presença de artistas negras, periféricas, mães e pessoas trans. As atividades terão início por volta das 10h com previsão de encerramento às 18h. Por conta da pandemia, esta ação será realizada durante 4 dias, com poucas artistas grafitando para que não se gere aglomerações.
O Cem Minas na Rua é uma idealização das artistas Mariana Jorge, a Majo, e Mado Lopez.

Data: 01 a 04/10
Local: Lapa | Rua Doutor Adelino Chaves

• MEMORIAL INUMERÁVEIS| VJ SUAVE
Pela primeira vez VJ Suave, o duo de artistas audiovisuais – Ceci Soloaga e Ygor Marotta, se junta com o Memorial Inumeráveis, representado por Gabriela Veiga e Edson Pavoni, para ocupar a cidade. Dessa união saiu uma obra que faz parte da Virada Sustentável 2020 e que pretende criar uma conexão simbólica entre indígenas e não indígenas.
A obra que acontecerá dia 02/10 na Avenida Paulista, contempla a identidade de alguns povos indígenas através de suas línguas originárias. A dupla VJ Suave vai projetar a obra em movimento fazendo a narrativa ganhar vida na arquitetura dos prédios, casas, árvores e superfícies na noite da cidade de São Paulo. O conteúdo escrito é fruto do relacionamento do Inumeráveis com lideranças indígenas que perderam seus parentes por COVID-19 e que contaram suas histórias íntimas e suas lutas.

Data: 02/10
Local: Avenida Paulista

• Festival de Luzes de São Paulo
Espetáculos que misturam arte, tecnologia e arquitetura, num verdadeiro show de cores e formas. Nesta edição especial realizada em parceria com a Virada Sustentável, trará “Uma Visão do Futuro” como tema principal.
Data: 02 a 04/10
Local: Avenida Paulista

Fórum Virada Sustentável 2020 I Diversidade e Empoderamento

• Isolamento e Empreendedorismo | A vida das mulheres na pandemia
Aos desafios normalmente já enfrentados pelas mulheres, somou-se o agravante do isolamento. Vamos debater a questão particular da mulher na pandemia sob o viés do empreendedorismo, seja ele o da mulher empreendedora ou do espírito empreendedor da mulher profissional.

Convidadas
Adriana Barbosa | Feira Preta
Ana Fontes | Rede Mulher Empreendedora
Renata Santos | Liberty Seguros

Data: 30/09
Horário: 17h às 18h
Local: Transmissão ao vivo online
Inscrição pelo site da Virada Sustentável

• Elza Soares | A existência e a resistência da mulher negra
Elza Soares, ícone da música brasileira, celebra prêmios e feitos históricos em seus noventa anos. Trazemos a sua voz em uma entrevista para nos inspirar a existir, resistir e seguir criando novas realidades.

Entrevistadora
Tia Má

Data: 30/09
Horário: 18h às 19hLocal: Transmissão ao vivo onlineInscrição pelo site da Virada Sustentável

• Acesso Barrado: onde meu corpo não entra
Em um mundo de barreiras visíveis e invisíveis nem todes corpes circulam livremente. Conheça a história de algumas dessas vivências e trajetórias. Venha abrir as portas da sua imaginação para um mundo mais inclusivo.

Convidades
Ivone | Gata de Rodas
Leonardo Vieira | Memorial da Inclusão
Maya Schneyder
Preta Gil
Mediadora
Paola Valentina | Museu da Diversidade Sexual

Data: 30/09
Horário: 19h às 20h
Local: Transmissão ao vivo online
Inscrição pelo site da Virada Sustentável

Semana 04 (05/10 a 11/10)

Temas – Saúde e Bem-Estar; Consumo Consciente e Economia Circular
Principais atividades e ações

• Cine Drive-in
Sucesso no Brasil na década de 70, os cinemas drive-in voltam a ser tendência, surgindo especialmente como uma alternativa de lazer em tempos de distanciamento social. A possibilidade de fazer uma atividade fora de casa, compartilhando uma experiência coletiva mas resguardado na segurança do seu automóvel, é uma prática adaptada para unir a necessidade humana de sociabilidade e entretenimento com os cuidados exigidos neste momento de pandemia, com “ambientes individualizados”.
A experiência consiste em assistir de dentro de seu carro à transmissão realizada numa enorme tela, e a banda sonora é normalmente transmitida por meio de uma frequência de rádio FM, sintonizada pelo automóvel.

Data: 07/10 a 12/10
Horário: Sessões às 18h30 e 21h
Local: Shopping Center Norte
Vagas: 100/ diaInscrição para retirada de ingressos: @viradasustentavel e viradasustentavel.org.br
Dias 11 e 12/10 Além da inscrição pelo site da Virada Sustentável para retirada do ingresso, serão recolhidos materiais recicláveis pelo Cataki.

Sábado (03/10)
19h00 – “PéPequeno” (Smallfoot) – 1h36 – dublado – Diretor: Karey Kirkpatrick & Jason Reisig (co-direção) – 2018 – Classificação indicativa: Livre
21h30 – “A Odisséia dos Tontos” (La Odisea de los Giles) – 1h57 – legendado – Diretor: Sebastián Borensztein – 2019 – Classificação indicativa: Livre

Domingo (04/10)
19h00 – “Cegonhas” (Storks) – 1h27 – dublado – Diretor: Nocholas Stoller & Doug Sweetland – 2016 – Classificação indicativa: Livre
21h20 – “Bingo: O Rei das Manhãs” – 1h53 – filme nacional, sem legendas, áudio original – Diretor: Daniel Rezende – 2017 – Classificação indicativa: +16

Quinta (08/10)
19h00 – “Chorar de Rir” – 1h44 – filme nacional, sem legendas, áudio original – Diretor: Toniko Melo – 2019 – Classificação indicativa: +12
21h40 – “Talvez uma História de Amor” – 1h41 – filme nacional, sem legendas, áudio original – Diretor: Rodrigo Bernardo – 2018 – Classificação indicativa: +12

Sexta (09/10)
19h00 – “Cegonhas” (Storks) – 1h27 – dublado – Diretor: Nocholas Stoller & Doug Sweetland – 2016 – Classificação indicativa: Livre
21h20 – “Motorrad” – 1h32 – filme nacional, sem legendas, áudio original – Diretor: Vicente Amorim – 2017 – Classificação indicativa: +16

Sábado (10/10)
19h00 – “PéPequeno” (Smallfoot) – 1h36 – dublado – Diretor: Karey Kirkpatrick & Jason Reisig (co-direção) – 2018 – Classificação indicativa: Livre
21h30 – “Hebe: A Estrela do Brasil” – 1h52 – filme nacional, sem legendas, áudio original – Diretor: Maurício Farias – 2019 – Classificação indicativa: +14

Domingo (11/10)
19h00 – “O Lorax, em Busca da Trúfula Perdida” (The Lorax) – 1h26 – dublado – Diretor: Chris Renaud & Kyle Balda (co-direção) – 2012 – Classificação indicativa: Livre
21h20 – “Trash: A Esperança vem do Lixo” (Trash) – 1h54 – filme nacional, sem legendas, áudio original – Diretor: Stephen Daldry & Christian Duurvoort (co-direção) – 2014 – Classificação indicativa: +14

Segunda (12/10)
19h00 – “O Lorax, em Busca da Trúfula Perdida” (The Lorax) – 1h26 – dublado – Diretor: Chris Renaud & Kyle Balda (co-direção) – 2012 – Classificação indicativa: Livre
21h20 – “Trash: A Esperança vem do Lixo” (Trash) – 1h54 – filme nacional, sem legendas, áudio original – Diretor: Stephen Daldry & Christian Duurvoort (co-direção) – 2014 – Classificação indicativa: +14

Festival de Luzes de São Paulo
Espetáculos que misturam arte, tecnologia e arquitetura, num verdadeiro show de cores e formas. Nesta edição especial realizada em parceria com a Virada Sustentável, trará “Uma Visão do Futuro” como tema principal.

Data: 10/10 a 12/10
Local: Av. Paulista

• Mulheres Grafiteiras das Fábricas de Cultura
As Fábricas de Cultura da Zona Norte irão receber um coletivo de mulheres grafiteiras para uma ação na virada sustentável, onde por meio dos seus grafites, as artistas irão retratar temas como a Amazônia e o Meio Ambiente.

Local: Fábrica de Cultura Jaçanã, Nova Vila Cachoeirinha e Brasilândia

• Seja a Mudança | Economia Circular
Não espere acontecer, seja você a mudança que deseja no mundo. O mundo só tem um caminho para resolver o problema das toneladas de lixo que geramos a cada hora: transformar esse resíduos em matéria prima! É o que propõe o conceito de Economia Circular, fique ligado!
A Virada Sustentável São Paulo 2020 ocupa a cidade de 16 de setembro a 18 de outubro com uma série de intervenções e performances que propõe inspirações e reflexões para a construção de um REFUTURO possível. Repense. Recrie. Regenere.

Data: 05/10 a 11/10
Local: Metrô Estação Clínicas

Fórum Virada Sustentável 2020 I Cidades Sustentáveis

• O Futuro do Trabalho
O painel irá debater os impactos da revolução tecnológica que vem promovendo mudanças radicais nas formas de produzir e de trabalhar. Diante da necessidade de encontrar soluções para os desafios que as novas tecnologias da Indústria 4.0 impõem. O evento reunirá especialistas em torno de temas relacionados às perspectivas do mercado de trabalho, além de políticas e práticas mais sustentáveis no relacionamento das empresas com seu capital humano.

Entrevistadores
Liliane Rocha | Instituto Kairós
Davide Fiedler | Manager and Social Impact WBCSD

Mediação
Tatiana Assali | CEBDSData: 07/10
Horário: 14h às 15h
Local: Transmissão ao vivo online
Inscrição pelo site da Virada Sustentável

• Cidade Invisível | Protagonizando a mudança
As desigualdades sociais nas cidades e grandes centros urbanos vêm cada vez mais se intensificando nos últimos anos, e ficaram mais acentuadas no contexto da pandemia do Covid-19, especialmente, para aquelas pessoas desprovidas de toda e qualquer inclusão, seja no âmbito social, ambiental e econômico. Estas pessoas residem em comunidades muitas vezes consideradas “invisíveis à sociedade”, desprovidas de direitos básicos como moradia, saneamento básico, educação, saúde e renda, isto é, sem ter acesso aos direitos à cidade e aos direitos humanos. Portanto, este painel tem o objetivo de discutir e propor ações práticas que proporcionem o protagonismo e a visibilidade para estas comunidades, tanto para o cenário presente e futuro que desejamos construir, a fim de que elas se tornem atores de transformação social.

Convidados
Luciana Quintão | ONG Banco de Alimentos
Renata Safon Therezo | Instituto Jatobás
João Aparecido Trevisam Neto | BrasilândiaMediação
Dan Rodrigues Levy | Labis/Unifesp

Data: 07/10
Horário: 15h às 16h
Local: Transmissão ao vivo online
Inscrição pelo site da Virada Sustentável

• O Futuro da Internet e as cidades inteligentes e sustentáveis
Segundo dados do Núcleo de Informação e Comunicação (NIC.br) do Comitê Gestor da Internet (CGI), a internet já está presente em 74% do total de domicílios brasileiros com internet no meio urbano e juntamente com as tecnologias digitais irão alterar significativamente a forma como vivemos. As cidades se tornarão mais conectadas, seja entre pessoas ou entre as coisas. A inteligência artificial poderá ser empregada de diferentes maneiras e em diferentes dimensões. Mas a cidade inteligente só merece esse título se ela for inclusiva e sustentável. Nesse contexto, surge a proposta deste Painel. Qual será o Futuro da Internet e das Cidades?Convidados
Demi Getschko | Diretor – Presidente do NIC.br
Rosa Maria Vicari | UFRGS
Milton Kashiwakura | Diretor de Projetos do NIC.br

Data: 07/10
Horário: 16h às 17h
Local: Transmissão ao vivo online
Inscrição pelo site da Virada Sustentável

• Segurança hídrica a partir de soluções baseadas na natureza
Especialistas nacionais e internacionais debatem os benefícios dos investimentos em Soluções Baseadas na Natureza (SBN) para criar soluções que contribuam para o enfrentamento dos grandes desafios urbanos e forneçam melhor qualidade de vida e resiliência climática.

Convidado | Jason Morrison – Pacific Institute

Data: 08/10
Horário: 14h às 15h
Local: Transmissão ao vivo online
Inscrição pelo site da Virada Sustentável

• Mobilidade pós pandemia | Traçando modelos mais sustentáveis
Data: 08/10
Horário: 15h às 16h
Local: Transmissão ao vivo online
Inscrição pelo site da Virada Sustentável

• Rio Pinheiros: passado, presente e futuro
Data: 08/10
Horário: 16h às 17h
Local: Transmissão ao vivo online
Inscrição pelo site da Virada Sustentável

Semana 05 (12/10 a 18/10)
Temas – Amazônia e Meio Ambiente; Mobilidade Urbana
Principal ocupação: Minhocão; Avenida Paulista

Principais atividades e ações

• Exposição Exit de Andy Singer
O cartunista Andy Singer começou a desenhar aos 2 anos de idade e seus trabalhos são, hoje, muito conhecidos e apreciados por ativistas do mundo todo. Com a maior parte das obras em preto e branco, ele consegue expressar de maneira brilhante sua indignação e protesto com a (i)mobilidade urbana das grandes cidades, efeito estufa, degradação ambiental e uso do espaço urbano.
Para esta edição do Festival, Singer vai expor seus cartoons em formato de exposição no canteiro central da Av. Paulista trazendo a reflexão sobre a mobilidade para um dos pontos mais icônicos da cidade e onde a discussão do tema é iminente.

Data: 12/10 a 15/11
Local: Avenida Paulista

• Ocupação Minhocão | Eu era outra Selva
Felipe Morozini

Intervenção urbana a ser realizada durante a Virada Sustentável 2020 no Parque Minhocão. Tem o objetivo de fazer refletir sobre a floresta que estava aqui e qual floresta deixaremos para as futuras gerações.
O desejo de ver esta região da cidade um pouco mais humana. A tentativa poética de trazer de volta nossas árvores, pássaros e animais. Um momento onde a cidade experimentará a sensação de estar submerso numa floresta da Mata Atlântica. Trazer um respiro em tempos tão distópicos. Utilizando 200 guarda-sóis estampados com florestas e 3 infláveis gigantes, transformaremos de maneira lúdica toda a região.

Data: 17/10 a 18/10
Local: Minhocão
Obra com audiodescrição

• Ocupação Minhocão | FlorestAR_devir floresta :: A vida é uma Utopia
Dudu Tsuda
FlorestAR_devir floresta :: A vida é uma Utopia é uma intervenção urbana sonora participativa que propõe uma ocupação do espaço público através de sons.
Baseada em procedimentos de performance e dinâmicas coletivas construídas em relações de confiança e de livre participação pública, em Promenade os moradores e os espectadores experienciam uma redescoberta do espaço público através de uma ativação poética e estética das relações sociais e interpessoais encontradas. Uma dinâmica social entre o público e o privado em que celebramos o fazer coletivo a partir da contemplação onírica. Uma ruptura sensorial da vida pública através da prática do encontro e da empatia pelo desconhecido.
Para a Virada Sustentável São Paulo 2020, Tsuda levará os sons da Floresta para uma ocupação sonora do Minhocão conhecido por ser uma selva de pedra.

Data: 17/10 a 18/10
Local: Minhocão

• Ocupação Minhocão | Jaguar Parade
Instalação artística que tem como objetivo despertar no público a necessidade de preservar o nosso planeta e a importância da onça-pintada nos biomas em que habita.
Data: 17/10 a 18/10
Local: Minhocão

Obra com autodescrição
• Grafite na Kebrada | Conscientize-se
O coletivo Arte e Cultura na Kebrada, realiza um dos maiores eventos na Zona Leste de São Paulo. Os artistas do coletivo realizam também eventos, murais e oficinas pelo bairro e em outras localidades. Sempre em busca de melhorias para as quebradas, através de intervenções artísticas junto aos elementos da cultura Hip Hop. Como forma de atrair a comunidade e a partir disso participar do processo e afirmação de suas identidades e a demarcação com projeto de revitalização e transformação.

Data: 17/10 a 18/10
Local: Jardim Helena | Rua Mimosáceas

• Mostra de Circo | Caminhada Verde
Uma caminhada com mulheres pernaltas vestidas de árvores com figurino de material reciclável, propondo uma intervenção nas ruas de São Paulo para que todos vejam árvores enormes caminhando dentro da cidade, ocupando locais de carros onde um dia já houve árvores. Uma proposta contemporânea que propõe mostrar de forma lúdica e bem visível o lixo que descartamos todos os dias e seu impacto no meio ambiente. No percurso há interação entre as árvores e o público no período aproximado de uma hora, feita duas vezes no mesmo local e dia, com intervalo de 2h cada atração.

Data: 18/10

• Seja a Mudança | Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Não espere acontecer, seja você a mudança que deseja no mundo. Já imaginou como você estará em 2030? Conhece os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)?
A Virada Sustentável São Paulo 2020 ocupará a cidade de 16 de setembro a 18 de outubro com uma série de intervenções e performances que propõe inspirações e reflexões para a construção de um REFUTURO possível. Repense. Recrie. Regenere.

Data: 12/10 a 18/10
Local: Metrô Estação Carandiru

• Juntes Recriamos o Futuro
O encerramento da Virada ocorre com projeção de mensagens em empenas de vários prédios executada pelo coletivo Projetemos. As mensagens são resultado de reuniões de cocriação virtuais sobre desejos de futuro que reuniram centenas de organizações e personalidades, nas diferentes frentes temáticas trabalhadas este ano pelo festival, e ganharam tratamento gráfico de um time de designers e ilustradores para ganhar as ruas da capital paulista.

Data: 17/10 a 18/10
Locais:
01 – Edifício Camboriú Av. Armando Ferrentini
02 – Edifício Basílio da Cunha R. Basílio da Cunha
03 – Edifício Maria Luiza R. Cubatão
04 – Edifício Lota – Árvore Alameda dos Tacaúnas
05 – Deli Garage – R. Medeiros de Albuquerque
06 – Galeria Ribatski – R. João Ramalho
07 – Edifício Cosmopolitan – Rua Helvetia, Santa Cecília
08 – Condomínio Edifício El Ombu – R. Caio Prado
09 – Rua Maria Antônia 77
10 – Rua Augusta, 541

Fórum Virada Sustentável 2020 I Meio Ambiente

• Biomas em foco | Soluções e desafios para a preservação

Convidados
Esteban Payán – Diretor Regional – Panthera na América do Sul
Cel. Angelo Rabelo – Instituto Homem Pantaneiro
Rui Chammas – CEO ISA CTEEPMediação: Sônia Bridi

Data: 14/10
Horário: 14h às 15h
Local: Transmissão ao vivo online
Inscrição pelo site da Virada Sustentável

• Batata-Quente especial na Virada Sustentável entrevista Virgílio Viana
Vamos discutir a situação da Amazônia através de rodadas de perguntas do jornalista Matthew Shirts, do cartunista Caco Galhardo e da escritora Giovana Madalosso ao ambientalista Virgílio Viana.

Convidado | Virgilio Viana – FAS
Entrevistadores
Matthew Shirts
Caco Galhardo
Giovana Madalosso

Data: 14/10
Horário: 15h às 16h
Local: Transmissão ao vivo online
Inscrição pelo site da Virada Sustentável

Comente sobre esta matéria ;)